fbpx
Mãe com filho no colo sendo amamentado

Leite empedrado: entenda as causas e como desempedrar

Conteúdo

Conteúdo

O ato de dar leite ao bebê é único e particular, portanto, cada mulher tem uma experiência ao vivê-lo. Para algumas mães, amamentar é algo natural e sem incômodos, enquanto outras sofrem com dores na amamentação, causadas por diferentes motivos, como as mamas empedradas.

Apesar da possibilidade de surgir a qualquer momento, o ingurgitamento mamário, como também é chamado, costuma acontecer entre o segundo e o quinto dia de vida do bebê. Infelizmente, o leite empedrado é comum e está presente na rotina de 15% a 50% das mães.

Se você está grávida ou deseja entender melhor sobre o assunto, este conteúdo é o ideal. Além de explicar os detalhes sobre o problema, compartilhamos dicas de como desempedrar o leite rápido. Continue a leitura e confira!

Afinal, o que é o leite materno empedrado?

O peito empedrado é responsável pelo enchimento excessivo das mamas com leite. A condição costuma gerar incômodos e dores para a mãe, dificultando o ato de dar o mama para o bebê. Em relação ao momento em que ela surge, o período varia, já que o problema pode aparecer antes mesmo do nascimento da criança.

Por que o leite empedra?

Devido à hiperlactação. Além de deixar a região com mais volume, a alta produção de leite torna o líquido viscoso, aspecto que dificulta a fluidez da amamentação. A condição pode surgir em qualquer fase da amamentação, principalmente, nos primeiros meses após o nascimento do bebê.

O tratamento deve ser iniciado assim que os primeiros sintomas começarem a aparecer. Ainda no conteúdo de hoje, ensinamos remédios caseiros para desempedrar o leite da mama.

Quais são os diferentes tipos de leite materno empedrado?

Existem dois tipos de ingurgitamento: o fisiológico, comum entre as mulheres, e o patológico, que necessita de cuidados especiais e tratamento com um médico especializado. Confira mais detalhes a seguir.

Ingurgitamento fisiológico

Considerado o tipo que mais acomete as mamães com o excesso de leite, o empedramento fisiológico costuma ocorrer quando o bebê não tem uma pega correta e, por consequência, deixa o líquido acumular na mama. Nesses casos, as dores não são tão agudas e o tratamento é mais fácil. Para as mulheres diagnosticadas com ele, o indicado é não ficar longos períodos sem amamentar.

Ingurgitamento patológico

O patológico é raro. Os incômodos e as dores oferecidos por ele são mais fortes, o que aumenta o desconforto na mama. Nesses casos, os seios podem inchar ao ponto de dificultar a amamentação do bebê. Um dos tratamentos indicados é aumentar a quantidade de vezes que o bebê mama ou retirar o excesso de líquido manualmente. Nos dois tipos, é fundamental a pega correta da amamentação.

O que pode causar o ingurgitamento mamário?

Uma das principais causas é o atraso para o início da amamentação. Por isso, é indicado que o bebê mame nas primeiras horas de vida. Outros possíveis motivos são:

  • Pega incorreta;
  • Mamadas pouco frequentes ou com intervalos de tempo muito grandes;
  • Uso de suplementos que aumentam a produção de leite.

    Mãe com mãos no seio e sentindo dores

Quais são os sintomas do leite empedrado? Saiba como identificar

Os sintomas varia de pessoa para pessoa, mas os mais comuns são:

  • Aumento do volume das mamas;
  • Febre em casos de ingurgitamento patológico;
  • Desconforto e dores na região da mama;
  • Achatamento nos mamilos, dificultando a saída de leite;
  • Mamas podem ficar mais duras;
  • Algumas regiões da mama podem ficar avermelhadas.

Leite empedrado: o que fazer para resolver o problema?

Para as mamães que desejam saber o que fazer quando o leite empedra, listamos os tratamentos mais recomendados. Quando a mulher sentir dores fortes, buscar ajuda médica é imprescindível, já que somente assim será possível reverter a situação. Aprenda como aliviar os sintomas:

1. Amamente com frequência

A amamentação em livre demanda garante que a produção de leite aconteça na quantidade certa. Na prática, isso evita que o líquido seja acumulado em excesso.

2. Retire um pouco de leite antes do bebê mamar

Se você sofre com a alta produção, o ideal é tirar um pouco antes de amamentar, já que, se a mama tiver com muito volume, o bebê sentirá dificuldade para sugar o líquido. Para armazenar o leite materno, você pode usar uma bomba ou as mãos.

3. Faça massagens na mama

Realize pequenos movimentos circulares na região da mama para fluidificar o leite solidificado. Garanta que os dedos percorram toda a região.

4. Use compressas mornas ou frias

A dúvida é: o leite empedrado necessita de compressa fria ou quente? A verdade é que as duas formas são recomendadas. A opção morna é recomendada para melhorar a liberação do leite e aumentar a fluidez na saída. Evite usar água quente, pois ela aumenta a produção.

Já a aplicação da alternativa fria é indicada para diminuir o inchaço e aliviar as dores e os incômodos. Para quem não sabe como realizar o processo, temos uma compressa aderente refrescante à base de água, a Xô Febre. O produto é de fácil aplicação e remoção para garantir praticidade no processo.

Como prevenir a mama empedrada?

A principal técnica para evitar o empedramento é oferecer o leite em livre demanda ao neném. Além disso, realizar massagens durante o processo também contribui para a descida do líquido.

Desmame: como fazer para o leite não empedrar?

Se você vai começar o desmame noturno ou integral e deseja saber o que fazer para o leite não empedrar no desmame, a dica é colocar compressas frias na região. O contato com a superfície gelada auxilia na redução da produção e, consequentemente, evita o ingurgitamento das mamas.

Qual profissional pode me ajudar?

Caso sinta dores e outros incômodos ao amamentar, procure o obstetra que acompanhou a gestação ou um mastologista. Em hipótese alguma use medicamentos sem a prescrição de um profissional, pois algumas opções podem afetar a produção de leite e colocar em risco a sua saúde e a do bebê.

Mãe sendo atendida com média obstetra em consultório clínico

Esperamos que o conteúdo ajude a evitar qualquer sofrimento ao amamentar. Caso queira compartilhar outras dicas, use os comentários, outras mamães ficarão gratas com as sugestões.

Até o próximo conteúdo! ❤️

Elefante da LikLuc, em tom azul, sentado, com detalhe laranjado na boca/bochecha

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.