fbpx

Blog

Gravidez de risco: saiba tudo sobre o assunto!

Conteúdo

Conteúdo

6 minutos de leitura

A gravidez de risco exige cuidados especiais e um acompanhamento médico rigoroso. Se você recebeu o diagnóstico de gravidez de risco, saiba que você não está sozinha. Para te auxiliar, preparamos este conteúdo com as principais informações sobre o tema, como sintomas, condições pré-existentes e o que pode ser feito para ter uma gestação segura. Se deseja saber mais sobre o tema, continue a leitura abaixo.

Gravidez de risco: o que é?

A gravidez de risco é quando há algum fator ou condição pré-existente que possa colocar a vida da mamãe ou do bebê em risco e pode ocorrer por alguma doença anterior à gestação, ou pelo desenvolvimento de alguma doença durante a gravidez, ou no pós-parto. Como hipertensão, obesidade materna, diabetes, entre outros.

Fatores de risco para uma gravidez

Para saber quando a gravidez é de risco, é preciso consultar um ginecologista e fazer os exames solicitados. No entanto, existem alguns fatores conhecidos que podem aumentar as chances de uma gestação de risco. Confira as principais situações abaixo:

2. Idade da mãe

Conforme a Secretaria da Saúde do Governo do Ceará, a gravidez tardia pode causar malformações fetais e, para as mulheres, o aumento das chances no desenvolvimento de diabetes gestacional e hipertensão arterial. Considera-se gestação tardia as mulheres que engravidam a partir dos 35 anos.

Para essas mamães, as consultas pré-natais são mais detalhadas e o médico pode solicitar exames de rotina e ultrassom obstétrico investigativo. Mulheres muito jovens também podem apresentar riscos e dificuldades no trabalho de parto, por isso, o planejamento e o acompanhamento médico são essenciais para quem deseja engravidar.

3. Condições médicas pré-existentes

Outro fator de risco são as condições médicas pré-existentes, como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, autoimunes, problemas renais, hepatite B e C, HIV, entre outros. Essas doenças precisam ser acompanhadas por um médico para que a gestação seja tranquila tanto para a mamãe quanto para o bebê. Além disso, algumas podem ser transmitidas para o feto e exigem tratamentos específicos.

4. Complicações durante a gravidez

Algumas condições pré-existentes, se não forem tratadas ou controladas, podem piorar durante a gestação. Por exemplo, o diabetes pode ocorrer também durante a gestação e o açúcar elevado no sangue da mamãe pode entrar na placenta e chegar até o bebê, fazendo com que ele cresça mais do que o normal, dificultando o parto.

Conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial pode causar a pré-eclâmpsia e, se não for tratada, pode se tornar eclâmpsia. Essa condição é grave para a gestante e caracteriza-se por convulsões, dores de cabeça severas, dores intensas na parte superior do abdômen, entre outros sintomas.

5. Gestação múltipla

A gravidez de gêmeos, trigêmeos ou mais é considerada de risco porque o útero da mamãe precisa se desenvolver mais, aumentando a carga sobre o corpo da mulher. Além disso, existe a chance de maiores complicações na gestação para a mãe, como hipertensão, anemia, dores nas costas, e parto prematuro, posição inadequada e descolamento da placenta para o feto.

6. Uso de substâncias

O uso de determinadas substâncias, como álcool, tabaco, drogas e certos tipos de medicamentos, pode apresentar riscos na gravidez. Isso porque essas substâncias podem causar danos à mamãe e também ao bebê em desenvolvimento, como problemas cardíacos, hipertensão, parto prematuro, restrição do crescimento fetal e outros tipos de riscos. Por isso, evite essas substâncias e faça o acompanhamento das consultas pré-natais e siga as instruções do ginecologista.

Quais são os sintomas de gravidez de risco no início?

Alguns sintomas da gravidez de risco podem ser confundidos com a gestação em si, afinal, nesse momento, o corpo da mamãe passa por muitas modificações e pode ser difícil distinguir. Mas, para se atentar, conheça os principais sintomas de gravidez de risco no início da gestação:

  • Sangramentos;
  • Dores intensas;
  • Falta de movimento do bebê;
  • Alterações na pressão arterial;
  • Febre;
  • Dores de cabeça severas;
  • Visão turva.

Quais são os cuidados necessários em uma gravidez de risco?

Muitas mamães ficam em dúvida sobre quantas semanas passa o risco na gravidez. Geralmente, o final do primeiro trimestre da gestação é um bom sinal. Mas é preciso conversar com seu médico para saber os cuidados necessários que deve ter. De modo geral, os principais cuidados são:

  • Alimentação equilibrada;
  • Hidratação;
  • Repouso;
  • Atividade física leve;
  • Evitar substâncias que possam oferecer riscos à gestação.

Alguns esforços devem ser evitados, mas o que é considerado esforço na gravidez? São as atividades físicas ou mentais que exigem muito esforço da gestante. Porém, isso pode variar conforme cada mulher e gestação. De modo geral, são atividades intensas, trabalho pesado e estresse emocional.

Gravidez de alto risco e gravidez de risco: quais são as diferenças?

Apesar dos dois termos serem utilizados como sinônimos, a gravidez de risco é um termo mais abrangente e refere-se aos fatores que possam comprometer a saúde da mãe ou do bebê. Enquanto a gravidez de alto risco descreve gestações com um risco ainda maior de complicações.

Confira também: Gravidez anembrionária: o que é? Como acontece?

Quais são as principais doenças que indicam gravidez de risco?

As principais doenças que indicam gravidez de risco são as doenças crônicas, como doenças cardíacas, renais, autoimunes, asma, diabetes e hipertensão. Além das condições que surgem durante a gestação, como placenta prévia, pré-eclâmpsia, diabetes gestacional e descolamento prematuro da placenta.

Como agir após o diagnóstico?

Ao descobrir o que é gravidez de risco e ser diagnosticada com essa condição, podem surgir algumas dúvidas e preocupações. É natural ficar ansiosa e com medo, mas mantenha a calma e confie na equipe médica. Siga as recomendações dos profissionais de saúde e faça os exames necessários.

Monte uma rede de apoio com seus familiares e amigos para ter apoio emocional e procure informações confiáveis. Repouse e tome os medicamentos indicados para prevenir complicações. Você pode contar com a Likluc como sua rede de apoio, procuramos trazer informações valiosas para que tenha uma gestação tranquila e segura.

Se gostou desse conteúdo, continue aqui no blog e aproveite para aprender sobre a coceira na gravidez, principais causas e dicas para amenizar.

Até breve! ❤️

Referências

FERNANDES, Teresa. Secretaria da Saúde Governo do Estado do Ceará, SESA. Gravidez tardia: existe idade correta para engravidar? Obstetra pondera riscos. Publicado em: 20 de outubro de 2022. Disponível em: https://www.saude.ce.gov.br/2022/10/20/gravidez-tardia-existe-idade-correta-para-engravidar-especialista-pondera-riscos/ Acesso em: 31 de outubro de 2024.

Elefante da LikLuc, em tom azul, sentado, com detalhe laranjado na boca/bochecha

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.