fbpx

Blog

Gestante na janela segurando a barriga

36 semanas de gestação: cuidados, sintomas e o bebê!

Conteúdo

Conteúdo

Quando a mulher entra na 36ª semana de gestação, o bebê está crescendo, terá ganho bastante peso e a barriga já estará bem grande, afinal, é o início do último mês de gravidez. A pele do bebê já é mais lisa, o lanugo (camada fina de pelo sob a pele) começa a desaparecer e os traços do rosto já estão bem desenhados.

Nessa fase, a mulher já precisa estar preparada para ganhar o seu bebê com tudo que vai levar à maternidade organizado, visto que, no nono mês, existe a possibilidade da bolsa romper e a mulher dar à luz a qualquer momento em um parto de emergência.

Por isso, existem cuidados na 36ª semana de gestação que a grávida deve ter. Confira com a Likluc quais são essas precauções e se prepare para um parto tranquilo!

Gestante pensativa sorrindo segurando a barriga

Cuidados com 36 semanas de gestação: com o que se preocupar?

No último mês, a criança já está com o corpo completo e as principais funções do organismo já estão aptas para funcionar, ou seja, há gordura o suficiente para que ela consiga sobreviver fora da barriga. Além disso, o organismo do bebê consegue fazer o controle da temperatura corporal, o pulmão já está pronto para respirar, assim como as funções cerebrais básicas, como a memória e a consciência, também já se encontram aptas.

A verdade é que, no último mês, o bebê estará com uma média de tamanho de 47,4 cm e cerca de 2,6 Kg e estará terminando de se fortalecer com a nutrição fornecida pelo cordão umbilical. E, assim como ele, o corpo da mulher também está se preparando para o parto e vai mostrando características típicas, como pés, mãos e rosto inchados.

Assim, existem os cuidados que a mulher precisa ter até o tão aguardado momento do parto. Confira os possíveis sintomas e o que fazer em cada uma das situações.

Cólicas

É normal que a mulher sinta muitas cólicas nesse final da gravidez, mas cada mulher pode senti-las de uma forma diferente, mais ou menos intensas. A preocupação deve existir caso eles vierem acompanhadas de febre ou sangramento, que não são sinais comuns dessa fase da gravidez.

Nesses casos, a orientação é buscar orientação médica assim que possível para averiguar se você não está correndo risco de um parto forçado por conta de algum problema de saúde.

Barriga dura

Outro sintoma muito comum quando a mulher está nessa altura da gravidez é a sensação de barriga dura, decorrente das contrações de treinamento da gestante.

Essas contrações são chamadas de Braxton Hicks e funcionam como uma espécie de treinamento do sistema feminino para o momento de parto. As contrações são sentidas bem no fundo do útero (parte de cima) e são transpassadas para região lombar até chegar no baixo ventre. A sensação pode ser bem estranha quando a gestante as sente pela primeira vez.

A sensação de barriga dura costuma se repetir com maior frequência na fase final da gestação, sendo passageiras. Há preocupação quando elas não passam e vêm acompanhadas de fortes dores ou sangramentos. Nesse caso, encaminhar-se ao hospital é o recomendado.

Tampão mucoso

Outra mudança percebida no corpo da mulher durante a gravidez é o tampão mucoso, que é uma proteção natural que o corpo cria com substância que se acumula nos canais de entrada do útero. Ele impede que fungos e bactérias entrem em contato com o bebê.

Entretanto, esse tampão permanece no local até a mulher completar aproximadamente 8 meses de gestação, após esse período, ele precisa ser expelido para que o bebê consiga nascer e é justamente quando a mulher entra na 36ª semana. Mas como saber se a mulher realmente eliminou esse tampão?

Quando o tampão mucoso é eliminado, há um corrimento esbranquiçado, amarelo ou até marrom que pode ser expelido algumas vezes ou, em alguns casos, até mesmo de uma vez só. O normal é que a saída do tampão não cause nenhuma dor na gestante.

Além disso, essa eliminação do tampão não significa que o bebê irá nascer, apenas que o sistema reprodutivo feminino está se preparando para o parto, que provavelmente acontecerá dentro de 15 dias.

Portanto, é fundamental que a grávida fique atenta aos sinais de trabalho de parto, como o rompimento da bolsa ou seguidas contrações em períodos curtos de tempo. Esses são sinais de que o bebê está nascendo!

Recomendações para toda gestante com 36 semanas!

Há algumas recomendações que, sem dúvidas, ajudam muito a gestante a ter um último mês de gravidez mais tranquilo. Confira as recomendações da Likluc:

Gestante repousando segurando a barriga e sapatinho em cima dela

Repouso

Quando a gestante chega a essa fase, é bem comum que a mulher tire um tempo a mais para o seu repouso, afinal, a barriga está pesada, as dores nas costas são mais frequentes e não é indicado que a mulher demande muito esforço nas suas atividades diárias.

Nessa fase da gravidez, fazer um esforço físico excessivo pode fazer com que a bolsa se rompa, criando a necessidade de um parto de emergência. Portanto, é fundamental que a gestante tenha pessoas ao seu redor para ajudá-la em tarefas fundamentais do dia a dia, como limpeza da casa, compras ou qualquer outra atividade que exija esforço físico – não hesite em chamar a sua rede de apoio!

Alimentação equilibrada

Uma alimentação balanceada na gravidez é fundamental para garantir a saúde da gestante e do bebê durante todo o processo.

Por isso, o cardápio da grávida deve conter frutas, verduras, legumes, carnes magras (como o peixe e o frango), grãos, cereais e massas integrais, enriquecendo a sua dieta de ferro e proteínas, afinal, ela estará nutrindo a si mesma e ao bebê.

Evitar o consumo de frituras e massas gordurosas, além do excesso de cafeína e doces é importante para uma alimentação balanceada.

Hábitos saudáveis

Além de uma alimentação mais saudável, é importante também dar uma atenção ainda maior aos hábitos de vida durante toda a gravidez, evitando alguns tipos de comportamento, como ingestão de bebidas alcoólicas e a prática do tabagismo.

Consultas e exames de rotina

Apesar de parecer óbvio, precisamos dar ênfase na importância das consultas pré-natais e dos exames de rotinas e, nessa fase da gestação, esses procedimentos devem ocorrer com maior frequência, pelo menos 1 vez por semana até o momento do parto.

Gestante em consulta medica segurando a barriga

Nessas consultas, o obstetra irá avaliar a pressão arterial, o peso, a altura do útero, a posição, os batimentos cardíacos e movimentos do bebê a fim de verificar se está tudo certo para que o parto aconteça com tranquilidade e segurança.

Esses são todos os principais cuidados que toda grávida deve ter ao chegar à 36ª semana de gravidez, então, se você está aguardando o seu bebê, fique sempre atenta a essas questões.

Para mais conteúdos como esse, confira as outras publicações aqui do blog da Likluc e fique por dentro de tudo do universo da maternidade e da puericultura!

Elefante da LikLuc, em tom azul, sentado, com detalhe laranjado na boca/bochecha

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.