fbpx
bebe com frutas e legumes em volta

Sinais de prontidão para introdução alimentar: quais são?

Conteúdo

Conteúdo

5 minutos de leitura

Você sabe quais são os sinais de prontidão para introdução alimentar? Esses indicarão que o bebê já está amadurecido o suficiente para receber novos alimentos em sua rotina, tanto porque está com o organismo preparado quanto com as habilidades motoras e cognitivas necessárias para essa etapa.

Hoje, o blog da Likluc preparou um conteúdo completíssimo para você, mãe, que está com dúvidas se esse momento realmente chegou na vida do seu bebê e como reconhecer essa manifestação. Por isso, acompanhe a leitura para saber mais!

A introdução alimentar e seus sinais de prontidão

Quando os bebês começam a pegar mais idade e entendem melhor o mundo que os cerca, passando por novas experiências, como aprender a rolar, ter mais controle dos membros, e, principalmente, conseguindo permanecer sentado sozinho ou com pouco apoio, é hora de passar por uma nova fase: a introdução alimentar.

Essa fase nada mais é do que inserir outras coisas na alimentação do bebê, ao invés de apenas oferecer o leite materno ou fórmula infantil. Os alimentos escolhidos são de origem natural, como frutas, grãos, legumes e verduras, que, normalmente, são recomendados pelo médico pediatra.

sinais de prontidao alimentar

Esse importante acontecimento do desenvolvimento do bebê faz com que ele aprenda mais sobre texturas, sabores e, até mesmo, cores. Além disso, é uma maneira de proporcionar mais saúde e resistência para o organismo infantil.

Os sinais de prontidão, normalmente, aparecem aos 6 meses, quando o bebê consegue ser um pouco menos dependente em relação aos seus movimentos. Ele consegue permanecer sentado sozinho, mantendo o corpo ereto, e segura os objetos com mais firmeza, levando-os à boca quase sempre. Até o sexto mês de vida, os bebês devem ser somente alimentados com leite materno ou fórmula infantil.

É claro que pode acontecer do bebê ser um pouco mais tardio, mas nunca precoce, visto que antes de 6 meses o organismo não processa compostos diferentes do leite materno! Dito tudo isso, confira quais são os sinais de prontidão para introdução alimentar que seu filho pode manifestar:

1. Senta sozinho e sem apoio

bebê sentada na grama com fundo verde

Como citado anteriormente, quando o bebê já consegue permanecer sentado sem ajuda e não precisa de apoio para se manter na posição, ou precisa de muito pouco apoio, ele já pode ser colocado no cadeirão ou em qualquer outro lugar seguro para comer. Sendo assim, os alimentos serão oferecidos e o bebê terá habilidades de pegá-los e levá-los à boca.

2. Sem reflexo de protusão da língua

A protusão da língua é um reflexo que os bebês têm de projetar a língua para fora da boca, o que impede que alimentos e outros itens perigosos sejam engolidos, se assim ele desejar. Assim que esse reflexo diminui ou é perdido totalmente, é mais um sinal de que a introdução de alimentos sólidos pode ser iniciada.

3. Interesse pela comida

Com cerca de 4-6 meses o bebê começa a demonstrar interesse pela comida, como ficar olhando ou até mesmo querendo alcançar um alimento que o cuidador leva à boca. Esse é um dos sinais de prontidão para o início da Introdução Alimentar e, geralmente, é observado de maneira mais precoce que o sentar.

4. Faz pressão palmar

A pressão palmar é aquela que o bebê usa todos os dedinhos para arrastar o alimento para a palma da mão e os prende ali para, em seguida, levar à boca. Acontece com objetos menores também.

5. Propenso à mastigação

Mesmo que o bebê tenha poucos ou nenhum dente, você perceberá quando ele começar a fazer o movimento de mastigação, querendo participar das refeições em família e levando alimentos à boca. Só não confunda com o processo de dentição, no qual as gengivas rasgam e o bebê fica muito nervoso, com os sinais de prontidão para introdução alimentar, ok?

