fbpx

Blog

mulher com a boca aberta, olhos fechados e com a mão no dorso

Falta de ar na gravidez: é normal? O que fazer?

Conteúdo

Conteúdo

Durante o período de gravidez, tantos sintomas se iniciam que pode ser que surjam algumas dúvidas. Com isso, nascem várias preocupações com a saúde do bebê e a própria saúde da mamãe. Uma delas está relacionada ao sistema respiratório: entenda melhor sobre a falta de ar durante a gestação e por que ela ocorre.

Ao passo que o bebê vai crescendo em sua barriga, alguns de seus órgãos vão sendo realocados. Com isso, o diafragma e os pulmões são comprimidos. Assim, pode ser que fique mais difícil para o corpo realizar movimentos de inspiração e expiração.

Por isso, é normal ocorrerem sintomas de falta de ar durante a gestação, contudo, é necessário se atentar a eles, uma vez que, caso se apresentem de forma muito intensa, ou ainda venham acompanhados de outros sintomas, é necessário visitar um médico o quanto antes para evitar quaisquer complicações.

Avaliando melhor as causas

Quando se trata de saúde, é sempre importante dar a devida atenção, uma vez que os sintomas podem apontar causas de complicações maiores. Especialmente no período da gestação, é muito importante estar sempre atenta a cada sinal que o corpo apresenta.

Assim, a falta de ar durante a gravidez é normal até certo ponto, sendo necessário que você realize avaliações profissionais para sanar dúvidas relacionadas a outros sintomas. Caso você sinta dores no peito, febre, respiração e pulso acelerado, arrepios ou se seus lábios estiverem com aparência azulada, é importante que você procure um médico o mais rápido possível.

Leia também nosso post sobre bebê com febre e saiba o que fazer quando acontecer.

Esses sintomas podem indicar complicações que, se não forem cuidadas a tempo, prejudicam a formação e saúde do seu bebê. É necessário, apenas, que esteja atenta aos sinais que o seu corpo apresenta e realize todos os cuidados e exames necessários durante toda a gravidez. Você precisa estar atenta e dar atenção a todos os detalhes da gestação!

O que fazer para aliviar a falta de ar na gestação?

Normalmente a falta de ar gestacional é passageira e não demora a desaparecer. No entanto, se você sentir necessidade de fazê-la passar logo, o mais recomendado é que você se sente de maneira confortável e se concentre em sua respiração de modo a conseguir controlá-la e se acalmar.

Mulher grávida cansada deitada no sofá

Não é aconselhável deitar de barriga para cima ou de bruços, uma vez que, desse modo, a compressão do diafragma e pulmão pelo útero é ainda maior. Além disso, é importante procurar por técnicas que auxiliam na redução da ansiedade para reduzir os sintomas.

O bebê sofre com isso?

Muitas mães se preocupam também se o bebê também sofre com os sintomas da falta de ar. No entanto, você pode se tranquilizar quanto a isso. Como a respiração do bebê é realizada por meio da corrente sanguínea pelo cordão umbilical, no geral, o bebê não sofre com a falta de ar da mãe durante a gestação.

Apenas é preciso ficar atenta à duração desses intervalos, uma vez que, se a falta de ar perdurar por muito tempo, o nível de oxigênio em seu sangue pode começar a diminuir e consequentemente isso também afeta o bebê. Mas isso só ocorre se a falta de ar for muito intensa e de longa duração.

Vai ocorrer durante toda a gestação?

A falta de ar começa a acontecer na medida em que o útero vai se dilatando e ocupando mais espaço dentro do tronco. Isso significa que, na prática, a respiração vai começar a ficar dificultosa do primeiro ou segundo trimestre da gestação, podendo ir piorando conforme a gestação avança e seus órgãos, como os pulmões, vão ficando mais comprimidos, e pode durar até meados da 36° semana de gestação – quando a barriga se abaixa um pouco liberando espaço aos órgãos que estavam sendo comprimidos.

Mulher sentada com enjoo

Outro ponto que merece atenção é o caso de mães que possuem asma. Nesse caso, é necessário consultar um médico especialista assim que souber da gravidez, uma vez que ele irá oferecer todo o cuidado e orientação necessários desde o início da gestação. Assim, você previne qualquer problema em situações emergenciais, como as crises que a asma causa.

O ideal é evitar preocupações, contactar o seu obstetra caso tenha alguma dúvida e sempre manter a calma quando sentir falta de ar. Não há dúvidas de que seu bebê nascerá com muita saúde. Aproveite para ler nosso post sobre como fortalecer a imunidade do bebê e garanta que ele esteja sempre bem e seguro.

Essas foram as dicas e orientações que eu preparei para você, mãe gestante que está passando por esses problemas. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe aqui nos comentários que eu e a equipe Likluc responderemos! Aproveite e leia também nosso post sobre aspirador nasal e entenda qual o melhor para usar em seu filho após o nascimento. Até o próximo post!

Médica pediatra Dra. Thais Chaves

Dra. Thais Chaves

CRM52.85818-8 / RQE 19491

Para quem não me conhece, muito prazer, sou a Dra. Thais Chaves! Se você está aqui buscando mais informações sobre gravidez maternidade e desenvolvimento infantil, talvez já tenha me visto por aí nas redes sociais, principalmente no meu instagram, o @pediatra mae.

Como o nome já diz, eu passo o dia tentando conciliar (e às vezes nem consigo) a vida de pediatra e de Mãe do Henri. No âmbito profissional estou atuando há mais de 12 anos diretamente com famílias em consultório e busco me manter sempre atualizada sobre tudo que envolve a pediatria.

A maternidade me ajuda ainda mais a entender na prática tudo que eu trago para o meu consultório e para as dicas que eu dou nas redes sociais — pediatra e mãe, essa combinação deu muito certo! Por gostar tanto desse mundo acabei conhecendo a Likluc ao usar o seu principal produto: o Aspirar Baby — com o Henri — Daí surgiu uma relação de muita confiança e consideração por essa marca que acredito, cujos produtos usei e uso!

Assim, não poderia deixar de aceitar o convite para assinar diversos posts aqui no blog da Likluc: todo mês vocês poderão conferir conteúdos meus exclusivos sobre processos de saúde e doença, amamentação, sono, alimentação infantil, desenvolvimento das crianças, vacinas e outros temas que estão no dia a dia de mães pais e seus filhos.

Não se preocupe: você sempre encontrará informações e recomendações confiáveis e atuais para dar o melhor cuidado para as crianças. Eu acredito que é por meio das informações de qualidade que posso ajudar diferentes famílias. Afinal a escolha da Criança é feita através da escolha de seus pais. Pais bem informados são capazes de oferecer o melhor!

É isso que você quer para seus filhos? Então não deixe de me acompanhar semanalmente por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.