fbpx

Blog

bebê falando no megafone fundo amarelo

Como estimular o bebê a falar? 5 incentivos à fala infantil!

Conteúdo

Conteúdo

7 minutos de leitura

Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer ser humano, já que é nesse período que são internalizadas, no cérebro, atividades cognitivas importantíssimas que serão usadas em toda a vida de uma pessoa. Por isso, é tão importante que os pais não apenas cuidem dos seus filhos, mas também deem atenção para o desenvolvimento das crianças de forma que possam criar laços de confiança para se tornarem pessoas mais autônomas quando crescerem.

E um desses aspectos é o da comunicação e, pensando em ajudar papais e mamães, decidimos trazer dicas sobre como estimular o bebê a falar com exercícios e práticas de diferentes estímulos efetivos para o estímulo da fala infantil que você pode inserir na sua rotina.

Afinal, como ensinar o bebê a falar?

O ato da fala é uma das principais formas de comunicação entre os seres humanos, já que é uma maneira de expressar nossos sentimentos, vontades e também comunicar o que não queremos fazer. E, logicamente, a aquisição da fala deve ser estimulada logo nos primeiros anos de vida, desde que a criança esteja com o sistema neurológico, as funções motoras e as psicológicas preservados.

Por isso, é válido que os pais incentivem sempre os seus filhos a falarem desde quando perceberem as primeiras tentativas de emissão de sons e possíveis palavras. Confira as dicas da Likluc para aplicar com seu bebê:

bebê deitado conversando com a mãe

1. Gesticule com as mãos enquanto conversa com o bebê

É muito importante que os pais entendam que a jornada da criança como ser comunicativo não começa pelas palavras, mas pelos gestos e sinais.

Portanto, os pais também devem lembrar de usar os gestos quando estiver se comunicando com o seu bebê. Atos como apontar para objetos e lugares favorecem o aprendizado, já que é uma maneira dos pais apresentarem o mundo para seu filho, visto que a fala também depende de outros fatores que vão além da comunicação oral.

Se você parar para pensar, é bem comum que a própria criança use a expressão corporal para comunicar e também para mostrar o que quer em determinado momento. Perceba que a criança aprende, primeiro, a dar “Oi” e “Tchau” acenando com as mãozinhas, assim também aprende a pedir água, comida e brinquedos apontando para eles.

Isso acontece porque a linguagem é resultado da interação entre diferentes sistemas, por isso, aliar a fala com os gestos e sinais pode ajudar e muito o seu bebê a falar. E até mesmo o carinho que você tem com o seu filho faz diferença para o desenvolvimento da fala, já o encoraja ao ato.

2. Narre o que vocês estiverem fazendo

A nossa segunda dica também é muito válida, uma vez que é uma maneira de expandir o vocabulário da criança, além de ser uma ótima estratégia para fazê-la compreender o mundo. Então, aqui a dica não é apenas narrar o que está acontecendo, mas também explicar o porquê dos fatos que estão acontecendo.

Quando a criança entende os motivos para algo acontecer, ela internaliza as palavras e os nomes em seu cérebro, já que associa o som ao objeto, decorando o seu nome e uso de forma muito mais fácil. Portanto, sempre que vocês estiverem interagindo, narre alguns fatos que estejam acontecendo tanto entre vocês quanto à sua volta.

Por exemplo, em um passeio na praça, você pode explicar o comportamento das pessoas, dos animais e também dar nomes para as coisas pelas quais passarem pelo caminho.

mãe lendo livro para bebê

3. Leia em voz alta

O ato de ler também está entre os principais hábitos que você pode ter com o seu filho, visto que, além de ser um ato de carinho, também é uma maneira de ensinar o universo das palavras para a criança.

Então, é muito importante que você inclua o momento da leitura na sua rotina para ter esse momento de interação com o seu filho. Escolha os livros para as leituras de acordo com a idade da criança, assim, ficará mais fácil conduzir esse processo. E, hoje em dia, existem milhares de títulos que são escritos justamente com a função didática para ajudar os adultos a ensinarem as crianças.

São livros cheios de figuras de casas, sítios, animais e outros objetos, os quais vocês podem ver juntos e você pode aproveitar para explicar tudo detalhadamente para o seu filho. Pode ter certeza que é uma excelente maneira de fazer a criança se sentir incentivada a falar.

4. Nomeie os objetos que estiverem próximos

Seguindo um pouco das dicas anteriores, também é válido que os pais, ou outro adulto que estiver passando um tempo com a criança, usem os objetos dispostos no ambiente para ampliar o vocabulário infantil.

Sempre que estiver com um objeto na mão, tire um tempinho para explicar para quê aquele determinado item serve, ou seja, qual é a sua funcionalidade. Você pode usar essa dica na hora das refeições, na hora do banho, na hora de escovar os dentes, explicando a funcionalidade dos objetos que estão sendo usados nessas atividades de forma muito casual, assim a criança vai internalizando os principais objetos que usa no seu dia a dia.

Assim, depois de mostrar, nomear e explicar o objeto para o bebê, você pode começar a perguntar o nome do objeto para ver se a criança consegue responder. Claro, lembre que você deve respeitar o tempo da criança e que cada uma tem um ritmo de desenvolvimento próprio.

bebê deitado na frente de brinquedos

5. Use brincadeiras para estimular a fala

Outra estratégia que você pode usar com a criança são as brincadeiras, já que elas adoram e existem diversas opções muito didáticas para você usar com seu filho.

Existem vários jogos que podem ajudar o seu filho a falar que são muito simples e, na maioria das vezes, você nem vai precisar de nada para elaborar a brincadeira.

Você pode brincar de jogos de adivinhações. Você escolhe determinado tema (desenhos, animais, objetos) e vai dando algumas dicas do que está pensando para a criança tentar adivinhar. O jogo das imitações também funciona muito bem com a crianças. Nessa brincadeira, vocês podem brincar imitando sons de animais ou os sons que os objetos fazem quando estão funcionando. Apesar de não se tratarem de emissão de palavras, esses sons também ajudam a desenvolver o aparelho fonador da criança.

A música também é uma excelente aliada para estimular a fala infantil. Você pode escolher aquelas antigas cantigas de crianças (Dona Aranha, Atirei o Pau no Gato, etc.) e cantar com o seu filho, incentivando-o a cantar também. As crianças amam cantar e se soltam bastante nesses momentos.

E aí, o que achou das nossas dicas para estimular a fala das crianças? Vai usar com o seu filho? Antes de nos despedirmos, é importante ressaltar que todas essas dicas devem ser usadas respeitando a idade e o ritmo da criança. É válido lembrar também que as crianças costumam aprender as primeiras palavras depois de completarem 1 ano de idade e vão estar mais falantes quando estiverem para completar 2 anos.

Somente após esse período, caso a criança ainda não estiver falando nenhuma palavra, é indicado procurar a opinião de um fonoaudiólogo infantil para investigar se está tudo bem com o seu filho ou sua filha. Para mais dicas sobre o universo da puericultura, acompanhe sempre o blog da Likluc!

Elefante da LikLuc, em tom azul, sentado, com detalhe laranjado na boca/bochecha

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.