Além das constantes descobertas sobre a maternidade, o primeiro trimestre da gravidez é marcado pelo desenvolvimento do bebê, primeiras mudanças do corpo da gestante, sintomas e uma série de cuidados. O período é um dos mais importantes e tudo que for feito nele pode influenciar a realidade dos meses que estão por vir.
Durante as 12 semanas, é normal que a mãe sinta insegurança, medo e outros anseios. A boa notícia é que ao aprender mais sobre a fase, lidar com ela se torna mais fácil.
A seguir, entenda porque o momento é considerado sensível, quais são os cuidados necessários, dentre outras respostas. Continue a leitura e confira!
Por que o primeiro trimestre da gravidez é um período sensível?
Em poucas semanas, o bebê passa por um rápido desenvolvimento, responsável pela formação de órgãos e sistemas corporais, como o coração, intestino e sistema digestivo. Portanto, qualquer contato com toxinas e outras substâncias prejudiciais podem resultar em malformações.
Além disso, os primeiros três meses também oferecem alto risco de aborto espontâneo, podendo ocorrer por diferentes motivos — anomalias genéticas, doenças e outras possibilidades. Não à toa, é crucial que a mulher tenha ao lado os profissionais que acompanham a gravidez, incluindo obstetra e nutricionista.
Cuidados para os primeiros três meses de gestação
Agora que conhece as razões que tornam o período sensível, o próximo passo é entender quais cuidados devem te acompanhar da primeira semana de gravidez até o último dia do trimestre inicial. Antes de compartilharmos as indicações, precisamos ressaltar a importância de iniciar o pré-natal e seguir as recomendações do médico.
Além das consultas de rotina, coloque em prática as seguintes sugestões:
- Priorize uma alimentação saudável, baseada nos nutrientes e minerais que o feto precisa para se desenvolver;
- Faça os exames necessários para entender como está a sua saúde e também a do bebê;
- Evite a automedicação, pois alguns medicamentos podem oferecer risco e de diferentes níveis de gravidade;
- Crie uma rotina com exercícios físicos;
- Retire da rotina o cigarro, as bebidas alcoólicas e qualquer outro tipo de droga;
- Mantenha os cuidados com você. O autocuidado materno deve te acompanhar em toda a jornada da maternidade;
- Atente-se aos sintomas e identifique possíveis sangramentos. Na dúvida, consulte sempre o seu médico. As orientações podem mudar de organismo para organismo.
Riscos do primeiro trimestre de gestação
Como mencionado anteriormente, o primeiro trimestre de gravidez é um dos mais importantes e, ao mesmo tempo, sensíveis. Essa fragilidade ocorre por diferentes motivos, sendo eles:
- Aborto espontâneo: causado por diferentes complicações, como problemas hormonais e genéticos;
- Infecções: após a descoberta entre as 4 semanas de gravidez, as chances de infecções são maiores;
- Malformação do feto: ocorre por diferentes razões, como o uso de medicamentos e devido a infecções;
- Náuseas e vômitos: os dois sintomas são responsáveis por causar desconforto. Dependendo da intensidade, a gestante pode perder peso e passar por uma desidratação;
- Sangramentos: os sangramentos também oferecem riscos, e pode ser um sinal para complicações maiores, portanto, deve ser comunicado ao médico.
Esses motivos reforçam a importância de ter um acompanhamento personalizado do início ao fim da gestação. Somente dessa forma é possível garantir os cuidados corretos e os melhores tratamentos em situações de risco.
Desenvolvimento do bebê no período
A Likluc entende o quanto é bom ver o crescimento do feto. Inclusive, acompanhar o tamanho do bebê semanalmente na barriga é uma excelente forma de assegurar que está tudo bem. Para as mamães que amam ver a evolução, adiantamos que ao final dos três meses, a criança mede cerca de 6,3 centímetros de comprimento.
O desenvolvimento nesse período é marcado pelo surgimento do coração, pulmões, pâncreas, órgãos reprodutivos e fígado. Os sistemas digestivo, circulatório e urinário também são um dos marcos da fase.
