O desenvolvimento do bebê é marcado por diferentes fases, cada uma delas é única e cercada por descobertas e aprendizados. Com a toddler, não seria diferente. O período é conhecido por andados desengonçados e, ao mesmo tempo, naturais.
Compreendemos que viver uma etapa rodeada por novidades pode ser algo intimidador, afinal, como lidar com as mudanças? Por isso, preparamos um conteúdo completo para te ajudar a enfrentar tudo o que está por vir. Continue a leitura e aprenda!
O que é toddler?
O primeiro passo é compreender o significado de toddler. Em português, a palavra pode ser traduzida como “criança pequena”, que quer dizer que, apesar de não ser mais de colo, o bebê ainda é dependente dos pais. É nesse período que iniciam os estímulos para engatinhar e os pequenos começam a desbravar as curiosidades do mundo.
A etapa também ensina ao neném que nem tudo será feito da forma desejada, ou seja, ele aprende sobre limites. Outro ponto importante é a curiosidade, pois, a partir de agora, tudo se torna encantador, até mesmo uma formiga andando no chão ou uma sombra na parede.
As reações são exageradas e, consequentemente, as birras aumentam — aspecto que se intensifica ao chegar no terrible two. Em relação à idade, ela ocorre entre o primeiro e terceiro ano de vida, tudo depende de quando acontecer os primeiros passos.
Quais são as características da fase toddler?
Agora que sabe do que se trata a fase, chegou o momento de conhecer as características que definem as toddlers. Na lista, estão:
Energia de sobra
Que os pequenos têm energia para dar e vender não é novidade, mas, nesse período, os níveis se intensificam. Portanto, acostume-se a correr atrás do bebê e viver ao lado dele grandes aventuras.
Para ajudar a gastar toda essa disposição, aconselhamos que prepare um cronograma de atividades. Dentre as possibilidades de brincadeiras, estão: esconde-esconde, pintura, teatro de fantoches e massinha de modelar. Inclusive, temos um post ensinando como fazer massinha caseira. Confira!
Dificuldade para identificar o perigo
Sim, as crianças pequenas são imbatíveis e não enxergam riscos. Não à toa, é normal vê-las escalando sofás, colocando objetos na boca, querendo tocar em tomadas, dentre outras situações ameaçadoras.
Infelizmente, não tem como mudar o cenário. O nosso conselho é deixar a casa o menos perigosa possível. Para isso, coloque protetores nas tomadas, deixe os fios em lugares altos e invista em uma cama ou berço baixo, assim como a versão montessoriana.
Curiosidade
A curiosidade é um dom que pertence à fase toddler. Aqui, nada mais no mundo é desinteressante. Um cachorro passeando na rua, uma migalha de pão caída no sofá, os barulhos dos pássaros ou um objeto no alto, tudo merece atenção.
Esse é um dos aspectos mais encantadores, pois, a partir dele, você enxerga o bebê aprender a cada dia algo diferente. Aproveite o hiperfoco para incentivá-lo com atividades de estimulação motora.
Reações explosivas
As reações intensas são responsáveis por tirar os pais do sério, já que, no período, tudo se torna um grande acontecimento e motivo para chorar. Esses comportamentos acontecem porque os pequenos ainda não sabem como lidar com as emoções.
Use a fase para explicar o que são os sentimentos, nomeá-los e dizer que está tudo bem senti-los. É importante que a criança saiba desde cedo que vive em um ambiente confortável e livre de julgamentos.
Qual é a melhor forma de lidar com o período?
A única maneira de lidar com os desafios da fase toddler é com paciência e maturidade. Os adultos precisam oferecer apoio e mostrar que, apesar de tudo, estão ali para viver todas as novidades ao lado dos pequenos.
Recomendamos aproveitar o momento para ensinar sobre limites, além de adicionar conversas sobre todas as descobertas, sejam elas positivas ou negativas. Para completar, não esqueça de praticar o autocuidado materno, ou seja, cuide de si e não desvalorize as emoções sentidas.
Child, infant e toddler: qual é a diferença entre os termos?
A diferença entre os termos está na faixa-etária que pertence a cada um deles. A fase child inclui desde recém-nascidos até adolescentes. A infant é formada pelos pequenos que ainda não andam, portanto, tem crianças entre 0 e 1 ano e meio. O toddler, como viu anteriormente, é composto por bebês entre 1 e 3 anos, período das descobertas.
Em comum, todas elas podem ser usadas para a evolução do neném. Por isso, crie o hábito de viver momentos de qualidade, assistir programas educativos e ler livros. Inclusive, montar um cantinho da leitura é uma excelente decisão.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo e entendido tudo acerca do tema. Se ainda restaram dúvidas, compartilhe nos comentários. Vamos te responder o quanto antes. Ah, e lembre-se sempre que estamos aqui para sermos a sua rede de apoio em todas as fases. Por isso, quando precisar de auxílio, conte conosco.
Até o próximo post! ❤️
A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!