A maioria dos pais consola seus filhos depois de pesadelos ocasionais, certo?
Mas, se o seu filho já teve o que é conhecido como terror noturno infantil, seu medo provavelmente era inconsolável, não importa o que você tentasse. Quer saber mais sobre o terror noturno infantil e como ajudar o seu bebê nesta situação?
Continue essa leitura com a LikLuc e saiba mais.
O que é terror noturno infantil?
Terrores noturnos e pesadelos podem parecer semelhantes, mas há uma diferença importante: ao contrário de um pesadelo comum, as crianças normalmente não acordam do terror noturno infantil. Durante o episódio, eles podem gritar, chorar, se debater e chutar, sentando na cama e com aparência aterrorizada.
Mas, é muito difícil acordar ou se comunicar com uma criança durante um terror noturno: na maioria das vezes, eles são inconsoláveis.
Embora os terrores noturnos – que podem durar de alguns segundos a alguns minutos – pareçam traumatizantes, as crianças geralmente voltam ao sono normal após o incidente e não têm nenhuma memória do terror noturno na manhã seguinte.
São múltiplos os gatilhos
O terror noturno ocorre durante o estágio mais profundo do sono e é mais comum entre 00:00 am e 02:00am. Existem várias causas possíveis: pode ser desencadeado por cansaço extremo ou falta de sono, estresse, uma mudança na rotina ou febre.
Aliás, o terror noturno infantil é mais provável de ocorrer com meninas do que com meninos, e a maioria das crianças só os deixa de ter na adolescência.
Existem sinais?
Durante o terror noturno infantil, uma criança pode:
- de repente, senta-se ereto na cama;
- grita ou chama por perigo;
- sua respiração fica mais rápida e o batimento cardíaco extremamente acelerado;
- transpira em excesso;
- se debate na cama;
- seu rosto fica com aspecto de chateação ou terror;
Depois de alguns minutos, ou às vezes mais, a criança simplesmente se acalma e volta a dormir.
Ao contrário dos pesadelos, dos quais as crianças muitas vezes se lembram, o terror noturno infantil não permanece em suas lembranças no dia seguinte porque estavam em sono profundo quando isso aconteceu – e não há imagens mentais para lembrar.
Como lidar com o terror noturno infantil?
O terror noturno pode ser muito perturbador para os pais, que podem se sentir desamparados por não serem capazes de confortar ou acalmar seus filhos.
A melhor maneira de lidar com o terror noturno é esperar pacientemente e garantir que a criança não se machuque ao se debater. As crianças geralmente se acalmam e voltam a dormir sozinhas em alguns minutos. Aliás, é imprescindível não tentar acordar as crianças durante um terror noturno: as tentativas geralmente não funcionam, e as crianças que acordam tendem a ficar desorientadas e confusas, e podem demorar ainda mais para se acalmar e voltar a dormir.
Saiba que não há tratamento para o terror noturno, mas você pode ajudar a preveni-los. Tente:
- reduzir o estresse do seu filho;
- estabelecer e seguir uma rotina de hora de dormir simples e relaxante;
- certifique-se de que seu filho descanse o suficiente;
- evite que seu filho se canse por ficar acordado até tarde;
Compreender os terrores noturnos pode reduzir a sua preocupação – e ajudá-lo a ter uma boa noite de sono. Mas, se o terror noturno acontecer repetidamente, converse com seu pediatra sobre a necessidade de encaminhamento à um especialista em sono.
A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!
2 thoughts on “O que é Terror Noturno Infantil e como ajudar o bebê?”