A maternidade e um bebê recém-nascido podem nos apresentar muitas novidades — sem contar as dificuldades — no início, principalmente em razão de tantos cuidados para manter a saúde física dos pequenos. Um dos cuidados mais importantes a serem tomados é a realização do teste do olhinho para confirmar a saúde ocular dos pequenos.
A Organização Mundial da Saúde estipula que 4,25% da população mundial sofre de algum grau ou tipo de deficiência visual, mesmo que 80% das doenças graves podem ser tratadas e revertidas já na primeira infância.
Por esse motivo, não poderíamos deixá-lo de lado, então a médica pediatra Thais Chaves responde às principais dúvidas a respeito do teste do olhinho: o que é, como é feito, quando fazer, qual a importância do exame e quais doenças ele pode diagnosticar. Um verdadeiro guia sobre um dos primeiros exames que um bebê precisa fazer! Confira:
O que é o teste do olhinho?
Muito se fala sobre, mas você sabe o que é o teste do olhinho e como ele é feito? Garanto a você que esse não é nenhum bicho de sete cabeças e deve ser feito tanto por hospitais de saúde pública quanto privada.
Também chamado como teste do reflexo vermelho, o teste do olhinho consiste em uma avaliação feita por um médico com uma espécie de lanterninha que emite um feixe de luz vermelha a 30 centímetros do olho do bebê com a intenção de verificar o formato e a cor do reflexo.
No caso do reflexo ser assimétrico, apresentar falhas ou a tonalidade mudar, a criança é encaminhada ao oftalmologista para realizar exames mais precisos e rigorosos para detectar a causa das alterações e, se possível, iniciar um tratamento. Um exame tão importante e tão simples, não é mesmo?!
Quando fazer o teste do olhinho?
Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre quando fazer o teste do olhinho e, com a falta de informações e orientação profissional, esse exame pode ser menosprezado. No entanto, é ideal que seja realizado logo ao nascer e repetido anualmente até os 5 anos de idade.
Desse modo, é recomendado que ele seja feito ainda na maternidade, antes da alta da criança e da mãe, mas, caso não possa ser realizado por algum motivo, é importantíssimo que o teste do olhinho seja feito até os 30 dias de vida do bebê. Lembre-se que, assim como o teste do pezinho e da orelhinha, quanto antes, melhor!
Quais doenças o teste do olhinho identifica?
Agora que você já entendeu no que consiste o teste do olhinho e quando fazê-lo, consegue prever quais doenças esse exame consegue identificar?
De antemão, garanto que sejam muitas, mas, ainda que fosse apenas uma, seja qual fosse, o diagnóstico precoce é fundamental para impedir que uma enfermidade piore ou até mesmo evitar o desenvolvimento de alguma sequela.
Confira as principais doenças que podem ser identificadas pelo teste do olhinho:
Glaucoma congênito
O glaucoma congênito aparece em crianças até, mais ou menos, 3 anos de idade e ocorre devido a uma alteração no nervo óptico e a uma pressão no globo ocular em razão do acúmulo de líquido no olho. Conhecida por ser a maior causa de cegueira do mundo, ela poderia ser evitada se descoberta já no início do desenvolvimento.
Retinoblastoma
O retinoblastoma é um tipo de câncer ocular raro que aparece principalmente em crianças. Nessa enfermidade, a célula que passa por uma mutação começa a se multiplicar excessivamente. Esse câncer ficou bastante conhecido atualmente no Brasil após a declaração dos jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin, que travam uma batalha contra o retinoblastoma de Lua, filha do casal.
O retinoblastoma é agressivo ao ponto de resultar em uma metástase gravíssima quecoloca a vida da criança em risco. Por isso, além do teste do olhinho, é muito importante levar os pequeninos também ao oftalmologista!
Miopia, Hipermetropia e Estrabismo
O exame do olho realizado na mais tenra infância pode diagnosticar casos de miopia, hipermetropia e até estrabismo. O tratamento começa imediatamente após a detecção dos problemas, o que ajuda a evitar que a doença prejudique o bem-estar das crianças ou que evolua para um caso irreversível.
Catarata Congênita
Engana-se quem acredita que catarata é doença de idoso. Ela até pode ser mais comum nessa faixa etária, mas pode aparecer já na infância com a turvação parcial ou total da lente natural dos olhos. A catarata causa uma dificuldade em enxergar de forma límpida e, dependendo do caso, a cegueira.
A vacina da rubéola é uma forma de prevenção desse problema, pois foi identificado que os números de crianças com catarata congênita diminuíram após a aplicação das vacinas. Por isso, é essencial que as gestantes tenham se imunizado adequadamente antes da gravidez, bem como que o teste do olhinho seja realizado ainda na maternidade e repetido com regularidade.
Retinopatia da Prematuridade
Além do glaucoma congênito, a retinopatia da prematuridade é indicada como uma das principais doenças a causar cegueira em crianças da América Latina, sendo a prematuridade o maior fator de risco para desenvolvê-la.
De maneira leiga, ela é conhecida como o descolamento da retina dos bebês prematuros e, com o teste do olhinho, alguma evidência pode ser encontrada para que a criança seja rapidamente encaminhada a um exame oftalmológico preciso.
Agora que você já conhece tudo sobre o teste do olhinho, que tal compartilhar esse conteúdo com o máximo de pessoas que puder? Afinal, um exame essencial como este precisa ser compreendido um pouco melhor. Aproveite também para conferir nosso conteúdo acerca das visitas aos recém-nascidos em nosso blog!
A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!