A escolha do melhor anticoncepcional pós-parto precisa considerar diversos fatores, além de conhecer os diferentes métodos contraceptivos. Dessa forma, você pode ficar mais tranquila e focar nos seus cuidados pessoais e também no bebê que acabou de nascer.
Preparamos este conteúdo para te auxiliar e trazer as principais informações sobre o tema; afinal, é possível engravidar amamentando e há formas eficientes de se prevenir. Se quiser saber mais sobre o assunto, confira o conteúdo abaixo.
Quando começar a usar anticoncepcional pós-parto?
Para saber quando você pode começar a usar anticoncepcional após o parto, consulte o seu médico para determinar o momento ideal. Logo após o parto, a mamãe não ovula no período de até quatro semanas; porém, a ovulação é variável e imprevisível, podendo retomar o período fértil.
A amamentação pode influenciar na ovulação. Se você amamenta exclusivamente, sem complementar com fórmula, a introdução de um anticoncepcional pode ser feita cerca de seis semanas após o parto. Isso porque o aleitamento auxilia no corpo da mulher, impedindo o início de uma nova gravidez.
Quais são os métodos contraceptivos para o pós-parto?
Existem alguns métodos contraceptivos que podem ser utilizados no pós-parto, tanto para a mãe quanto para o pai, definitivos e irreversíveis, hormonais ou não. Por isso, é importante conhecer as possibilidades, conversar com seu médico e entender qual a melhor opção para você. Confira os principais:
1. Métodos hormonais
Os métodos hormonais indicados para lactantes são os que utilizam progesterona, como anticoncepcionais, injetáveis trimestrais, DIU de hormônio ou até o implante subdérmico. Enquanto os métodos que utilizam estrogênio são contraindicados, pois interferem na qualidade e na quantidade do leite.
Pílula progressiva
A pílula progressiva é também conhecida como pílula anticoncepcional combinada. No pós-parto, ela auxilia na regulação dos hormônios e, consequentemente, do ciclo menstrual. O momento certo para iniciar com esse método e suas condições de saúde, como a fertilidade, serão avaliadas pelo médico.
Injeção de progesterona
A injeção de progesterona, conhecida como DMPA (DEPO-Provera), é uma opção popular no pós-parto. Esse método pode ser iniciado logo após o parto e não interfere na amamentação, além de ter efeito trimestral. Antes de começar a tomar a injeção de progesterona, é importante conhecer os efeitos colaterais, como mudança de humor, ganho de peso, sangramento irregular e mais.
Implante subdérmico
Um dos métodos contraceptivos mais eficientes é o implante subdérmico, porque ele tem uma taxa de falha muito baixa. Ele é inserido sob a pele do braço, liberando o hormônio para dificultar a gravidez. Esse método oferece proteção por até 3 anos.
DIU Hormonal
O DIU é um dos tipos de métodos contraceptivos que podem ser inseridos logo após o parto, via vaginal ou cesariana, dentro de 48 horas. A durabilidade é longa, de 3 a 10 anos, e a fertilidade volta logo após a remoção do DIU. Além dos métodos contraceptivos para lactantes, confira nosso guia sobre bebidas que você pode tomar enquanto estiver amamentando.
2. Métodos não hormonais
Além dos métodos que utilizam a progesterona para reduzir as chances de gravidez, existem os métodos não hormonais.
DIU de cobre
O DIU de cobre é um dos tipos de métodos contraceptivos altamente eficazes e de longa duração. Como não utiliza hormônios para a prevenção, esse método libera íons tóxicos para os espermatozoides, dificultando a mobilidade e sobrevivência dentro do corpo da mulher, além de impedir que o óvulo fertilizado se implante na parede uterina.
Métodos de barreira
Se você tem dúvidas sobre quando deve iniciar o anticoncepcional após o parto e quer se prevenir de forma segura, os preservativos são excelentes opções. Além de reduzir as chances de uma nova gestação, esse método previne ISTs, não precisa de prescrição médica e pode ser utilizado por mulheres e homens.
Confira também: Paternidade ativa: entenda o que é e como exercer em casa!
Métodos naturais
Existem alguns métodos naturais que são conhecidos; porém, é fundamental entender que há limitações e os riscos de gestação são mais altos que os outros métodos hormonais ou de barreira. Os mais populares são:
- Método da Amenorreia Lactacional (LAM);
- Identificação dos dias férteis da mulher;
- Temperatura basal;
- Muco Cervical.
Métodos irreversíveis
Além de conhecer qual anticoncepcional para quem amamenta, se você não pretende ter novas gestações, saiba que existem métodos que são irreversíveis, como a laqueadura e a vasectomia. A laqueadura é um procedimento cirúrgico que bloqueia as tubas uterinas, impedindo que o óvulo encontre o espermatozoide, enquanto a vasectomia é um procedimento cirúrgico que impede o homem de gerar filhos.
Como funciona a contracepção para mães que não amamentam?
Para as mães que não amamentam, o retorno da fertilidade ocorre de uma forma mais rápida, mesmo antes da menstruação. Por isso, é importante consultar um médico para conferir suas condições de saúde e o tempo após o parto para indicar os métodos mais indicados conforme a sua preferência pessoal. Além disso, se você deseja secar o leite materno, aprenda como fazer.
Como escolher o método adequado?
O melhor método anticoncepcional para lactantes depende de diversos fatores e deve ser decidido em conjunto com um profissional de saúde. Considere o tempo após o parto, a amamentação, histórico de saúde e preferência pessoal; afinal, você precisa se sentir segura e confortável ao utilizar o método escolhido.
Posso engravidar logo após o parto se estiver amamentando?
Sim, há a possibilidade de engravidar durante o período de amamentação, isso porque a lactação pode atrasar a ovulação em algumas mulheres, mas pode ocorrer o retorno da fertilidade rapidamente após o parto. Existem alguns fatores que também podem influenciar, como a frequência das mamadas, introdução de outros alimentos na dieta do bebê e mais. Saiba mais detalhes sobre como ocorre a gravidez durante o período de amamentação.
Quando procurar orientações médicas?
Você pode procurar um ginecologista logo após o parto ou quando sentir a necessidade. É importante conversar com esse profissional para garantir que escolha o método mais indicado para você, pois no pós-parto seu corpo ainda está em processo de recuperação, além das mudanças hormonais que podem influenciar na escolha do anticoncepcional pós-parto.
Gostou do nosso conteúdo? Continue aqui no blog da Likluc e aproveite para conferir 9 dicas para promover o autocuidado materno. Até breve!
A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!