Se já está amamentando ou está aguardando o parto, saiba que a amamentação não precisa doer ou machucar o peito. Se você deseja se prevenir ou aliviar os sintomas de desconforto, pode seguir as dicas que a Likluc separou para te auxiliar nesse período tão importante.
Os cuidados com a mama na amamentação contribui para a saúde da mamãe e do bebê, por exemplo, evitar certos tipos de alimentos evita cólicas no bebê, ou hidratar o bico do peito reduz as chances de rachaduras. Confira nosso conteúdo abaixo e tenha uma boa leitura!
1. Mantenha a região hidratada
Para manter a hidratação da região, um dos cuidados com a mama que a mamãe pode fazer é utilizar o próprio leite materno, principalmente no bico dos seios e na auréola. Evite passar cremes hidratantes e protetor solar nos seios, pois eles podem deixar a região oleosa, o que dificulta a pega adequada do bebê.
Se o nascimento do seu bebê está próximo, confira os primeiros cuidados com recém-nascido após o parto e entenda o que pode ser feito e o que você deve evitar nos primeiros dias do pequeno.
2. Faça massagens para estimular a produção de leite
Se o bebê está mamando no peito e o volume de leite seja maior do que ele consegue sugar, é preciso massagear os seios para eles não ficarem duros e evoluir para uma inflamação da glândula mamária, conhecida como mastite. Por isso, um dos cuidados com a mama na amamentação é extrair o leite após cada mamada. Esse leite pode ser armazenado e oferecido ao bebê em outros momentos.
3. Higienize as mamas após a amamentação
Um dos principais cuidados com as mamas é higienizar a região dos seios para mantê-los saudáveis, por isso, limpe a região antes de depois de cada mamada com o lencinho umedecido para higiene dos seios Limpa Mamá da Likluc!
Desenvolvido para atender às necessidades da mamãe, proporciona uma limpeza suave e previne infecções e irritações, além de hidratar a região. Fácil de levar na bolsa, o Limpa Mamá é produzido com prebióticos, sem álcool e fragrância.
4. Coloque em ação técnicas contra rachaduras e mastite
Para evitar rachaduras, ofereça os dois peitos ao bebê e faça mudanças frequentes na posição de amamentação. O bebê deve esvaziar o peito, isso porque o leite do final da mamada conta com maior índice de gordura, proporcionando saciedade por mais tempo.
Se ele esvaziar o peito, passe o leite materno no bico e na auréola após a mamada e deixe o seio secar livremente para hidratar a região. Uma das principais dúvidas das mamães é: posso passar creme no bico da mama? Se as rachaduras persistirem, utilize pomadas próprias e que sejam seguras para essa finalidade, conforme a orientação médica.
5. Use sutiãs apropriados
Utilizar sutiãs apropriados é essencial para proporcionar a sustentação das mamas de forma segura, evitando dores na região dos seios. Além disso, evite sutiãs que comprimam a mama, pois a pressão favorece a retenção do leite. Inclusive, a mamãe pode ficar sem sutiã por alguns momentos do dia para arejar a região.
O ato de amamentar pode ser difícil no começo, no entanto, costuma melhorar com o tempo. Entenda as principais causas de dores na amamentação e os cuidados necessários para prevenir e aliviar os sintomas.
6. Faça compressas frias ou quentes para aliviar desconfortos
Em casos de desconfortos nas mamas, você pode utilizar compressas para trazer mais bem-estar e alívio rápido. Se você estiver com excesso de leite, você pode contar com a compressa fria formulada à base de água da Likluc, a Xô Febre. Essa compressa fria age naturalmente para o controle da temperatura corporal e a redução do inchaço, podendo ser utilizada também no bebê em casos de febre.
Para auxiliar na descida do leite ou agilizar a extração, utilize compressas mornas. Se deseja estimular o fluxo de leite antes de amamentar, faça compressas quentes, mas cuidado com a temperatura para não machucar a sua pele.
7. Mantenha uma alimentação balanceada
Além dos cuidados com a mama antes da amamentação, é preciso cuidar da saúde da mamãe com uma alimentação balanceada, com frutas, verduras, proteínas e mais. Assim, você se sentirá disposta e saudável para cuidar de você e do bebê. Além disso, é preciso beber muita água, pois a ingestão de líquidos ajuda na produção de leite.
Durante o período de amamentação, a mamãe deve evitar consumir alguns alimentos e bebidas que podem causar cólicas no bebê ou alterar o sabor do leite e prejudicar o processo de amamentação, como:
- Alimentos que podem causar alergias, como amendoim, camarão e ovos;
- Bebidas alcoólicas;
- Alimentos que contêm cafeína, como café, refrigerantes de cola, chá e energéticos;
- Chocolates;
- Alimentos ricos em açúcar ou gordura.
8. Procure um profissional para tratar dores intensas
Além de todos os cuidados com a mama na amamentação, se você sentir dores intensas, sinais de infecção ou qualquer sintoma diferente, procure o seu médico. Quanto antes esses sintomas forem identificados, mais rápidos os cuidados ou formas de prevenir problemas mais graves no futuro.
Esperamos que você siga nossas dicas de cuidado com as mamas e que esse período seja fácil e de conexão com o seu bebê. No entanto, tudo bem também se você deseja parar de amamentar, saiba que é possível secar o leite materno e optar por outras formas de amamentar o seu neném, entenda os motivos e como fazer.
Até breve! ❤️

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!




