fbpx

Blog

38 semanas da gestação: como o bebê está, parto e mais

Conteúdo

Conteúdo

5 minutos de leitura

Parabéns, mamãe! Com 38 semanas de gestação, você já passou por muitas mudanças e deve estar se preparando para o nascimento do seu bebê. Saiba que ele já está do tamanho de um ruibarbo, grande e fofinho, afinal, ele está focado em ganhar peso e acumular gordura.

Nesse período, o parto já é considerado “a termo” e seu bebê pode nascer a qualquer momento até chegar em 40 semanas. Por isso, tenha calma e observe os sintomas do trabalho de parto, não deixe de ir em todas as consultas de pré-natal e pegue o telefone do seu médico. Acompanhe todas as novidades da gestação abaixo!

38 semanas são quantos meses?

Com 38 semanas de gravidez, você está com 9 meses. Isso quer dizer que se o seu bebê nascer agora ele é considerado “a termo”, ou seja, não é prematuro. Nessa fase, o seu neném está formado e ganhando peso, por isso, você pode sentir fadiga e falta de ar.

Desenvolvimento do bebê com 38 semanas

O bebê com 38 semanas está do tamanho de um rabanete, medindo aproximadamente 50 centímetros e pesando cerca de 3,2 kg. Nessa semana, o neném tem vérnix caseoso, uma película protetora que pode acompanhá-lo no nascimento. Além disso, os pulmões já estão preparados para respirar aqui no mundo exterior.

A cor dos olhos do bebê pode ser um tom cinza-azulado, mas pode mudar até ele fazer 1 ano de vida. Nessa fase, os ossos já estão formados e os níveis hormonais aumentam para manter a pressão arterial após o parto.

Como está o corpo da gestante de 38 semanas de gestação?

O corpo da mamãe está se preparando para o parto, que pode ocorrer a qualquer momento, por isso, os seios continuam a crescer para amamentação. Você também pode sentir desconfortos na região pélvica e dificuldades para levantar.

Se você está sentindo a barriga dura na gravidez de 38 semanas, saiba que isso ocorre porque o neném pode se encaixar nos ossos próximos da bacia. Geralmente, isso acontece até 15 dias antes do parto, então, preste atenção nos sintomas e conheça todos os exames feitos no recém-nascido.

Quais são os sintomas mais comuns de 38 semanas de gravidez?

Alguns sintomas podem permanecer até o nascimento do bebê, como inchaços, falta de ar, sensação de fadiga e dificuldade para dormir. Você também pode sentir as contrações de Braxton-Hicks, mas se elas tiverem um certo padrão, contate o seu médico, pois podem ser sintomas do parto.

Como o bebê está grande e empurra os órgãos, a mamãe pode sentir uma vontade frequente de urinar ou ainda ter incontinência urinária. Tenha cuidado para não confundir esse sintoma com o rompimento da bolsa.

O nascimento do seu neném vai trazer várias novidades, principalmente se for o seu primeiro. Por isso, conheça o cueiro de bebê e saiba como utilizá-lo.

Consultas médicas e exames solicitados nas 38 semanas de gestação

As consultas de pré-natal podem ocorrer todas as semanas até o nascimento do neném. O obstetra pode solicitar alguns exames para verificar a pressão arterial da mamãe, a altura do útero e o peso. Além disso, ele precisa verificar os movimentos do feto e os batimentos cardíacos do bebê. Durante as consultas, o obstetra também faz o acompanhamento da dilatação caso tenha optado pelo parto normal.

Estou com 38 semanas, quando devo ir à maternidade?

Você deve ir à maternidade ao sentir os sinais do trabalho de parto, como o rompimento da bolsa ou contrações frequentes em intervalos de 15 a 20 minutos e duração de 30 a 45 segundos. Além disso, se você perceber algum sintoma incomum, como a presença de sangramento vaginal ou a diminuição acentuada dos movimentos do bebê no útero, vá imediatamente até a maternidade.

Os movimentos do bebê com 38 semanas é menor, pois ele está ficando sem espaço dentro do útero, mas você ainda vai sentir as ondas na barriga mais evidentes. Se tiver dúvidas ou sintomas diferentes do normal, consulte o seu médico.

Dicas da Likluc para a mamãe com 38 semanas de gravidez

Como nas semanas anteriores, selecionamos dicas extras para as mamães aproveitarem a gestação de 38 semanas com bem-estar e muita informação. Afinal, nesse período que o bebê pode nascer a qualquer momento, você deve estar preocupada e ansiosa. Para isso, confira nossas dicas:

  1. Procure formas de sair do tédio e reduzir a ansiedade: aproveite para descansar e buscar formas de reduzir a ansiedade, como ler, fazer pequenas caminhadas, encontrar entes queridos e mais;
  2. Esteja preparada para o vazamento do colostro: tenha um Limpa Mamá da Likluc sempre perto de você para higienizar os seios quando o colostro vazar. Esse lenço umedecido proporciona uma limpeza suave e auxilia na hidratação dos seios. Inclusive, pode ser utilizado enquanto você amamentar ou sentir a necessidade;
  3. Evite esforços: você já está próxima de dar à luz, aproveite para descansar e evite esforços físicos que podem ser prejudiciais para sua saúde. Converse com o seu médico e faça os exercícios indicados para auxiliar na dilatação;
  4. Deixe as malas prontas: separe tudo o que for necessário para a maternidade, faça uma mala com as roupas da mamãe e outra para o bebê. Confira nossa lista completa do que levar para a maternidade e esteja pronta.

Sabemos que o momento especial e tão aguardado está próximo, então, procure relaxar e reduzir a ansiedade. Dessa forma, você consegue aproveitar cada momento da gestação.

Conte com a Likluc como sua rede de apoio para te auxiliar em tudo o que você precisa saber sobre gestação e maternidade. Não esqueça do autocuidado materno e cuide de você também.

Até breve! ❤️

Elefante da LikLuc, em tom azul, sentado, com detalhe laranjado na boca/bochecha

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.