fbpx

Blog

calendario de vacinação

Calendário de Vacinação

Conteúdo

Conteúdo

Os bebês têm uma certa ‘’proteção do ninho’’ natural ao nascer. 

Seus anticorpos contra muitas doenças são transmitidos da mãe através da placenta, as chamadas imunoglobulinas. Então, o leite materno, especialmente o primeiro leite, fornece à criança essas valiosas substâncias protetoras.

menina com ursinho com medo de injeção

Depois de alguns meses, seu pequeno organismo irá construir seu próprio sistema de defesa. Isso pode ser facilitado para ele, estimulando uma reação defensiva ao manter em dia seu calendário de vacinação

Assim, a vacinação é importante para que bebês, crianças e adolescentes possam desenvolver proteção adequada contra infecções graves em um estágio inicial. A vacinação evita o aparecimento de doenças perigosas, frequentemente associadas à complicações e, para as quais, em alguns casos, ainda não exista uma terapia adequada.

Vamos hoje discutir um pouco mais sobre o calendário de vacinação e qual o papel para a vida e saúde do seu recém-nascido.

Calendário de Vacinação | Por que manter a do seu filho atualizada?

As vacinas ou imunizações infantis podem parecer assustadoras quando você é um novo pai. Mas, é importante entender que as vacinas não apenas protegem seu filho de doenças mortais, como poliomielite, tétano e difteria, mas também mantêm as outras crianças seguras, eliminando ou reduzindo significativamente as doenças perigosas que costumavam se espalhar de criança para criança. 

Uma vacina é um versão ‘’morta’’, enfraquecida, ou parte do germe que causa a doença em questão. Quando as crianças são expostas a uma doença na forma de vacina, seu sistema imunológico, que é a máquina de combate aos germes do corpo, é capaz de criar anticorpos que as protegem de contrair a doença.

Ao longo dos anos, as vacinas geraram alguma controvérsia sobre a segurança, mas nenhum evidência convincente de danos foi encontrada. E, embora as crianças possam ter uma reação a qualquer vacina, o importante é saber que os benefícios da vacinação superam em muito os possíveis efeitos colaterais. 

Acompanhando as imunizações do seu filho

A maioria das vacinações de seu filho são concluídas entre o nascimento e os 6 anos. 

Muitas vacinas são administradas mais de uma vez, em diferentes idades. Isso significa que você precisará manter um registro cuidadoso do calendário de vacinação do seu filho. Embora o pediatra dele também possa realizar esse controle, existem muitos fatores a serem levados em consideração, como mudanças, registros perdidos dentre outros. Ou seja, seja o principal responsável pelo calendário de vacinação do seu pequeno! 

Pense sempre no calendário de vacinação como o registro de nascimento do seu filho e o mantenha junto aos outros documentos essenciais.

Embora a maioria dos pais e pediatras façam um bom trabalho em acompanhar as vacinações, estudos mostram que 24,9% de crianças em idade pré-escolar está faltando pelo menos uma vacinação de rotina. Não importa o motivo, ter o calendário de vacinação em dia é prioridade a partir do nascimento do seu pequeno. 

Calendário de Vacinação | De quantas doses meu filho precisa?

Ainda que as vacinas sejam combinadas para reduzir o número de injeções necessária, a lista ainda é longa. Aqui está um esquema recomendado para o calendário de vacinação do seu filho até os seus 2 primeiros anos completos de idade.

  • Uma vacinação para sarampo, caxumba e rubéola (dose MMR); 
  • Quatro vacinas contra Haemophilus influenzae (dose Hib); 
  • Três a quatro vacinações contra a poliomielite (dose IPV), uma infecção respiratória superior comum que também pode causar meningite; 
  • Quatro vacinas para difteria, tétano e coqueluche (dose DPT); 
  • Três vacinas para hepatite B; 
  • Uma vacinação contra varicela (catapora) não antes dos 12 meses de idade e somente se seu filho não desenvolver catapora por conta própria (deve ser verificado por um profissional de saúde); 
  • Três vacinas contra rotavírus, um tipo de infecção que causa diarréia severa; 
  • Quatro vacinas para doença pneumocócica, uma causa comum de infecções de ouvido e pneumonia.

Dos 4 aos 6 anos de idade, seu filho precisará de injeções de reforço para DPT, IPV, MMR e varicela. As crianças devem começar a receber uma vacina anual contra a gripe após os 6 meses de idade. 

A vacinação para hepatite A é recomendada para todas as crianças. É muito importante acompanhar e sempre ter junto à si o calendário de vacinação.

Meu filho tem medo de tomar injeções. O que fazer?

Quando uma criança tem medo de agulhas, um momento rápido de proteção torna-se em um colapso de lágrimas. Como então garantir que seu filho fique protegido contra a sarampo, varicela e tétano sem uma dose adicional de drama?  

Seus problemas acabaram junto ao PikLuc, um produto desenvolvido para aliviar a dor da injeção. 

Com suas mini pontas, pressionadas sobre o local da aplicação., PikLuc sensibiliza os nervos da região e diminui a ansiedade e sensação de dor causados pela agulha. Tudo isso com efeito imediato e toda a simplicidade que a LikLuc sempre te ofereceu! 

Elefante da LikLuc, em tom azul, sentado, com detalhe laranjado na boca/bochecha

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!

1 thoughts on “Calendário de Vacinação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.