fbpx
mulher amamentando seu bebê

Desmame gentil: dicas para finalizar corretamente!

Conteúdo

Conteúdo

6 minutos de leitura

Então, seu filho já está crescendo e chegou a hora de desmamar? Nós temos dicas essenciais para que você faça o desmame gentil, assim, seu filho sofre menos com a mudança na rotina. As primeiras mudanças são sutis para que seu corpo não reclame tanto – afinal, nós adultos sabemos muito bem o quanto é estressante cortar um alimento radicalmente do cardápio, então não faça isso com seu pequeno. A assim como o nosso, o corpinho deles não sabe o que está acontecendo e fica em abstinência; consequentemente, ficam estressados. Nós estamos aqui para ajudar você a passar essa fase delicada da melhor forma possível. Acompanhe a leitura e veja as boas práticas de um desmame gentil.

Boas práticas para o desmame

Leva certo tempo até que a criança se torne independente da mãe na alimentação. Este processo acontece entre os seis meses até os dois anos de idade. Além disso, não há uma duração específica para dar de mamar ao seu filho, pois cada criança tem seu tempo, assim como algumas mães possuem bastante leite desde o começo e outras precisam esforçar-se para produzir leite durante os primeiros meses. Então, acate as dicas que preparamos para você, as alinhe com sua rotina e veja quais se encaixam no desenvolvimento do seu filho.

1. Identifique a vontade do seu filho

Nos primeiros meses é essencial que o bebê mame o leite materno por conter todos os nutrientes que seu corpo precisa, por isso o alimente sempre que ele sentir fome, apenas tome cuidado para que não provoque refluxo com o excesso de mamadas. Agora, se você sente que depois de um aninho seu filho está “perdendo a hora” de mamar, não o lembre! Deixe que o próprio corpo do seu filho vá se acostumando sem o leite e peça apenas quando sentir necessidade.

2. Faça a introdução alimentar depois dos seis meses

Depois dos seis meses de idade você já começou a introdução alimentar com algumas frutas e legumes, não é mesmo? Pois aumente a variedade de alimentos do cardápio do seu filho com o passar dos meses, assim ele vai conhecendo tantas novas comidas, provando texturas e sabores diferentes que o leite começa a ficar com “gostinho de nostalgia” e pede apenas quando sente saudade. Lembre-se de não bater os alimentos no liquidificador para que o corpo do bebê treine a mastigação e seu sistema digestório se desenvolva para quebrar todas as moléculas e realizar a absorção de fibras.

3. Chame-o para dormir durante a madrugada

Sabe o mamá durante a noite? Então, neste momento, quando seu filho chamá-la para mamar, converse com ele e explique que é hora de dormir e tente distraí-lo com a conversa, pergunte se ele não está com sono porque a mamãe está bem cansadinha e precisa descansar. Sempre fale com mansidão e suavidade na voz, não fique brava por ele ter vontade de mamar mesmo depois de grandinho. Se mesmo depois da conversa ele ainda insistir, deixe-o mamar – tudo bem! Com o passar das noites ele começa a entender que não precisa mamar de madrugada e que é o momento de dormir, respeite o tempo do seu filho.

4. Ofereça frutas, legumes e alimentos que ele gosta

Durante o dia é normal que ele peça para mamar, portanto ofereça outros alimentos que você sabe que ele gosta. Leve-o até a cozinha, mostre como se prepara a fruta, enquanto isso converse sobre a origem (se é do pé como a maça, se é do chão como a melancia), aproveite para ensinar sobre as cores (morango é vermelho, limão é verde, laranja é laranja – olha só que interessante!) e depois deixe-o se deliciar e fazer a bagunça que quiser, assim você está ensinando sobre os alimentos. O principal disso tudo, você acabou de distraí-lo e pulou uma mamada, muito bem!

5. Mude o cantinho do mamá

Geralmente, as mamães tem um lugar preferido, seja numa poltrona no quarto, no sofá da sala ou na cama do quarto. No final, a criança acostuma que aquele cantinho é onde ele mama. Desse modo, mude a posição dos móveis e não fique muito tempo neste cantinho para que a memória do bebê não seja ativada e peça o leite – afinal, ele associou aquele local ao mamá e desassociar é um passo para se fazer aos poucos.

bebe sendo alimentado com leite materno

 

6. Não passe nada ruim no seio

Por favor, não faça isso com seu filho! De maneira nenhuma passe pimenta, alho, café ou qualquer outro tipo de alimento, suco, chá ou tempero. Não gostamos nem de pensar na reação da criança indo mamar na esperança de sentir o sabor gostoso do leite e se deparar com um gosto desagradável. O evento pode ser traumático! É o momento de afeto entre mãe e filho, então, deixe boas memórias para seu filho fazendo o desmame gradativamente, com cuidado e carinho. Para ajudar ainda mais neste processo, confira o conteúdo com 8 dicas para o bebê pegar a mamadeira e assim não ser tão difícil a troca.

Seios fartos e cheios: o que fazer

No começo seu corpo irá produzir a quantidade que estava acostumado. Porém, como a frequência de mamadas vai diminuindo, seu corpo percebe a mudança e também reduz a produção. Se mesmo assim você sentir que estão cheios e está doendo, retire o leite com o auxílio de um coletor de leite, mas não retire tudo, pois o objetivo não é estimular a produção e sim guiar o seu corpo para a redução. Sabe uma coisa que você pode fazer? Tire um pouquinho do leite e quando seu filho pedir para mamar entregue o leite materno no copinho, assim você também está desmamando.

Siga estas dicas e faça o desmame gentil, assim você respeita o corpo do seu filho assim ter um desenvolvimento saudável.

Mãe amamentando o seu filho ao ar livre

Gostou do conteúdo? Nós sempre trazemos informações valiosas para o desenvolvimento do seu filho da melhor maneira possível. Então, continue acompanhando o blog da Likluc e fique sempre por dentro do universo infantil. Aproveite para ler o post sobre desfralde e saiba como tirar a fralda do bebê de forma descomplicada.

Nos vemos no próximo post!

Elefante da LikLuc, em tom azul, sentado, com detalhe laranjado na boca/bochecha

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!

4 thoughts on “Desmame gentil: dicas para finalizar corretamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.