fbpx
Criança comendo verduras na mesinha

Método BLW: o que é e como auxilia a introdução alimentar

Conteúdo

Conteúdo

Quando os sinais de prontidão para a introdução alimentar aparecem, é chegada a hora de iniciar essa fase no seu bebê. É normal que mães, experientes ou de primeira viagem, tenham dúvidas acerca de como fazer isso, quais alimentos utilizar, qual método se encaixará com as particularidades de seu filho, entre outras coisas. Realmente, são muitas informações.

Nesse contexto surge o método BLW, do inglês baby-led-weaning (tradução literal: desmame guiado pelo bebê), usado na maternidade, com o objetivo de ajudar a criança a iniciar o consumo de um amplo cardápio de alimentos saudáveis de maneira que a mudança não cause muito estranhamento nela.

bebe virando vasilha de comida no rosto

A alimentação/método BLW, é como um desmame guiado no qual os bebês se alimentam com as próprias mãos por incentivo próprio. Ela surgiu quando Gill Rapley, uma estudiosa da alimentação infantil, publicou seu livro “Baby Led Weaning: helping your baby to love good food”, em 2008, que, ao traduzirmos, temos: ajudando seu bebê a amar boa comida. Desde então, muitas mães, nutricionistas infantis, pediatras, entre outros profissionais, adotaram esse modo de encaixar a alimentação na vida dos bebês.

Hoje, o post fornecerá as informações principais sobre esse método de introdução alimentar, assim como responderá dúvidas que toda mãe pode ter. Acompanhe para saber mais!

BLW: como começar? Meu bebê está pronto?

mãe oferecendo comida para bebê que está olhando para o lado

A introdução alimentar começa quando o bebê atinge 6 meses de vida, quando não precisa existir somente alimentação pelo leite materno. O bebê deve sentar sozinho e sem apoio, ou com o mínimo de apoio, e fazer movimentos para colocar os alimentos em sua boca com as mãos, assim como o movimento de pinça com os dedos, este último ocorre com cerca de 9 meses de idade.

O BLW pode começar a ser inserido na rotina do bebê com algo simples, como colocar alimentos em cima da mesa do próprio cadeirão do bebê ou da cozinha, desde que ele consiga sentar de maneira adequada. Não use pratos ou potes, basta colocar o alimento em evidência. Isso ajuda eles a enxergarem os alimentos com mais interesse, pois chamam suas atenções.

Vale frisar que fazer isso resulta em um pouco de sujeira, mas nada que não possa ser ajeitado depois. Se você quer manter uma boa organização e deixar as coisas mais fáceis de resolver depois que seu bebê acabar de comer, pode optar por um kit descartável de jogo americano e babador ou forrar tudo com um pano que pode ser sujado ou manchado.

A Sociedade Brasileira de Pediatria, no entanto, indica que o BLW não deve ser integrado como método exclusivo porque pode acontecer do bebê não comer tanto e brincar mais. Sendo assim, os pais devem ter outras estratégias prontas para que seus filhos recebam a quantidade necessária de nutrientes no dia a dia.

Conheça as vantagens de aplicar o método BLW

bebê comendo morango e espalhando a comida pela mesa

Muito mais do que inserir alimentos no dia a dia dos bebês, a introdução alimentar é o começo da relação da criança com os alimentos, um vínculo a ser construído. Através do olfato, paladar, tato e visão, os bebês conhecerão novas texturas, sabores e cheiros. Dito isso, há muitos benefícios e algumas dificuldades também nesse método, entenda quais são:

1. Estímulos sensoriais

Como dito no parágrafo anterior, os bebês passam por novas experiências táteis, gustativas e olfativas ao conhecerem novos alimentos. Eles pegam tudo na mão, levam até a boca, entre outras possibilidades.

2. Desenvolvimento das habilidades

bebe sujo com comida

Como a nova alimentação atrelada a esse método faz com que os bebês tenham mais participação, eles acabam desenvolvendo mais aspectos motores, como o pegar, levar até a boca, pinçar e, até mesmo, jogar longe, assim como os cognitivos: entender a forma, fazer associação do sabor com o formato e o cheiro, entre outros.

3. Maior confiança

Como ele está a frente de tudo, sua confiança em suas escolhas aumenta, pois confia no julgamento que faz. Se gostar de um alimento, será confiante para provar outros. Isso ajudará o bebê a ser uma criança mais curiosa e exploradora, sem medo de descobertas.

