Os benefícios da amamentação são inúmeros e considerá-los leva a maioria das mulheres a optar por oferecer o leite materno aos bebês. As dúvidas sobre o assunto são comuns, especialmente para as mães que estão esperando o primeiro filho.
Entre esses questionamentos, há uma em particular que gera medo e insegurança: é possível engravidar durante a amamentação? A resposta é sim, uma nova gestação pode ocorrer durante o período de lactação. No conteúdo de hoje, explicamos os detalhes sobre o porquê isso acontece.
Posso engravidar amamentando?
Como falamos anteriormente, uma nova gestação pode acontecer durante o período de lactação. Isso se deve às diferentes reações do organismo de cada mulher após o parto, sendo comum a fertilidade retornar logo após o nascimento do bebê.
Para quem optou pela amamentação em livre demanda, a ovulação poderá ser “cortada” por um período. No entanto, confiar nessa pausa não é uma boa escolha, pois a volta pode ocorrer a qualquer momento, e, consequentemente, resultar em uma surpresa indesejada.
Precisamos ressaltar que engravidar no pós-parto apresenta ameaças para a saúde feminina, já que o corpo e o emocional precisam de um tempo para se recuperarem. Dentre os principais riscos que uma nova gestação oferece, estão:
- Complicações na recuperação;
- Desnutrição da mãe;
- Depressão pós-parto;
- Níveis altos de ansiedade e estresse;
- Parto prematuro;
- Bebê com baixo peso ao nascer;
- Interrupção da produção de leite.
Em relação a qual é a probabilidade de engravidar amamentando, estima-se que cerca de 20% das mulheres passam pela situação.
É normal amamentar e não menstruar?
Nos primeiros seis meses de amamentação, é totalmente normal a ausência do ciclo menstrual. Isso ocorre devido à prolactina, hormônio produzido durante o aleitamento materno. Chamada de amenorreia, a pausa da ovulação pode não acontecer com todas as mulheres.
Inclusive, é possível engravidar amamentando e não menstruando. Dessa forma, mesmo que não haja sangramentos, é indispensável usar um método contraceptivo, além de se manter hidratada e evitar alimentos impróprios durante a amamentação.
Engravidar amamentando: qual método usar para evitar?
Antes de escolher qual método contraceptivo usar, o primeiro passo é entender sobre o seu período fértil, afinal, conhecer o próprio corpo é crucial para evitar uma nova gravidez. Feito isso, converse com o seu médico sobre quais opções existem e qual é a melhor para você.
Na lista de alternativas mais usadas, estão:
- Preservativo;
- Anticoncepcional;
- Implante hormonal;
- Anel vaginal;
- DIU;
- Minipílula.
No caso do preservativo, além de prevenir uma nova gravidez, ele protege a mulher de doenças transmitidas em relações sexuais, portanto, é recomendado usar independentemente de qual seja a opção escolhida.
Gravidez na amamentação: o que acontece com o leite?
Além de saber se pode engravidar amamentando, as mulheres desejam saber quais são as mudanças que o leite sofre na situação. A boa notícia é que ele segue sendo seguro e nutritivo, porém algumas mudanças podem surgir no período, como:
- Mudança na composição nutricional: apesar de mínimas, o leite pode passar por mudanças nutricionais, perdendo gorduras, proteínas e, até mesmo, vitaminas;
- Alteração de sabor: em alguns casos, o líquido passa por uma mudança no gosto, o que pode fazer o bebê recusá-lo;
- Redução da quantidade: ao entrar no terceiro trimestre da nova gestação, a mãe poderá ter que lidar com a diminuição da produção do leite.
Ao considerar esses riscos, a melhor solução é contar com o acompanhamento de um profissional. Somente dessa forma é possível ter as orientações corretas para enfrentar os desafios do período.
Posso amamentar bebês com idades diferentes?
Independentemente de qual seja a idade dos bebês, amamentá-los será sempre a melhor decisão. Sendo assim, se engravidar no pós-parto, oferecer leite materno aos pequenos não é considerado um problema. Pelo contrário, o ato garante vínculo emocional, fortalecimento do sistema imunológico e crescimento saudável.
Após os seis meses do segundo neném, a mãe pode escolher se deseja continuar o aleitamento. Caso opte por parar, colocar em prática os métodos de como secar o leite materno é o recomendado.
Como saber se estou grávida amamentando?
A gestação na amamentação costuma apresentar os mesmos primeiros sintomas da gravidez comum, a questão é alguns sinais podem ser mascarados, como o atraso menstrual. Em contrapartida, outros indícios sempre aparecem, mesmo durante o aleitamento, sendo eles:
- Aversão a alimentos que você costumava comer;
- Constipação;
- Sangramentos fora do período menstrual;
- Cansaço em momentos incomuns, como durante pequenas atividades do dia a dia;
- Sensibilidade nos seios. Vale ressaltar que não é normal que os seios doloridos estejam acompanhados de caroços ou dores intensas, portanto, consulte um médico em situações desse tipo;
- Enjoos e vômitos.
Se sentir esses ou outros indicativos, faça um teste de gravidez para confirmar a suspeita. Entre as opções, o exame de sangue é o mais confiável. Para quem deseja uma versão prática, optar pelo de urina é a melhor decisão.
O teste deu positivo, e agora? Com a confirmação, marque uma consulta com um obstetra. Como na outra gravidez, o acompanhamento de pré-natal deverá ser feito para garantir nove meses saudáveis para você e o bebê.
Esperamos que o conteúdo sobre engravidar amamentando tenha sido claro e útil. Se restaram dúvidas, estamos à disposição para respondê-las. Até o próximo post!
A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!