Em determinado momento, muitas mamães de primeira viagem se perguntam se bebê de 1 mês pode ir à praia. Isso porque, após o nascimento do novo membro da família, todos querem levá-lo para conhecer novos lugares e viver suas primeiras vezes.
A praia, por proporcionar diversão para crianças de todas as idades, é um dos primeiros ambientes que vem à cabeça para levar o bebê. Porém, para que esse passeio seja seguro, é necessário estar ciente da idade mínima e também dos cuidados necessários com os pequenos nesse ambiente.
A seguir, conheça qual a idade mínima para levar um bebê à praia e as dicas de cuidados.
Pode ir à praia com recém-nascido?
Segundo o Conselho da Sociedade Brasileira de Pediatria, não é adequado levar bebês recém-nascidos à praia, pois nessa idade eles ainda estão com o corpinho frágil e sem as vacinas básicas de imunização do bebê.
Somente a partir dos 6 meses que a criança deixa de ser menos frágil e passa a ser capaz de suportar o contato com a areia, o sol e o mar, desde que sejam tomados os cuidados necessários.
Para isso, é importante que o pediatra seja consultado antes de viajar com o bebê para o litoral, para que ele passe todos os cuidados necessários e tudo ocorra bem, tanto com higiene, alimentação, hidratação e proteção solar.
Para saber mais, confira o post “Banho de sol em recém-nascido“.
Como levar o bebê para praia?
Existem alguns cuidados básicos que as mamães precisam tomar na praia para garantir a proteção do bebê.
Por isso, para que o passeio na praia seja divertido para o bebê, preste atenção nas seguintes dicas antes de iniciar o planejamento da viagem:
Escolha o horário
A dica mais importante para levar o bebê à praia é sempre escolher o horário adequado. Isso porque a praia conta com uma forte exposição solar em alguns períodos do dia que pode ser altamente prejudicial à pele e saúde sensível do bebê. Por isso, o indicado é escolher um horário antes das 10 horas da manhã ou após as 17 horas.
Mesmo com o sol menos intenso, é preciso que o passeio seja curto e que não ultrapasse uma hora de duração. Além disso, a família deve garantir que durante esse tempo o bebê esteja totalmente protegido da radiação, embaixo do guarda-sol e do chapéu. Casos de exposição solar excessiva podem aumentar o risco de queimaduras, insolação e desidratação.
Coloque roupas leves no bebê
Para maior proteção durante as horas na praia, o bebê deve estar vestindo sempre roupas leves, de preferência as que são de algodão ou contam com o tecido de proteção UV, que são capazes de reduzir a penetração dos raios UV em 30 vezes, diferente de um tecido comum que protege somente em até 7 vezes a pele. Também é indicado que as peças sejam confortáveis e estejam adequadas com o calor do local.
Além das roupas, é preciso pensar em outras peças que ajudam na proteção da criança, como chapéus e bonés. Elas evitam que a exposição solar chegue até a pele do rosto da criança e também na cabeça, trazendo maior conforto durante as horas de diversão.
Para bebês maiores de 6 meses que ainda fazem o uso de fraldas, mesmo que elas sejam apropriadas para entrar na água, o indicado é trocá-las periodicamente durante os momentos na praia.
Use protetor solar
Um dos cuidados mais importantes ao levar crianças de todas as idades na praia deve ser com a proteção solar. É a partir dos 6 meses que os bebês também são liberados para utilizar esse produto na pele, mas nesse caso deve-se optar por um produto que tenha FPS 50 ou superior e que seja próprio para crianças. Além disso, é necessário escolher um que conte com proteção UVB e UVA.
Para maior proteção da pele, a primeira aplicação deve ser feita cerca de 20 minutos antes da chegada na praia. O produto deve ser espalhado de maneira uniforme pelo corpo da criança, até mesmo no couro cabeludo, pescoço, pés e orelhas. Ao entrar na água, o protetor deve ser sempre reaplicado a cada 2 horas.
Realize alguns cuidados com a alimentação
A praia é um ambiente repleto de alimentos que são comercializados. Porém, para os bebês, essa não é a alimentação adequada, pois pode trazer riscos de infecções alimentares. Por isso, o ideal é levar o lanche de casa, com muitas opções de frutas e legumes.
Para proteger a comida, conte com o auxílio de bolsas térmicas e isopor que possam diminuir a exposição solar no alimento e mantê-los fresquinhos. Também evite comprar água no local, leve sempre a própria água fresca e filtrada.
Organize os itens necessários
Para garantir que todos os cuidados sejam realizados, o ideal é criar um checklist com todos os itens que serão necessários nos momentos de diversão do bebê na praia. Por isso, deixe anotado tudo que não pode ser esquecido e depois vá riscando tudo que foi providenciado. Alguns exemplos são:
- Fralda descartável para água;
- Fralda descartável tradicional;
- Protetor solar;
- Toalha;
- Roupão;
- Trocador portátil;
- Lanche e água fresca filtrada;
- Troca de roupa (inclusive boné e chinelo);
- Itens de higiene básica do bebê: lenço umedecido, escova para cabelo, shampoo, sabonete líquido e óleo hidratante;
- Pomada;
- Talco.
E para crianças que já andam, também é importante lembrar de identificá-las com uma pulseira. Nela deve constar o nome da criança, nome dos responsáveis e telefone contato. Esse é um item importante, pois crianças costumam se perder com facilidade na praia.
Com uma pulseira de identificação, a ajuda em casos de desaparecimento pode ser mais eficiente, garantindo também o bem-estar do bebê.
Dê uma atenção especial à higiene do bebê
Roupas de banho molhadas no corpo do bebê por muito tempo podem provocar problemas de pele. O mesmo acontece com fraldas sujas de areia ou água salgada.
Por isso, para diminuir o risco de inflamação, é importante fazer sempre a troca sem demora. Por esse motivo, identifique se dentro da mala para a praia estão todas as peças de roupas e fraldas necessárias para o período no local.
Mas lembre-se de limpar muito bem suas mãos antes de trocar o bebê. Para passar a pomada, é muito válido utilizar uma espátula de silicone e garantir que não vai passar sal, bactérias ou graõzinhos de areia para a pele dele.
Além disso, é importante ter à disposição lenços umedecidos higienizadores, já que nem sempre temos água filtrada à disposição na praia. Assim, é possível limpar frutinhas, objetos pessoais ou até as mãozinhas do bebê rapidamente. Então se a chupeta cair na areia, por exemplo, é só passar o lencinho antisséptico que ela estará limpinha novamente.
Para saber mais, temos um post completo com os principais produtos de higiene para bebês, confira!
Faça um “pós-praia”
Mesmo após voltar para a casa, os cuidados não devem parar. Principalmente quando falamos de bebês de apenas 6 meses ou idade de aproximada. Nesse caso, é preciso dar um banho na criança com água doce e limpa, sendo necessário tirar toda a água salgada de seu corpo, pois isso pode provocar irritações de pele.
Depois do banho, o ideal é vestir a criança com uma roupa limpa e seca, de preferência que não tenha sido levada na mala da praia e também é o momento de aplicar um bom hidratante infantil.
Levar o seu bebê à praia, principalmente pela primeira vez, pode ser um momento muito marcante e divertido. Porém, para que tudo saia conforme o esperado, é necessário que essas recomendações e dicas sejam seguidas, garantindo assim momentos de qualidade e bem-estar para o bebê. Por isso, antes de levá-lo à praia, se informe e se organize!

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!





