A vida dos pais muda completamente ao receberem a notícia da gravidez e quando, finalmente, chega o momento do nascimento do bebê, eles enfrentarão ainda mais mudanças, já que darão os primeiros passos como pais, de fato. Aprender a dar banho, trocar fraldas, amamentar e dar colo para o bebê dormir são atividades que passarão a fazer parte da rotina dos progenitores, mas como saber quando marcar a primeira consulta com o pediatra?
O acompanhamento pediátrico nos primeiros anos da criança, apesar de não ser obrigatório, é o mais indicado, já que nada melhor que um médico especialista para orientar os pais de forma assertiva sobre as fases de crescimento e a evolução do bebê.
Além disso, é natural que os pais estejam cheios de dúvidas já na primeira semana de vida do filho, mesmo que tenham lido vários artigos sobre o assunto ou tenham ouvido os conselhos de seus pais durante toda a gravidez. Além disso, existem assuntos que somente um pediatra poderá abordar com propriedade.
Pensando nisso, nós da Likluc, preparamos este post com tudo o que você precisa saber sobre a primeira consulta do bebê e o acompanhamento pediátrico. Continue lendo e confira!
Quanto tempo esperar para marcar a primeira consulta com o pediatra?
A primeira consulta do bebê ocorre logo em seu primeiro mês de vida, mais especificamente entre o sétimo e décimo quinto dia após o nascimento. Normalmente, é a primeira saída de casa do recém-nascido e o mais indicado é que a mãe e o pai estejam presentes, já que ambos precisarão estar cientes das questões que envolvem a saúde e o desenvolvimento do seu filho.
Nesta primeira consulta, o pediatra irá realizar os primeiros testes de diagnósticos no bebê. Você já sabe quais são esses procedimentos? Vamos conferir.
5 testes de diagnósticos no consultório do pediatra
Teste da Cabeça
Neste teste, o especialista toca de forma leve a parte superior e inferior da cabeça do bebê a fim de examinar as fontanelas, popularmente conhecidas como moleiras. O teste é complementado com a medida do perímetro do crânio, procedimento de suma importância para checar possíveis alterações por conta da hidrocefalia.
Teste de Ortolani
Também conhecido como manobra de Ortolani, o pediatra realiza este teste flexionando as perninhas e movimentando o quadril do recém-nascido a fim de verificar a movimentação das articulações da criança. Dessa forma, o especialista consegue diagnosticar malformações, por exemplo, a luxação congénita da anca ou displasia de quadril.
Marcha reflexa
Neste teste, o médico segura o bebê pelas axilas, deixando o bebê como se estivesse em pé, para verificar se ele consegue erguer as pernas, como se estivesse andando. Nos bebês saudáveis, este movimento acontece devido ao reflexo natural do recém-nascido, contudo não significa que se trata de uma criança que aprenderá a andar mais cedo do que o normal.
Batimentos cardíacos
Esse teste é bem comum em consultórios de especialistas, com ele é possível verificar se os batimentos cardíacos do bebê estão ocorrendo da maneira esperada. Utilizando um estetoscópio, o pediatra escuta o coração do recém-nascido, assim como a respiração do bebê para checar o funcionamento dos pulmões.
Reflexo de Moro
Neste teste, o pediatra avaliará as funções motoras do bebê. Para tal, a criança é colocada em posição supina (de barriga pra cima), então, a cabeça da criança é segurada pelo médico, suspendendo o corpo da criança minimamente.
Então, o médico salta a criança subitamente, simulando uma queda, mas sustenta a cabeça do recém-nascido logo em seguida, para verificar se o reflexo de Moro está em condições normais. Durante esse movimento, observa-se o reflexo primitivo do bebê, sendo avaliada a sua cintura escapular.
Quais são as principais perguntas para o pediatra na primeira consulta do bebê?
Além desses primeiros testes realizados no bebê na primeira consulta, logicamente, que o profissional será indagado pelos pais, afinal, estão com muitas dúvidas sobre como serão os próximos meses do seu filho. Então, já separe seu caderninho para anotar as perguntas que você deve fazer ao pediatra quando realizar a primeira consulta do seu filho.
- Com que frequência o bebê pode sair de casa?
- Como proceder com o umbigo do bebê?
- Como fazer a higienização correta do bebê? Quais produtos usar?
- Qual é a melhor posição para o bebê dormir sem riscos de se engasgar?
- Como lidar com a amamentação da forma correta?
- Quanto tempo devo amamentar?
- Como tratar as cólicas do bebê?
- A partir de quantos meses é possível introduzir outros tipos de alimentos?
- Como lidar com os refluxos e regurgitações?
- A chupeta é indicada em quais situações e por quanto tempo?
Ufa! As dúvidas são inúmeras e muitos pais ainda conseguem complementar essa lista com mais questionamentos, afinal, querem cuidar do seu filho da melhor forma e estão completamente certos em agir assim.
Por isso, a primeira consulta com o pediatra é fundamental, pois somente este profissional responderá às suas dúvidas com propriedade. Anote tudo o que o especialista falar detalhadamente, para não ficar com mais dúvidas quando chegar em casa. E tome cuidado com as informações que você busca na internet, pois muitos sites trazem informações imprecisas e divergentes.
Lembre-se: estamos falando de cuidados fundamentais com o seu bebê!
Aqui no blog da Likluc, somos especialistas em puericultura e ensinamos pais a cuidarem de seus filhos da melhor forma possível com informações embasadas e fundamentadas na ciência. Até mais!
Dra. Thais Chaves
CRM52.85818-8 / RQE 19491
Para quem não me conhece, muito prazer, sou a Dra. Thais Chaves! Se você está aqui buscando mais informações sobre gravidez maternidade e desenvolvimento infantil, talvez já tenha me visto por aí nas redes sociais, principalmente no meu instagram, o @pediatra mae.
Como o nome já diz, eu passo o dia tentando conciliar (e às vezes nem consigo) a vida de pediatra e de Mãe do Henri. No âmbito profissional estou atuando há mais de 12 anos diretamente com famílias em consultório e busco me manter sempre atualizada sobre tudo que envolve a pediatria.
A maternidade me ajuda ainda mais a entender na prática tudo que eu trago para o meu consultório e para as dicas que eu dou nas redes sociais — pediatra e mãe, essa combinação deu muito certo! Por gostar tanto desse mundo acabei conhecendo a Likluc ao usar o seu principal produto: o Aspirar Baby — com o Henri — Daí surgiu uma relação de muita confiança e consideração por essa marca que acredito, cujos produtos usei e uso!
Assim, não poderia deixar de aceitar o convite para assinar diversos posts aqui no blog da Likluc: todo mês vocês poderão conferir conteúdos meus exclusivos sobre processos de saúde e doença, amamentação, sono, alimentação infantil, desenvolvimento das crianças, vacinas e outros temas que estão no dia a dia de mães pais e seus filhos.
Não se preocupe: você sempre encontrará informações e recomendações confiáveis e atuais para dar o melhor cuidado para as crianças. Eu acredito que é por meio das informações de qualidade que posso ajudar diferentes famílias. Afinal a escolha da Criança é feita através da escolha de seus pais. Pais bem informados são capazes de oferecer o melhor!
É isso que você quer para seus filhos? Então não deixe de me acompanhar semanalmente por aqui!
2 thoughts on “Primeira consulta pediátrica: O que perguntar? Quando ir?”