fbpx

Blog

Aprenda de forma prática teste para saber se o parto está próximo

Conteúdo

Conteúdo

Sabemos que, com a aproximação do nascimento do bebê, surge a dúvida se existe um teste para saber se o parto está próximo. A resposta é que não existe um teste específico que traga essa informação, mas o corpo da mamãe dá sinais claros de que o grande dia se aproxima. Nem sempre é fácil diferenciar esses sintomas de falsos alarmes, mas conhecê-los traz tranquilidade e clareza.

Para te ajudar, explicamos neste post os principais sinais de que o parto está próximo, como as contrações, perda do tampão mucoso, rompimento da bolsa amniótica e muito mais. Fique até o final e saiba quando ir até o hospital!

Entenda os principais sinais de que o parto pode estar próximo

Apesar de não existir um teste específico para isso, há formas de avaliar se o parto está próximo, como as contrações intensas e regulares, mudanças no muco cervical e a dilatação cervical. Com essas informações, o médico consegue ter uma avaliação mais precisa sobre o nascimento do seu bebê.

Como identificar contrações reais do trabalho de parto?

Durante a gestação, é comum sentir contrações de treinamento, porém um dos sinais do trabalho de parto é a regularidade das contrações. Quando as contrações ficam mais fortes, regulares e duram mais tempo, é um indício. Se sentir contrações a cada 5 minutos, com duração de mais de 1 minuto, pode ser a hora de ir para o hospital.

Faça o teste: como saber se estou em trabalho de parto?

Uma das dúvidas mais comuns das mamães é: como saber se estou em trabalho de parto? Existem alguns sinais, como as contrações que são sentidas na região lombar, e nesse período, a dor irradia para outras partes do corpo, como a virilha. Além disso, se o bebê já estiver encaixado na pelve, o colo do útero sofrerá algumas alterações, como dilatar ou amolecer, e você perderá o tampão mucoso.

Conheça outros indícios:

Preste atenção na intensidade e frequência das contrações

Entre os principais sintomas de trabalho de parto, as contrações são as mais conhecidas que indicam que o trabalho de parto começou. Quando o nascimento do bebê se aproxima, as contrações se tornam regulares, podendo ocorrer a cada 10–20 minutos.

Conforme o processo do parto evolui, as contrações passam a ser a cada 2–3 minutos. A duração de cada contração aumenta, começando com cerca de 30 segundos e chegando a 60–90 segundos.

O papel da perda do tampão mucoso e o rompimento da bolsa amniótica

O tampão mucoso é formado pelo muco cervical e tem como objetivo proteger o útero contra infecções. Com um aspecto gelatinoso, o tampão forma uma barreira entre o canal vaginal e o ambiente intrauterino. A saída do tampão mucoso pode ocorrer de forma parcial ou integral, e em algumas gestantes, pode ser eliminado dias ou horas antes do parto.

Enquanto a bolsa amniótica contém o líquido amniótico, responsável por proteger o bebê durante a gestação. Na maioria das gestantes, o trabalho de parto começa em até 24 horas após o rompimento da bolsa. Nesse caso, vá para o hospital o mais rápido possível.

Como diferenciar os sinais de trabalho de parto de outras condições?

Saber diferenciar os sinais de trabalho de parto de outras condições pode reduzir a ansiedade e te deixar mais preparada. Por exemplo, as contrações de treinamento são irregulares, curtas e a dor diminui com repouso ou mudança de posição.

A perda urinária possui cheiro de urina e para após esvaziar a bexiga. Por fim, o corrimento normal possui coloração branca ou amarelada, enquanto o tampão mucoso é transparente ou rosado.

Teste para saber se vou ter parto normal ou cesárea

Para determinar o tipo de parto ideal para você, é preciso conversar com seu médico. Explique a sua vontade, mas considere se a gestação não tem complicações, se o bebê está encaixado e se há dilatação suficiente para o parto normal. Além disso, se você já teve parto normal antes, as chances de repetir são maiores.

A importância de preparar a bolsa e a mente para o parto

Se você está sentindo os sinais de que o parto está próximo, prepare-se emocional e fisicamente. Afinal, esse momento é muito especial. Para evitar o estresse na última hora, deixe a bolsa de maternidade preparada. Ah, e não esqueça de incluir os documentos pessoais, os exames pré-natais e a carteirinha de vacinação.

Faça meditação, alongamentos, ioga, hidroterapia e outras atividades relaxantes. Converse com seu médico e tire todas as suas dúvidas antes do parto, além de escolher um acompanhante que transmita segurança, como o parceiro, os familiares ou uma doula.

O que fazer quando sentir que o parto está próximo?

Agora que você sabe as formas e testes para saber se o parto está próximo, mantenha a calma, pratique exercícios para dilatar e facilitar o parto. Aproveite para arrumar os últimos detalhes do quarto do bebê, descanse e evite esforços físicos intensos.

Caso tenha outros filhos, escolha pessoas de confiança para cuidar deles enquanto estiver no hospital. Mantenha uma alimentação saudável e hidrate-se.

Para saber mais sobre as mudanças no seu corpo e as novidades do seu bebê nessa reta final, confira o que acontece com 40 semanas de gestação. Esperamos que o seu parto seja tranquilo e conte com a Likluc como sua rede de apoio materna. Até breve! ❤️

Elefante da LikLuc, em tom azul, sentado, com detalhe laranjado na boca/bochecha

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.