Exames da gestante no 1° trimestre de gravidez
Para garantir que tudo está bem com a saúde da gestante e do bebê, a mãe passa por uma série de exames nos primeiros três meses de gestação. Inclusive, todos os nove meses da gravidez são marcados por exames laboratoriais, de rotina e ginecológicos. Dentre os feitos na primeira etapa, estão:
- Exame para detectar possíveis infecções, como candidíase e inflamações vaginais;
- Hemograma completo;
- Toxoplasmose;
- HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis;
- Glicose;
- Rubéola;
- Ultrassom para acompanhar todo o desenvolvimento. Ele permite definir uma data prevista para o parto, além de acompanhar o ganho de peso e outros aspectos;
- Fezes;
- VDRL para identificar doenças venéreas;
- Teste de triagem de aneuploidias, responsável por identificar a Síndrome de Down.
O que é normal sentir no primeiro trimestre da gravidez?
Que a gestação é repleta de sintomas não é novidade, mas você sabe quais são os mais comuns até a 12ª semana? Caso não saiba ou se deseja conhecer todos, basta continuar a leitura. Listamos todos eles para você!
- Enjoo (um dos primeiros sintomas da gestação);
- Dor nos seios;
- Mudanças no humor devido às mudanças hormonais;
- Cansaço ao realizar atividades simples, como subir um lanço de escada;
- Azia;
- Sensibilidade na região das gengivas (pode causar sangramentos durante a escovação);
- Frequente vontade de ir ao banheiro urinar;
- Dor de cabeça;
- Desconforto na região da pelve (as dores intensas devem ser acompanhadas por um médico);
- Prisão de ventre.
Qual é a semana mais perigosa da gravidez
A verdade é que não tem uma semana considerada a mais perigosa na gestação. Isso porque, as 12 primeiras semanas oferecem os mesmos riscos, sendo consideradas as mais sensíveis. — Vale ressaltar que após os três meses, os cuidados devem continuar.
Apesar do trimestre inicial ser considerado o mais importante, toda a gestação demanda atenção e uma rotina com hábitos saudáveis. Cada semana é crucial para o bem-estar do bebê e, consequentemente, para a saúde.
O primeiro trimestre de gravidez são quantas semanas?
Conforme a tabela gestacional da Likluc, o período é formado por 12 semanas. A partir da 13ª, o segundo trimestre é iniciado e novas descobertas passam a fazer parte da sua rotina.
O que comer no primeiro trimestre de gravidez?
Durante os primeiros exames feitos, é possível identificar necessidades específicas, como a falta de ferro e de ácido fólico. Portanto, indicamos que a dieta realizada esteja baseada nessas deficiências.
No geral, as mães devem entender que, a partir de agora, elas não andam sozinhas. Por isso, as escolhas devem ser feitas pensando no bem-estar do bebê. Na prática, isso significa que o consumo de verduras, frutas e de “comida de verdade” deve marcar os próximos meses.
O que a gestante deve evitar?
Alguns produtos são prejudiciais e oferecem riscos para a gestante e o feto. Dentre os itens nocivos, estão o cigarro (convencional e elétrico) e bebidas com álcool. Ah, por falar nisso, temos um conteúdo especial com drinks sem álcool. São opções deliciosas para você saborear.
Outra recomendação é reduzir o consumo de alimentos gordurosos e processados, assim como a cafeína, doces e chás. Caso tenha dúvida se pode ou não comer, ou beber determinado produto, converse com o seu médico.
Prontinho, mamãe, agora você está preparada para viver da melhor forma o 1º trimestre. Lembre-se de aproveitar cada momento feliz e curtir a experiência. O tempo passa voando e logo o seu bebê estará em seus braços para receber todo amor e carinho guardados.
Desejamos uma gestação tranquila e com uma rede de apoio ao seu lado. Para esclarecer suas dúvidas, estamos aqui. Até mais! ❤️
A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!