O medo de agulha
Algumas pessoas não sentem o menor desconforto ao fazer um exame de sangue ou se vacinar. Já para outras, as agulhas são seu maior pesadelo.
O medo de agulha atinge de 3% à 10% da população mundial. O que corresponde a cerca de 700 milhões de pessoas. Essa porcentagem cresce ainda mais entre as crianças. Afinal, quase todas sofrem com o temor.
É ligado a uma sensação de descontrole emocional, em que a pessoa chega a sentir vergonha pelo medo. Por conta disso, pode também acionar outros distúrbios psicológicos, caso a pessoa afetada não consiga lidar bem com essas situações sozinha.
Em casos extremos, a pessoa pode ser diagnosticada com aicmofobia, o medo irracional de agulhas, injeções e alfinetes.
Além disso, a aicmofobia causa ansiedade e aumento da frequência cardíaca nas pessoas que sofrem desse mal. O simples fato de pensar, ou estar na presença de objetos pontudos, causa um grande desconforto, podendo chegar ao desmaio.
De onde vem o medo de agulha?
O medo de agulhas está, principalmente, relacionado com experiências traumáticas. Assim, o elevado nível de estresse, junto a influência de pessoas próximas, que relatam o mesmo temor, contribui para o desenvolvimento desse medo.
A associação de memórias ruins com o objeto, também pode influenciar para essa fobia. Resultados ruins de exames ou até mesmo o falecimento de um ente querido podem estar vinculados ao subconsciente de quem sofre com o medo.
Os bebês
A hora da imunização é um momento de tensão, em que a injeção gera sensações desagradáveis e dor.
O médico, uma pessoa desconhecida, e seu ambiente pouco explorado, intensifica essa experiência para o bebê. Um adulto próximo com esse medo pode influenciar o mesmo comportamento nas crianças. Outro fator é quando o objeto é usado como ameaça ou punição a criança, por exemplo.
“ – Se continuar chorando vou te levar para tomar injeção!”
É pouco provável que um bebê não chore durante a vacinação. E ninguém gosta de ver os pequenos chorando.
Pikluc
Pensando em diminuir os estresses desse momento, a Likluc lançou o Pikluc, um produto com a finalidade de aliviar as dores e o desconforto das injeções.
Suas mini pontas, quando pressionadas sobre o local da aplicação, sensibilizam os nervos da região, diminuindo a ansiedade e a sensação de dor causadas pela agulha.
Versátil e fácil de usar, o Pikluc não é só para bebês. Assim, pode ser usado em qualquer idade!
Conheça mais e adquira seu Pikluc diretamente pelo site.
A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!