A cada dia, novas mudanças e sensações surgem e podem surpreender, além de várias dúvidas que vêm a cabeça, como o peso e o tamanho de um bebê de 33 semanas, como é o rostinho do neném, a cor do cabelo que ele já tem e muito mais.
Além disso, você, mamãe já deve sentir novos sintomas, como inchaços nas mãos, dores lombares que irradiam para o nervo ciático e falta de ar. Alguns sintomas são comuns nessa fase da gestação, mas na dúvida, não deixe de conversar com seu médico. Se deseja saber mais sobre o desenvolvimento do seu bebê e também do seu corpo, continue a leitura abaixo!
33 semanas são quantos meses?
Mas, afinal, quantos meses são 33 semanas? Já são 8 meses, mamãe! Nesse período, é comum o bebê mexer bastante e dar alguns chutes dentro da sua barriga. Se o seu neném ainda não estiver virado de cabeça para baixo, fique tranquila, ele pode virar até a 37ª semana de gravidez.
Se você estiver grávida de gêmeos, o parto está bem próximo, pois eles costumam nascer antes de 37 semanas de gestação. Então, caso ainda tenha dúvidas sobre os exames do bebê após o nascimento, confira o nosso conteúdo com todos os exames feitos no recém-nascido e não deixe de realizar nenhum deles.
Bebê com 33 semanas: acompanhe o desenvolvimento do feto
O tamanho do feto pode chegar até 41 cm da cabeça aos pés e pesar até 2,3 kg. Para você ter uma percepção melhor, o seu bebê está do tamanho de um abacaxi! O seu neném já se desenvolveu bastante até aqui, não é mesmo? Um bebê de 33 semanas já tem todos os órgãos formados, porém nem todos estão completamente desenvolvidos, como o pulmão.
Os movimentos do bebê com 33 semanas de gestação são intensos, nessa fase ele já ouve o som do coração e da voz da mamãe, inclusive ele pode se assustar ao ouvir um som grave que ele não conhece. Outra novidade é que todas as enzimas já estão presentes no corpo do neném, então, se ele nascer agora, vai conseguir digerir o leite.
Como o parto se aproxima, confira 8 opções de exercícios para facilitar o parto para praticar, como o exercício de Kegel que fortalece o assoalho pélvico, aumentando a flexibilidade e a elasticidade da região.
Corpo da mamãe com 33 semanas de gravidez: quais são as mudanças?
Com 33 semanas de gravidez, você já consegue perceber pequenas ondulações na barriga, afinal, o seu bebê já deve estar grande e ficando sem espaço para se movimentar com tanta liberdade. Esses momentos são bem divertidos, por isso, se conseguir, filme e guarde essas recordações.
Nessa fase, ao longo da gravidez de 33 semanas, você vai conseguir distinguir se está tocando na mão ou no pé do neném. Como o bebê já está do tamanho de um abacaxi, você pode sentir dor lombar que se irradia para coxa, pernas e nádegas, comprimindo o nervo ciático, por isso, evite ficar em pé ou sentada por muitas horas.
Quais são os sintomas das 33 semanas de gestação?
Os sintomas de 33 semanas de gestação são dores pélvicas, na lombar e no cóccix. Além de outros que você provavelmente já estava sentindo, como fadiga, pés inchados, azia ou o surgimento de hemorroidas. Por isso, é importante continuar cuidando da alimentação, incluindo fontes de fibras e bebendo muita água. Aproveite para conferir receitas de drinks sem álcool que mamães gestantes podem consumir e se mantenha hidratada.
Um dos sintomas que você pode sentir com 33 semanas de gestação é ter um aumento significativo na produção de gases intestinais, que acontece porque o útero comprime os outros órgãos, dificultando os movimentos do intestino. Você também pode sentir falta de ar, pois os seus pulmões não conseguem expandir normalmente.
Saiba quais são os exames solicitados no período de gravidez
As consultas de uma gravidez de 33 semanas podem ser quinzenais ou semanais, afinal, como o nascimento do bebê está se aproximando, o obstetra faz um acompanhamento mais próximo da saúde da mamãe e do neném.
Ele pode solicitar exames detalhados, como o ultrassom com doppler, assim, o médico consegue avaliar a oxigenação, os batimentos cardíacos da mamãe e também do feto, além da circulação sanguínea entre a placenta e o bebê. Enquanto o seu neném não nasce, aproveite para higienizar os objetos que ele pode levar até a boca.
O que o bebê de 33 semanas faz na barriga?
O seu bebê já está grande e quase sem espaço para se alongar, por isso, os movimentos que ele faz são bem mais intensos, causando as ondulações na sua barriga. Nessa fase, a quantidade de líquido amniótico já está no limite e isso facilita o encaixe do bebê ao virar de cabeça para baixo.
Dicas da Likluc para a mamãe com gravidez de 33 semanas
Como nas semanas anteriores, selecionamos algumas dicas para ajudar a viver da melhor forma possível e passar pela 33ª semana de gestação de forma agradável e confortável. Confira:
- Descanse com as pernas erguidas para aumentar a circulação sanguínea e reduzir o desconforto dos inchaços nos pés. Além disso, durma de lado com um travesseiro ou almofada entre as pernas ter conforto e mais qualidade de sono;
- Continue com uma alimentação balanceada e beba bastante água para se manter saudável e reduzir as chances de ter hemorroidas;
- Aproveite para aprender mais: confira 9 dicas para promover o autocuidado materno e saiba como incluir na sua rotina;
- Se ainda não escolheu o nome do bebê, comece fazendo uma lista com os nomes que você mais gosta. Além disso, procure inspirações em um dicionário de nomes, o significado pode te dar muitas ideias e ampliar as opções.
Você deve estar ansiosa para saber: com 33 semanas de gravidez, quanto tempo falta? Aproximadamente 7 semanas para o parto, afinal, cada gravidez é única e o tempo varia por diversos fatores. Por isso, descanse e aproveite essa fase tão especial.
A Likluc está aqui para apoiar toda a sua jornada de descobertas e novidades da futura mamãe. Com dicas valiosas e produtos que vão facilitar a maternidade, como o aspirador nasal Aspirar Baby, seguro, moderno e eficiente para desobstrução nasal. Esperamos que a sua semana seja de muita alegria!
Até breve! ❤️
A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!