Amamentação é um tema bastante polêmico e – talvez por isso – gera certa confusão e medo em muitas mamães, principalmente as de primeira viagem, concorda? Contudo, é impossível simplesmente esquecer dessa parte da maternidade, já que ela é fundamental para o desenvolvimento do bebê.
Assim, uma pergunta muito frequente que costumamos ouvir é: como fazer o bebê pegar a mamadeira? No entanto, antes de mostrarmos diferentes atitudes que podem ou não funcionar no caso específico do seu filho, é preciso compreender que não há nada de concreto sobre metodologias de amamentação que realmente sejam infalíveis.

É preciso considerar que tudo pode mudar, afinal de contas, cada bebê possui um funcionamento próprio, além de se desenvolverem em um tempo muito específico e único, o que deu certo para o filho da sua amiga, pode não servir para o seu.
Por isso, antes de sair por aí tomando certas atitudes, considere as particularidades do seu filho. Não tenha pressa e fique tranquila, pois certamente você irá encontrar uma forma que dê certo para o seu pequeno finalmente pegar a mamadeira.
Para te ajudar nessa tarefa, nós da LikLuc reunimos 8 dicas clássicas – e que tem funcionado – relatadas por mães de todas as idades, para que você escolha aquela que melhor se adeque no contexto do seu pequeno. Quer saber mais? Continue acompanhando na sequência!
O que fazer para o bebê pegar a mamadeira?
É chegado o momento em que a mãe precisa voltar a rotina comum do dia a dia e para isso o bebê precisa aderir ao uso da mamadeira. Assim, a alternativa de tirar o leite materno e mantê-lo próprio para consumo é uma prática muito comum.

Contudo, muitos nenéns sentem a diferença do peito para o bico emborrachado e acabam não se adaptando. Nesse momento de desespero, muitas mulheres buscam outras alternativas no lugar da mamadeira, como o uso da colher e copos de transição. No entanto, dependendo da fase em que o bebê está, essas estratégias podem não funcionar.
O time de especialistas da LikLuc consultou diversas fontes e relatos de mães e desenvolveu uma lista com 4 dicas fáceis sobre como fazer o bebê pegar a mamadeira, bem como aquilo que você precisa evitar! Vem com a gente!
Conte com a ajuda de pessoas confiáveis
Uma boa estratégia para fazer o bebê aceitar a mamadeira é contar com a ajuda de pessoas confiáveis, que possam ficar um tempo com neném e te ajudar a amamentar enquanto você não está presente.

Porém, é indicado começar essa ação antes da mãe voltar a trabalhar ou ter que se ausentar por longos períodos, uma vez que no período de teste é importante sua presença, já que o bebê pode sentir falta e acabar ficando traumatizado, o que pode levar a uma rejeição ainda maior da mamadeira.
Dessa forma, peça para que a pessoa tente amamentar o bebê, porém permaneça distante. Se você estiver perto e a criança sentir sua presença, provavelmente ela irá querer mamar no peito, concorda?
Dê prioridade ao leite do peito
Tenha como prioridade amamentar seu filho com leite materno. Para isso, faça uso de bombinhas de sucção por meio de ordenha manual ou mecânica. O leite do peito tem propriedades muito importantes para o desenvolvimento da criança, pois previne infecções respiratórias, diminui risco de alergias, além de ser altamente nutritivo.
Para armazená-lo de forma que ele fique sempre conservado – considerando as condições climáticas do Brasil – é recomendado que o leite materno permaneça sempre refrigerado e por no máximo 12 horas após ter sido retirado do peito. Para quem preferir congelá-lo, é possível manter o leite próprio para consumo em até no máximo duas semanas.
Caso seja necessário o leite animal ou vegetal, tente introduzi-lo na mamadeira – assim como o materno – porém, faça isso aos poucos. Você pode – por exemplo – encher o recipiente até a metade com o leite comum e completar com o materno. Assim, ele irá se acostumando aos poucos ao sabor e não sentirá tanta diferença com o passar do tempo.
Invista em diferentes opções de mamadeira
Às vezes o problema não está no processo de introdução da mamadeira, mas sim no bico. Por isso, uma ótima opção é ir experimentando diversos bicos até encontrar aquele que seu filho sinta mais conforto.

