A chegada de uma criança é rodeada de novidades e descobertas, mesmo para quem já tem outros filhos. Após o nascimento, é normal querer saber como será a amamentação nos primeiros dias, quais vacinas deverão ser tomadas e como dar banho em recém-nascido, considerada uma das principais dúvidas.
Apesar da banheira ser a solução mais usada, existem outras formas de higienizar o neném. No conteúdo de hoje, falamos sobre uma delas: banho de chuveiro no bebê. A seguir, você saberá se o método é seguro, com quantos meses ele pode ser implementado, os benefícios de usá-lo e a resposta de outros questionamentos. Confira!
É seguro dar banho de chuveiro no bebê?
Responsável por conectar o bebê à mãe e ao pai, o banho de chuveiro no recém-nascido é considerado totalmente seguro. Apesar do medo de ter que ficar de pé no banheiro, adiantamos que o método não oferece riscos e, portanto, pode ser incluído desde os primeiros dias de vida.
Vale ressaltar que isso não significa que as duchas na banheira e no balde devem ser evitadas. Pelo contrário, essas outras técnicas também são recomendadas e os pais devem definir qual é a melhor alternativa. Independentemente da decisão, os produtos para higiene infantil usados são os mesmos.
Com quantos meses o bebê pode tomar banho de chuveiro?
Se o assunto é usar a ducha, quando começar a dar banho no bebê no chuveiro é a principal dúvida. Como falamos anteriormente, o método é seguro e recomendado desde o primeiro dia de vida. Inclusive, quanto antes começar, mais natural fica.
A longo prazo, você permite que a criança aprenda rapidamente como é feita a higienização pessoal e conheça sobre a percepção corporal. Nesse momento, os pais podem iniciar os diálogos sobre limites, ensinando que ninguém deve tocá-la sem consentimento.
Queremos frisar mais uma vez que o banho de chuveiro no neném não é a única alternativa. Por isso, se você não sentir conforto ao colocá-la em prática, está tudo bem recorrer às opções tradicionais.
Quais são os benefícios do banho de chuveiro no bebê?
Além de permitir mais conexão entre neném e família, as duchas de chuveiro oferecem outras vantagens. A seguir, listamos quais são elas:
- O contato com a pele dos pais permite o fortalecimento do sistema imunológico do bebê;
- Semelhante ao som do útero, o barulho das gotas de água acalma a criança, garantindo uma experiência confortável e relaxante;
- O chuveiro pode ajudar as mamães que sofrem com dor na amamentação, já que a água morna facilita a saída do leite;
- A rotina diária de uma casa com bebê é corrida e cheia de imprevistos. Ao dar o banho do neném no chuveiro, é possível economizar tempo, porque logo em seguida você toma o seu.
Como dar banho em bebê no chuveiro?
O primeiro passo é organizar todos os itens de higiene necessários, como sabonete e shampoo. Separe as roupas que serão usadas após a ducha e deixe-as no quarto. Caso esteja perto do horário de dormir, crie um ritual com ruído branco e luzes baixas.
Feito isso, leve o bebê para o banho e selecione a temperatura morna do chuveiro. Em relação ao jato de água, garanta que ele não esteja intenso. Durante a higienização, aproveite para conversar com a criança, falar o quanto a ama, contar sobre o seu dia e criar outros diálogos para fortalecer o vínculo.
Para tornar o momento confortável, você pode sentar em um banco ou em uma cadeira. No que diz respeito ao tempo, tente não ultrapassar 10 minutos, já que a água pode desidratar a pele.
Quais cuidados devem ser tomados?
A insegurança é normal, principalmente na primeira vez que o banho de chuveiro acontece. Para garantir que tudo saia conforme o esperado, siga as seguintes precauções:
- Selecione um jato de água médio;
- Evita que a água esteja quente ou fria, a temperatura morna é a ideal;
- Garanta que não entre água nos ouvidinhos do neném;
- Priorize produtos infantis para não causar alergias ou desconfortos;
- Ensaboe o corpinho por partes. Quando ele está cheio de espuma, a pele pode escorregar.
Ah, e quando o assunto é um bebê que acabou de chegar ao mundo, todo cuidado ainda é pouco. Além das precauções durante o banho, coloque em prática os cuidados nas visitas ao recém-nascido, como aguardar, no mínimo, duas semanas para recebê-las.
Banho de chuveiro no neném: qual é a frequência ideal?
A frequência deve ser definida pelos pais, já que o banho de chuveiro no bebê pode ser dado diariamente. No início, opte pelo método uma vez na semana para se familiarizar com calma. Com o ganho de prática, aumente a recorrência.
Para as mamães que desejam saber com quantos meses o bebê pode tomar banho com água fria, a resposta é a partir do quarto mês de vida. Antes de dar o primeiro, recomendamos falar com o pediatra sobre o assunto.
Antes de finalizar, temos mais uma dica: previamente a introdução alimentar começar e, até mesmo, no dia a dia, não esqueça de manter a limpeza das mãos do bebê com lenços umedecidos higienizadores, como o Limpa Chupeta da Likluc. Por sempre levá-las até a boca, elas precisam estar livres de bactérias.
Esperamos que tenha gostado de aprender sobre o tema. Caso tenha mais perguntas, use os comentários para que consigamos te ajudar.
Até breve! ❤️
A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!