6. Aumento da vontade de mamar

mulher com bebê no colo para amamentação

Um dos sinais também é a vontade exacerbada de mamar quando nenhum outro motivo poderia causar isso (nascimento dos dentes, doenças, rotinas mudadas, salto de desenvolvimento etc.). Ele quer ter o peito na boca mais vezes por dia e, mesmo quando você faz sua vontade, esse desejo por mais leite não passa. Bem, é importante frisar que esse é um sinal meio difícil de perceber, mas pode acontecer!

Se o seu bebê faz todos esses sinais de prontidão para introdução alimentar, então você pode, com a devida autorização do médico pediatra também, começar a inserir alimentos sólidos na rotina. Procure sempre oferecer aqueles que possuem grande quantidade de vitaminas e minerais, pois fortalecerão o organismo dele.

Além disso, não se preocupe com a sujeira, eles estão aprendendo! Mas você sempre pode ter um jogo americano descartável para controlar o grosso da bagunça (dica extra!).

E tudo bem se a criança não estiver pronta exatamente aos 6 meses, como dissemos antes, essa não é uma regra inquebrável. Cada bebê se desenvolve à sua maneira, alguns são mais precoces, outros mais tardios e outros passam por essa fase exatamente no tempo. É bem comum no início dessa fase a necessidade do peito ou fórmula ser ainda bem frequente e, conforme a aceitação for melhorando, o leite passa a ser oferecido mais nos extremos do dia.

Aliás, o desmame gentil é a melhor opção nesses casos, sempre cuidando para que o bebê não se sinta desorientado por uma mudança de hábitos tão repentina. Uma mudança tão grande assim deve ser feita com calma e muita responsabilidade.

Então, você entendeu como são os sinais e o processo para dar início à introdução alimentar? Cada fase é importante à sua maneira e dedicar sempre a maior atenção a cada um delas, com certeza, fará com que o bebê se sinta seguro para continuar sempre se desenvolvendo. Por isso, para receber mais instruções e outras dicas de criação das crianças, continue acompanhando o blog da LikLuc!

Médica pediatra Dra. Thais Chaves

Dra. Thais Chaves

CRM52.85818-8 / RQE 19491

Para quem não me conhece, muito prazer, sou a Dra. Thais Chaves! Se você está aqui buscando mais informações sobre gravidez maternidade e desenvolvimento infantil, talvez já tenha me visto por aí nas redes sociais, principalmente no meu instagram, o @pediatra mae.

Como o nome já diz, eu passo o dia tentando conciliar (e às vezes nem consigo) a vida de pediatra e de Mãe do Henri. No âmbito profissional estou atuando há mais de 12 anos diretamente com famílias em consultório e busco me manter sempre atualizada sobre tudo que envolve a pediatria.

A maternidade me ajuda ainda mais a entender na prática tudo que eu trago para o meu consultório e para as dicas que eu dou nas redes sociais — pediatra e mãe, essa combinação deu muito certo! Por gostar tanto desse mundo acabei conhecendo a Likluc ao usar o seu principal produto: o Aspirar Baby — com o Henri — Daí surgiu uma relação de muita confiança e consideração por essa marca que acredito, cujos produtos usei e uso!

Assim, não poderia deixar de aceitar o convite para assinar diversos posts aqui no blog da Likluc: todo mês vocês poderão conferir conteúdos meus exclusivos sobre processos de saúde e doença, amamentação, sono, alimentação infantil, desenvolvimento das crianças, vacinas e outros temas que estão no dia a dia de mães pais e seus filhos.

Não se preocupe: você sempre encontrará informações e recomendações confiáveis e atuais para dar o melhor cuidado para as crianças. Eu acredito que é por meio das informações de qualidade que posso ajudar diferentes famílias. Afinal a escolha da Criança é feita através da escolha de seus pais. Pais bem informados são capazes de oferecer o melhor!

É isso que você quer para seus filhos? Então não deixe de me acompanhar semanalmente por aqui!

1 thoughts on “Sinais de prontidão para introdução alimentar: quais são?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.