Apesar de gerar medos e inseguranças, sentir tontura na gravidez é algo comum. No entanto, saiba que essa sensação pode ocorrer por diversos motivos. Para entender quando é normal e quando é necessário buscar a ajuda de um médico, é fundamental compreender os detalhes sobre o assunto.
Preparamos este conteúdo para deixá-la bem-informada sobre as causas da tontura na gestação, como alterações hormonais e hipoglicemia, além de formas para aliviar e prevenir esses sintomas incômodos. Se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura!
Quais são as causas de tontura na gravidez?
Mamãe, sabemos que conviver com a tontura na gravidez pode ser um incômodo. Para te ajudar, separamos as principais causas, assim, você entende o que pode influenciar o aparecimento do sintoma e compreende quando procurar ajuda médica.
1. Baixa de açúcar no sangue
Conhecido como hipoglicemia, o baixo nível de açúcar no sangue está entre as causas das tonturas durante a gravidez. Esse quadro costuma ser acompanhado de fraqueza, ansiedade, visão embaçada e sonolência. Essa queda de glicose no sangue acontece caso a gestante fique sem comer por longos períodos, treine ou pratique esportes de forma excessiva e em casos de diabetes.
2. Alterações hormonais
A tontura na gravidez pode ocorrer desde o primeiro trimestre da gestação, porque o corpo da mamãe sofre muitas alterações hormonais. Por exemplo, o estrogênio e a progesterona podem dilatar os vasos sanguíneos e, por consequência, reduzir a pressão arterial, o que costuma gerar tonturas.
3. Aumento do fluxo sanguíneo
Considerado fundamental no desenvolvimento e na nutrição do feto, o aumento do fluxo sanguíneo pode reduzir a pressão arterial da mãe, causando tonturas. Para aliviar esse sintoma, mantenha-se hidratada, alimente-se regularmente e descanse com as pernas elevadas. Se você também sente câimbra na gravidez, entenda como aliviar e prevenir.
4. Hipotensão postural
A queda da pressão arterial pode acontecer quando a gestante se levanta rapidamente, causando tonturas e mal-estar. Esse sintoma ocorre quando o cérebro recebe menos sangue, resultando na queda da pressão e vertigem. Por isso, quando estiver sentada, deitada ou em repouso, evite levantar de forma brusca.
Quais são os sintomas associados à tontura na gravidez?
Se você sente tontura e visão embaçada na gravidez, saiba que elas podem estar relacionadas. É fundamental estar atenta a esses e outros sinais para garantir uma gestação saudável e saber quando buscar orientação médica. Os sintomas mais frequentes associados à tontura na gestação incluem:
- Fraqueza;
- Náuseas e vômitos;
- Vertigem;
- Visão turva;
- Dores de cabeça;
- Sudorese;
- Palpitações.
Como aliviar e prevenir as tonturas na gravidez?
Agora que entendemos que a tontura na gravidez pode estar relacionada à pressão alta ou a outras causas, é possível adotar algumas medidas para prevenir esses episódios e aliviar os sintomas.
Mantenha-se hidratada
A desidratação é uma das causas da tontura na gestação, além de causar dores de cabeça, sede excessiva, ressecamento na pele e estrias na gravidez. Para evitar o mal-estar e as tonturas, mantenha-se hidratada bebendo muita água ao longo do dia. Caso você esqueça de beber água, leve sempre uma garrafa de água com você.
Evite movimentos bruscos
Movimentos bruscos, como levantar-se rapidamente, podem causar queda na pressão arterial. Além disso, o crescimento do bebê impacta o equilíbrio do corpo. Por isso, evite movimentos abruptos e procure se locomover de forma tranquila. Se sentir tontura, permaneça sentada ou deitada e respire profundamente.
Invista em uma alimentação saudável e balanceada
Já não é novidade que uma boa alimentação oferece inúmeros benefícios, incluindo a prevenção das tonturas na gravidez. Por isso, invista em alimentos que forneçam ao seu organismo os nutrientes que ele precisa, além, é claro, de auxiliar na manutenção estável da pressão arterial e dos níveis de glicose.
Outro conselho importante: não fique longos períodos sem comer. Na hora da escolha, dê preferência aos alimentos ricos em ferro e proteína, pois eles vão dar energia. Ah, e outra vantagem de ter uma dieta balanceada é reduzir as chances de desenvolver diabetes gestacional. Ou seja, temos apenas ganhos que fazem bem a você e ao seu bebê.
Garanta o descanso adequado
Descansar adequadamente permite que o corpo da gestante se recupere e se adapte às mudanças que ocorrem durante a gravidez, regulando a pressão arterial, prevenindo a fadiga, melhorando a circulação e prevenindo as tonturas.
Tontura na gravidez pode ser pressão alta?
Seja no terceiro trimestre ou em outra fase, as tonturas podem ser um sinal de que a pressão está alta. Nessas situações, é fundamental realizar o acompanhamento médico para avaliar se há sinais de pré-eclâmpsia. Além disso, atente-se a outros sintomas que podem acompanhar esse e não hesite em buscar a ajuda de um especialista.
Tonturas na gestação: quando buscar ajuda médica?
Sim, as tonturas podem ser comuns na gravidez, mas o excesso pode indicar condições sérias, como a anemia. Dessa forma, e para preservar a sua saúde e a do bebê, é indispensável buscar o seu obstetra se o sintoma vier acompanhado de outros, como dores de cabeça, visão turva, dores abdominais e palpitações.
Na consulta, o profissional ficará responsável por solicitar exames, se necessário, além de avaliar os outros sintomas. Em todo o caso, não faça automedicação, pois alguns medicamentos podem colocar a vida da mãe e do feto em risco.
Por fim, o desejo da Likluc e de sua rede de apoio é que você tenha 9 meses tranquilos. Em todo o processo, conte conosco. Inclusive, temos inúmeros outros conteúdos feitos especialmente para te ajudar, como o que explica as causas da tosse na gravidez.
Até mais! ❤️

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!




