fbpx
Menina utilizando uma seringa para fazer uma lavagem nasal

Fazer lavagem nasal é perigoso? Veja cuidados e precauções

Conteúdo

Conteúdo

Muitas mamães têm dúvida se fazer lavagem nasal é perigoso em bebês, mas, na verdade, essa é uma técnica segura e comum que serve para aliviar alguns sintomas de resfriados, sinusites e gripes.

Saber fazer a lavagem nasal ajuda na desinflamação das vias aéreas e também na remoção do muco que impede a passagem de ar no nariz do bebê. O método é feito com soro fisiológico, já que a água comum possui substâncias contaminantes que irritam a mucosa nasal.

Por mais que seja um método seguro que proporciona alívio para os pequenos, é preciso se atentar para alguns cuidados e precauções com a lavagem nasal. Dessa forma, a Likluc trouxe para você 8 dicas do que se atentar no momento de fazer a lavagem nasal. Confira a seguir!

1. Consulte um pediatra

Isso vale para a lavagem nasal e para qualquer outro procedimento que você realizar em um bebê: sempre consulte um pediatra. Ele é um profissional capaz de mostrar a importância da lavagem nasal para os bebês por meio de exames e consultas.

Estamos falando da saúde do bebê, por isso, só esse profissional pode avaliar a situação específica do seu pequeno e fornecer as orientações mais adequadas, até mesmo a melhor técnica de lavagem nasal.

Mãe ensinando a menina a lavar a mão na pia do banheiro

2. Higienize as mãos

Depois de consultar o pediatra e estar tudo liberado para a lavagem nasal, é importante que, antes de iniciar, você higienize bem as mãos. Lave-as muito bem com água e sabão para evitar a transmissão de germes para o bebê.

Higiene natural do bebê: o que é, benefícios e como fazer

3. Utilize soluções salinas estéreis

Sempre faça o uso de soro fisiológico. Esse é um dos principais cuidados durante a lavagem nasal. Existem soluções salinas, como também é chamado o soro fisiológico, próprias para os bebês, que são livres de aditivos ou conservantes.

Elas podem ser compradas normalmente em farmácias ou, então, com a orientação de um pediatra, uma receita pode ser preparada em casa.

Menina fazendo careta com a seringa da lavagem nasal

4. Não use força excessiva

Mamães, se o bebê estiver agitado, irritado ou super resistente ao procedimento, não force. Jamais use força excessiva sobre os bebês. Nesses momentos, tudo pode acontecer, como o bebê engasgar com o soro fisiológico ou machucar o nariz com algum movimento brusco.

Se ele apresenta resistência, pare o procedimento e tente novamente mais tarde ou em outro momento em que o pequeno estiver mais calmo. Uma boa dica é fazer o uso de músicas relaxantes que acalmem o bebê, como o ruído branco.

É muito importante também não utilizar força excessiva na seringa de lavagem. Todo o procedimento deve ser feito de forma lenta e suave.

5. Evite compartilhar os objetos da lavagem

Alguma mãe perguntou sobre a lavagem e te pediu emprestado os seus objetos de lavagem nasal? Diga a ela que essa ação não é muito higiênica e pode causar problemas.

Fazer o compartilhamento de objetos nasais de aspiração, como o aspirador nasal, entre bebês é uma maneira de facilitar a transmissão de infecções — e não queremos nada disso para os nossos pequenos e pequenas, certo?

Leia também: Aspirador nasal: conheça os benefícios do acessório

Menina fazendo lavagem nasal com seringa e um recipiente para coletar o que sai do nariz

6. Verifique a quantidade correta do soro

Atenção para quando colocar a quantidade de soro fisiológico, pois esse é um importantíssimo cuidado durante a lavagem nasal. A quantidade de soro fisiológico 0,9% (SF) pode variar, mas, em geral, segue a recomendação:

  • Recém-nascido – 1ml;
  • 2-5 meses – 2-3ml;
  • 6-12 meses – 5ml;
  • Maior que 1 ano – 10 ml ou +

7. Posicione o bebê de forma segura

Por último, é importante que você se atente ao posicionamento do bebê. Colocá-lo em uma posição segura e confortável pode aumentar as chances de a lavagem nasal ser feita de forma correta. Inclusive, montei um passo a passo completo que te ensina como fazer lavagem nasal em bebê, acesse e confira as dicas!

Sempre posicione e mantenha a cabeça do bebê inclinada para frente, fazendo a lavagem de forma suave. Mantenha também a boca do bebê aberta durante todo o processo para evitar que ele aspire o líquido.

Pode fazer lavagem nasal em bebê com resfriado?

Sim, a lavagem nasal em bebês com resfriado pode ser feita e é até mesmo recomendada pelos profissionais de saúde. A lavagem ajuda a aliviar todo o desconforto que o bebê sente pelo acúmulo de muco e secreções nasais, facilitando a respiração dele.

A lavagem nasal feita durante o resfriado é uma ótima alternativa, já que, com o soro fisiológico, é possível umedecer as passagens nasais e soltar o muco, ajudando a removê-lo depois. Mas lembre-se de que a lavagem nasal no bebê com resfriado deve ser feita de forma cuidadosa, para evitar qualquer tipo de irritação ou desconforto.

Você também pode se interessar por: Coriza em bebê: o que é, causas e tratamentos

Depois de ler o nosso texto, os cuidados durante a lavagem nasal permitem não só tornar o processo ainda mais seguro, mas também mais confortável ao bebê. No começo, pode parecer um pouco difícil, mas com prática e rotina, a lavagem nasal se torna fácil e mostra todos os seus benefícios.

Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe nas redes sociais para que mais mamães possam conhecer sobre os cuidados durante a lavagem nasal e realizá-la de maneira segura. Não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber todas as nossas novidades e promoções!

Karina Grandino – Farmacêutica

CRF/PR 25.585

Olá, meu nome é Karina Grandino e sou Farmacêutica da Likluc!Tenho mais de 10 anos de experiência em orientação de pacientes, aconselhamento sobre medicamentos, vacinação e cuidados gerais de saúde, incluindo hábitos saudáveis, prevenção de doenças e promoção do bem-estar. Além disso, também estou diretamente envolvida no desenvolvimento de novos produtos da marca Likluc, trazendo soluções inovadoras que melhorem a saúde e a qualidade de vida dos pais e dos pequenos.

No meu dia a dia na farmácia, tive a oportunidade de encontrar muitos pais em busca de orientações sobre medicamentos, vacinação, nutrição e cuidados gerais de saúde para seus filhos. Essa experiência reforçou ainda mais a minha missão de auxiliá-los a compreender plenamente as necessidades de saúde de seus filhos, assegurando que tenham acesso às informações corretas e confiáveis que necessitam.

Dessa forma, meu objetivo ao assinar os artigos do Blog da Likluc, será disponibilizar informações atualizadas e embasadas que ajudem os leitores a tomar decisões conscientes envolvendo sua saúde e bem-estar.

Será um prazer estar nessa jornada com vocês, compartilhando conhecimento e informações relevantes por meio do Blog da Likluc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.