Quando há um bebê em casa, é comum que, a qualquer mudança, os pais fiquem super preocupados. Afinal, ele não pode falar se está bem, se está mal, pelo menos não com palavras. Uma tosse sem motivo, espirros consecutivos sem causa aparente e uma febre inesperada, seja ela baixa ou alta, sempre são imediatamente percebidos pelos pais, visto que a criança muda de comportamento.
Quando se fala dessa última mudança, ou seja, a febre, é preciso manter os olhos abertos porque, se o bebê atingir determinada temperatura rapidamente, se a febre for persistente, tiver associado outro sintoma ou for um bebê bem novinho (menor de 3 meses), deve ser avaliado logo.
Dito isso, como saber se o bebê está com febre? Bem, há os métodos tradicionais, embasados na medicina, e os caseiros, perpassados de geração em geração devido aos costumes diferentes de cada região, família etc. Conhecer pelo menos alguns é essencial para averiguar se o estado da criança está bem ou se está com algum problema de saúde.
Febre em adultos x febre em bebês
Segundo o Serviço Nacional de Saúde, um adulto está com febre quando está com 37,5ºC medindo via oral ou axilar, e por 37,7ºC quando medido pelo tímpano. Mas é preciso considerar outros fatores, além dessa temperatura, como se a pessoa está com muitas camadas de roupa, se faz muito calor no dia, se ela acabou de sair do banho quente, entre outros. Quando os adultos estão com febre, eles têm suores, calafrios, dores musculares, fraqueza e outros desconfortos que podem relatar facilmente.
Considera-se com febre um bebê que esteja com a temperatura axilar acima de 37,4ºC, retal acima de 38ºC e timpânica acima de 37,8ºC. Os locais variam as temperaturas devido a suas temperaturas padrões, tipo de tecidos, entre outros. Acima desses valores, a febre já pode ser considerada elevada, ainda mais quando atinge 39ºC ou 40ºC.
Como medir a temperatura: diferentes formas
Agora que você já sabe quais são as temperaturas que o bebê tem quando fica com febre, é preciso saber como você pode medir a febre. Observou que seu bebê está irritado ou com um comportamento mais abatido? Quando o pega no colo, percebe seu corpo mais quente do que o normal? Ele ficou, de repente, com as bochechas bem vermelhas? Pode ser um sinal de febre! Você pode usar os determinados métodos:
1. Medir com a mão na bochecha do bebê
Esse é um dos métodos mais simples de como saber se o bebê está com febre. Definitivamente, pode-se apostar que, quando a medicina não estava avançada, esse modo era o mais usado. Quando você encosta a mão na bochecha do bebê e sua mão parece quase arder é o indício de que ele está com a temperatura muito mais alta que o normal – o problema é que você não tem uma exatidão de quantos graus a mais.
2. Medir com os lábios no rosto do bebê
Essa também é uma maneira bem simples como a de cima, basta encostar os lábios suavemente na bochecha ou na testa do bebê e sentir esses mais quentes que o normal. Se for o caso e, ainda, notar um leve rastro de suor frio, quer dizer que a temperatura dele está subindo.
3. Termômetro
Dentre os métodos de como saber se o bebê está com febre, o termômetro é o que dará a certeza da temperatura. Ainda, frisa-se que os modelos digitais são melhores e mais tecnológicos, oferecendo resultados rápidos em pouco menos de 5 minutos. Além disso, se você não souber como medir a temperatura do bebê com termômetro digital, não se preocupe, a Likluc ensina!
O primeiro método para descobrir a temperatura da criança é por meio da axila. Você deve higienizar o termômetro, depois colocar sua ponta bem no centro da axila da criança, ou seja, a parte de metal tocando diretamente a pele. Prenda levemente o braço do bebê de modo que ele não se mexa e espere até o sinal sonoro ser emitido.
Outro modo é o oral – desde que o termômetro seja usado apenas dessa maneira. O bebê deve estar a, pelo menos, 15 minutos sem comer ou beber algo. Com o termômetro devidamente limpo, coloque a sua ponta na língua da criança, feche sua boca levemente e espere até que ele faça barulho. Retire, confirme a temperatura e limpe o termômetro.
Além desses, há o método da via anal, no qual o termômetro deve ser inserido levemente no ânus da criança, com a ponta lubrificada por vaselina, desde que seja o termômetro de ponta mole, até o sinal sonoro soar! Se esse último fizer você se sentir desconfortável, assim como o próprio bebê, você pode sempre usar o método axilar ou o método oral.
Se o resultado for positivo, você pode precisar saber como baixar a febre do bebê e, para te ajudar nisso, temos um post especial e super completo sobre isso – já adiantamos que uma das soluções é usar o Xô Febre, uma compressa adesiva para os sintomas da febre.
Caso a temperatura não diminua conforme o esperado, ou esteja muito elevada, você pode usar um antitérmico já receitado pelo pediatra que acompanhar a criança e/ou deve procurar o médico pediatra mais próximo. Ele saberá a melhor maneira de lidar com o problema, se pode ou não administrar medicamentos, entre outras coisas.
Aproveite para conferir outro conteúdo, no qual explicamos quando se preocupar com a febre do bebê, e se aprofunde ainda mais em assuntos da maternidade e da criação e saúde de seus filhos: toda semana temos vários conteúdos novos aqui no blog da Likluc!

Dra. Thais Chaves
CRM52.85818-8 / RQE 19491
Para quem não me conhece, muito prazer, sou a Dra. Thais Chaves! Se você está aqui buscando mais informações sobre gravidez maternidade e desenvolvimento infantil, talvez já tenha me visto por aí nas redes sociais, principalmente no meu instagram, o @pediatra mae.
Como o nome já diz, eu passo o dia tentando conciliar (e às vezes nem consigo) a vida de pediatra e de Mãe do Henri. No âmbito profissional estou atuando há mais de 12 anos diretamente com famílias em consultório e busco me manter sempre atualizada sobre tudo que envolve a pediatria.
A maternidade me ajuda ainda mais a entender na prática tudo que eu trago para o meu consultório e para as dicas que eu dou nas redes sociais — pediatra e mãe, essa combinação deu muito certo! Por gostar tanto desse mundo acabei conhecendo a Likluc ao usar o seu principal produto: o Aspirar Baby — com o Henri — Daí surgiu uma relação de muita confiança e consideração por essa marca que acredito, cujos produtos usei e uso!
Assim, não poderia deixar de aceitar o convite para assinar diversos posts aqui no blog da Likluc: todo mês vocês poderão conferir conteúdos meus exclusivos sobre processos de saúde e doença, amamentação, sono, alimentação infantil, desenvolvimento das crianças, vacinas e outros temas que estão no dia a dia de mães pais e seus filhos.
Não se preocupe: você sempre encontrará informações e recomendações confiáveis e atuais para dar o melhor cuidado para as crianças. Eu acredito que é por meio das informações de qualidade que posso ajudar diferentes famílias. Afinal a escolha da Criança é feita através da escolha de seus pais. Pais bem informados são capazes de oferecer o melhor!
É isso que você quer para seus filhos? Então não deixe de me acompanhar semanalmente por aqui!






5 thoughts on “Como saber se o bebê está com febre? Aprenda 3 técnicas”