Existem opções no mercado que imitam – em formato e tamanho – o peito da mulher. Assim, vale a pena você procurar por aquele que se assemelhe melhor ao formato do bico do seu peito e tentar inseri-lo.
Outra atitude que pode ajudar é amornar o bico da mamadeira e tentar deixá-lo em uma temperatura semelhante ao do seu peito. Às vezes a criança pode sentir desconforto ao perceber a diferença entre a temperatura do peito da mãe e do bico da mamadeira. Seja criativa!
Experiente outras temperaturas
Experimentar outras temperaturas para o leite também pode ajudar, considerando que o seu filho pode estar acostumado ao leite quentinho que sai direto do seu peito e – quando colocado para experimentar outra temperatura – pode estranhar.
Faça testes! Varie entre leites um pouco mais quentes, outros mais mornos e talvez até mais frios. Não é possível saber qual o mais adequado para o seu bebê sem que ele beba.
Contudo, cuidado nessa proposta e evite ao máximo dar um leite em temperaturas muito quentes para o neném, pois assim você evita que ele tenha assaduras e rejeite de vez a mamadeira.
O que não fazer para o bebê pegar a mamadeira?
Insistir na ingestão de leite materno é extremamente importante, considerando que a OMS e a Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam que até os 6 meses de vida o bebê precisa ser alimentado somente com leite materno.

Além disso, há também a questão de a mamadeira interromper o ciclo de amamentação e fazer com que a criança rejeite o peito. Para esses casos, é importante que a mãe tenha contato com o pediatra e juntos elaborem estratégias para que o bebê volte a consumir o leite e não haja desmame precoce.
Agora que você acabou de se informar sobre o que fazer para que o bebê aceite a mamadeira, saiba – logo a seguir – 4 atitudes que são importantes evitar!
Cuidado com mudanças demais
Mudar a estratégia de alimentação é uma “faca de dois gumes”, pois pode dar muito certo e você conseguir com que o bebê aceite a mamadeira, ou então fazer com que ele rejeite permanentemente o bico.
Assim, mesmo que seja uma boa ideia trocar a mamadeira por um copinho, tente permanecer tempo suficiente com o novo recipiente para dar oportunidade da criança se adaptar. Há relatos de mães que conseguiram ter muito sucesso nessa atitude, porém todas concordam que levou certo tempo até que os bebês se sentissem confortáveis.
Não force o bebê
Não force o bebê! Eu sei que você pode se sentir ansiosa e preocupada, pois seu filho parece não estar se adaptando. Contudo, forçar o processo pode fazer com que ele desista da amamentação e ocorra um desmame precoce.
Lembre-se: cada criança possui seu tempo de desenvolvimento! Talvez o que funcione para algumas, não funcione para o seu, e vice-versa. Nesse período, o acompanhamento pediátrico é de extrema importância, por isso, conte com a ajuda do médico e o mantenha informado sobre todos os passos da criança.
Cuidado ao ofertar outros líquidos
Em alguns casos incluir outros líquidos pode ser uma ótima alternativa. Assim, alternar o leite materno com suco ou chá pode ser a porta de entrada para que o bebê aceite – definitivamente – a mamadeira.
Porém é preciso muito cuidado! A introdução de outros líquidos só pode ser feita após o sexto mês de vida do pequenino, sem contar que ele pode não estar adaptado e ter alguma rejeição.
Se optar por essa estratégia, mantenha o pediatra informado e peça indicação de líquidos que a criança pode ingerir sem qualquer tipo de risco. Lembre-se, esse momento deveria ser de exclusividade do leite materno, não há outro recurso mais nutritivo para o bebê do que ele.
Não adoce o bico da mamadeira
Muitos pais caem na besteira de adoçar o bico da mamadeira com mel, açúcar, adoçante e até mesmo achocolatado. Além desses alimentos serem péssimos para o organismo do bebê tão jovem, eles também podem causar sérios problemas dentários.
Cárie, desnutrição e obesidade são alguns dos problemas que seu filho pode ter caso você tenha esse tipo de atitude! O importante é que a transição do peito para a mamadeira aconteça de forma natural e orgânica, em que a criança sinta que continua sendo amparada pela mãe.
Finalmente, mesmo diante da necessidade de uso da mamadeira, você ainda pode continuar oportunizando o peito nos momentos em que está com seu filho. Interromper um laço tão forte é difícil, não somente para o bebê, mas também para a própria mãe, já que essa é uma união exclusiva dos dois, responsáveis por fortalecer não somente o seu pequeno mais o amor que possuem um pelo outro.
Gostando do nosso conteúdo? Aqui no blog da LikLuc nós sempre trazemos diversas informações sobre o universo da maternidade! Aproveite e faça a leitura de nosso texto sobre a importância do fortalecimento imunológico do bebê. Te espero por lá!

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!



1 thoughts on “Como fazer o bebê pegar mamadeira? 8 dicas para te ajudar!”