4. Estreita laços com os pais

Nesse método, por estarem sentados à mesa ou próximos a ela, na hora das refeições, o bebê poderá interagir com os pais, tentar imitar seus modos e aprender coisas novas. Isso é muito importante para estreitar os laços de amor e confiança, além de ajudá-lo a desenvolver suas habilidades sociais.

Além dessas, existem muitas outras vantagens, como “controle” da própria alimentação e autorregulação, mais vontade de comer e participar das refeições, confiança na comida, entre outras coisas. Não se esqueça que um cardápio infantil ideal contribuirá muito para a saúde do bebê.

Desvantagens de aplicar o método BLW

bebê sentado na mesa comendo em prato com a mão

Assim como há muitos benefícios, também existem riscos que devem ser considerados. Ajuda muito, mas também possui algumas dificuldades tanto para o bebê quanto para os responsáveis. Mas, como adultos, é preciso garantir que essas coisas não aconteçam e que o bebê tenha um momento de alimentação confortável. Confira o que pode acontecer de ruim para evitar:

1. Postura errada

Lembre-se que o bebê deve conseguir sentar sem apoio — ou com pouco apoio desde que a coluna esteja mais retificada — para iniciar a introdução alimentar. Pois é, mas, além de conseguir o feito, precisa ser sempre estimulado a isso, seja brincando no tapetinho no chão, na cama, sofá, entre outros.

Assim, se você não fizer com que seu bebê pratique a postura ereta, quando colocá-lo para se alimentar, é provável que sua postura atrapalhe, cause desconfortos e dores, além do risco de se desequilibrar e aspirar o que está comendo. Então, tem-se um engasgo ou a broncoaspiração.

2. Tensão à mesa

Se os pais estiverem com alta expectativa e tensos para que o bebê passe logo pela introdução alimentar utilizando o método BLW, é provável que o pequeno sinta, afinal todas as pessoas são associativas. Caso ele perceba, poderá não querer se alimentar não só momentaneamente, como em outra oportunidade.

A sujeira já foi citada e, para algumas pessoas, pode ser considerada uma desvantagem, mas vai da particularidade de cada família. Se vocês, pais do bebê, não se importarem com a possível bagunça, então não é um empecilho. Sujeira se limpa, certo? E nada impede que ele use um babador para diminuir esse problema.

É visível que esse método pode ser sim muito vantajoso e o porquê de fazer tanto sucesso. Se você acredita que as experiências são de extrema importância para seu bebê, procure a orientação médica certa e comece tudo com calma, sem pressa.

E se você já começou a introdução alimentar, mas o seu filho não quer comer, temos um post especial para te ajudar sobre o assunto, confira! Até o próximo conteúdo!

Médica pediatra Dra. Thais Chaves

Dra. Thais Chaves

CRM52.85818-8 / RQE 19491

Para quem não me conhece, muito prazer, sou a Dra. Thais Chaves! Se você está aqui buscando mais informações sobre gravidez maternidade e desenvolvimento infantil, talvez já tenha me visto por aí nas redes sociais, principalmente no meu instagram, o @pediatra mae.

Como o nome já diz, eu passo o dia tentando conciliar (e às vezes nem consigo) a vida de pediatra e de Mãe do Henri. No âmbito profissional estou atuando há mais de 12 anos diretamente com famílias em consultório e busco me manter sempre atualizada sobre tudo que envolve a pediatria.

A maternidade me ajuda ainda mais a entender na prática tudo que eu trago para o meu consultório e para as dicas que eu dou nas redes sociais — pediatra e mãe, essa combinação deu muito certo! Por gostar tanto desse mundo acabei conhecendo a Likluc ao usar o seu principal produto: o Aspirar Baby — com o Henri — Daí surgiu uma relação de muita confiança e consideração por essa marca que acredito, cujos produtos usei e uso!

Assim, não poderia deixar de aceitar o convite para assinar diversos posts aqui no blog da Likluc: todo mês vocês poderão conferir conteúdos meus exclusivos sobre processos de saúde e doença, amamentação, sono, alimentação infantil, desenvolvimento das crianças, vacinas e outros temas que estão no dia a dia de mães pais e seus filhos.

Não se preocupe: você sempre encontrará informações e recomendações confiáveis e atuais para dar o melhor cuidado para as crianças. Eu acredito que é por meio das informações de qualidade que posso ajudar diferentes famílias. Afinal a escolha da Criança é feita através da escolha de seus pais. Pais bem informados são capazes de oferecer o melhor!

É isso que você quer para seus filhos? Então não deixe de me acompanhar semanalmente por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.