Sabia que até os bebês possuem refluxo? Essa pode ser uma das causas do choro após acabar de mamar, afinal, a queimação é desconfortável e essa nova dor no corpinho deles ainda não tinha ocorrido.
Por isso, é interessante que, após amamentar, o bebê seja mantido em posição de arrotar para que o leite siga o seu caminho pelo tubo digestivo a favor da gravidade, e diminua a tendência ao refluxo.
Vamos conversar um pouco sobre a causa e como cuidar do refluxo em bebê para que você não tenha dúvidas. Acompanhe a leitura!
Aprenda a identificar os sintomas
Uma das ocorrências mais comuns são os pequenos golfos após as mamadas, se isso ocorre ocasionalmente, é porque seu bebê mamou bastante e o estômago está muito cheio. Entretanto, se as golfadas estão presentes em todas as refeições de forma exagerada, então, é o momento de levá-lo ao pediatra, pois há chances de ser um refluxo que talvez precise de uma melhor avaliação.
Além deste sintoma que todas as mamães já conhecem, a criança pode ter tosse em excesso, engasgar-se com líquidos ou papinhas simples, como também ter vômitos constantes e inquietação durante o sono. Um outro sinal de atenção para o refluxo em bebês é quando o mamar se torna difícil e por isso acaba recusando a amamentação.
Resumindo, é importante prestar a atenção em:
– Tosses constantes;
– Golfos frequentes;
– Azia constante;
– Engasgos com coisas simples;
– Recusas em mamar.
Alguns sintomas podem já aparecer como consequência do refluxo em excesso, como a rouquidão, já que a acidez do estômago prejudica a laringe, uma inflamação frequente dos ouvidos, e também a dificuldade que o bebê pode ter para ganhar peso, sintoma que ocorre quando já consideramos que esse refluxo possa ser patológico e necessite de tratamento.
Como prevenir o refluxo em bebês?
Mamães, nós sabemos o quanto nos faz mal ver que a criança está incomodada. Por isso, a equipe Likluc organizou uma lista de ações que podem ajudar a evitar ou amenizar o desconforto do seu filho. Acompanhe a leitura e conheça quais são:
Posição do abdômen do bebê para amamentar
Ao dar o leite para o bebê, apoie-o em seu colo com a barriga em contato com a sua, afinal, esta posição permite que o ângulo do esôfago e do estômago fique equilibrado e que o corpo dele consiga receber o leite de forma tranquila.
Lembre-se: segure firme o bebê no seu abdômen, mas permita que seu nariz esteja livre para respirar.
Amamente frequentemente
Em vez de encher o estômago em uma amamentação, prefira aleitá-lo aos poucos e várias vezes ao dia. Se o bebê se alimenta o máximo que ele consegue de uma só vez, seu estômago fica sobrecarregado e libera o leite em excesso, gerando assim, os golfos. Por isso é tão importante a frequência das refeições, devendo-se optar por menos quantidade com maior frequência, ajudando a diminuir o refluxo e criando uma rotina para o bebê.
Evite balanços e movimentos bruscos
Após todas as amamentações, levante o bebê para arrotar, mas não fique movimentando seu corpo de forma rápida de um lado para o outro, isso faz com que o estômago do pequeno se irrite e devolva o leite. Prefira movimentos mais calmos, com leves tapinhas em suas costas e pronto!
Essa medida preventiva requer paciência, mas que não pode ser evitada após todas as alimentações, pelo menos até os 6 meses de vida.
Vista-o com roupas confortáveis
Evite colocar peças muito apertadas no seu bebê, pois a expansão da barriga após o mamar precisa de espaço nas roupas, e caso isso não aconteça, ela devolve o leite e provoca refluxos.
Isso também é válido para as fraldas! Mesmo que elas fiquem bem firmes no corpo, é importante comprar o tamanho certo, afinal, se forem maiores que o bebê o xixi pode vazar nas roupas, e se for pequena ela aperta a barriga e provoca o refluxo.
Levante o travesseiro com auxílio de acessório
Tenha um travesseiro de apoio ou coloque o bebê para dormir em um travesseiro anti-refluxo, que é feito com a angulação necessária para que o estômago consiga fazer a digestão sem golfar. Esse travesseiro deve ser colocado abaixo do colchão do berço, na altura da cabeceira. Algumas mamães colocam os bebês deitados de lado, porém eles podem golfar e afogar no próprio vômito, ou virar o corpo um pouco mais que de costume e prender o nariz no colchão, sufocando-se sem querer.
Não tenha medo de colocar o bebê com a barriga para cima, mesmo que ele tenha refluxo. Apesar dessa prática causar medo em mamães de primeira viagem, se o seu filho estiver com a barriga voltada para cima e golfar, ele tosse e já chama sua atenção.
Refluxo oculto: como identificar
O refluxo oculto é quando o suco gástrico é expelido pelo estômago, porém não chega até a boca e é eliminado, sendo assim, fica circulando no esôfago causando danos na região e azia. O perigo está justamente na difícil identificação, por isso, faça um acompanhamento com o pediatra para que ele possa sempre estar monitorando o quadro e intervir, caso necessário.
Gostou do conteúdo? Continue comigo aqui na Likluc e fique sempre informada sobre o universo do bem-estar e saúde dos bebês. Aproveite para ler sobre o fortalecimento da imunidade!
Até o próximo post!

Dra. Thais Chaves
CRM52.85818-8 / RQE 19491
Para quem não me conhece, muito prazer, sou a Dra. Thais Chaves! Se você está aqui buscando mais informações sobre gravidez maternidade e desenvolvimento infantil, talvez já tenha me visto por aí nas redes sociais, principalmente no meu instagram, o @pediatra mae.
Como o nome já diz, eu passo o dia tentando conciliar (e às vezes nem consigo) a vida de pediatra e de Mãe do Henri. No âmbito profissional estou atuando há mais de 12 anos diretamente com famílias em consultório e busco me manter sempre atualizada sobre tudo que envolve a pediatria.
A maternidade me ajuda ainda mais a entender na prática tudo que eu trago para o meu consultório e para as dicas que eu dou nas redes sociais — pediatra e mãe, essa combinação deu muito certo! Por gostar tanto desse mundo acabei conhecendo a Likluc ao usar o seu principal produto: o Aspirar Baby — com o Henri — Daí surgiu uma relação de muita confiança e consideração por essa marca que acredito, cujos produtos usei e uso!
Assim, não poderia deixar de aceitar o convite para assinar diversos posts aqui no blog da Likluc: todo mês vocês poderão conferir conteúdos meus exclusivos sobre processos de saúde e doença, amamentação, sono, alimentação infantil, desenvolvimento das crianças, vacinas e outros temas que estão no dia a dia de mães pais e seus filhos.
Não se preocupe: você sempre encontrará informações e recomendações confiáveis e atuais para dar o melhor cuidado para as crianças. Eu acredito que é por meio das informações de qualidade que posso ajudar diferentes famílias. Afinal a escolha da Criança é feita através da escolha de seus pais. Pais bem informados são capazes de oferecer o melhor!
É isso que você quer para seus filhos? Então não deixe de me acompanhar semanalmente por aqui!






2 thoughts on “Conheça as causas do refluxo em bebê e como evitar”