fbpx

Blog

criança assustada, apontando uma lanterna ligada

Medo do Escuro: dicas para lidar com ele da melhor forma!

Conteúdo

Conteúdo

5 minutos de leitura

O medo de escuro, também conhecido como nictofobia, é algo completamente comum na infância. Ele está atrelado ao fato de não saber o que está ali no escuro, a sensação de que algo está nos ameaçando e impedindo o descanso na hora do sono. Ou seja, não é apenas pela falta de luz no ambiente.

O medo e a sensação de não conhecer o que o escuro esconde, tão comuns nessa fase da vida, estão diretamente atrelados ao fato de que as crianças possuem uma criatividade fértil, visto que começam a imaginar e inventar tudo o que pode estar nessa escuridão. Elas podem ter ouvido coisas que os próprios amigos inventaram e internalizaram o mesmo medo que eles.

Outras causas que podem ter desencadeado esse medo são os traumas. Situações como castigos no escuro, maus tratos, brigas com os pais e irmãos, entre outros, podem levar os pequenos a desenvolver essa fobia. Da mesma forma, filmes e programas de TV que não são adequados para sua idade também são grandes responsáveis, visto que o cérebro absorve as imagens e as reflete em sonhos.

Mas saiba que há como reverter a situação desde cedo. A Likluc está aqui para te ajudar a combater o medo do escuro que o seu filho tem! Confira todos os métodos para que o seu pequeno supere a sua fobia!

Mantenha uma iluminação adequada

A iluminação adequada é uma grande aliada para combater o medo do escuro! Ela precisa ser indireta, ou seja, não pode ser colocada em lugares que irão incomodar diretamente a criança e prejudicar o sono.

Imagem de uma parede com diferentes tomadas

Abajures pequenos na mesinha de cabeceira são uma boa opção, entretanto, existe um tipo de lâmpada que é ideal para usar à noite e para dormir: spots de LED são a perfeita solução para esses casos. Tratam-se de pequenas luzes suaves que você pode instalar próximas ao chão, ou no teto de forma embutida nos cantos, garantindo uma iluminação indireta perfeita para ser usada a noite inteira!

Mas, caso queira um item de iluminação que será decorativo também, você pode optar por montar um céu estrelado no teto do quarto do seu filho. Essa decoração é composta por pequenos pontos de iluminação de LED instalados separadamente, para dar a sensação de um céu estrelado mesmo. É uma iluminação indireta, pela luz não ser forte, traz conforto para a criança e fica lindo no ambiente!

Converse, ouça e não julgue

Manter um diálogo saudável todos os dias com o seu filho é de extrema importância para um bom convívio e desenvolvimento dele. Ouça atentamente tudo o que ele tenha a dizer, mesmo que em sua concepção não faça sentido algum. Não desvalorize o seu medo, muito menos o julgue por tê-lo.

Às vezes uma boa e longa conversa em uma tarde sozinhos é o que basta para começar o processo de desconstrução do medo do escuro. Explique para o seu pequeno que não se esconde nada na escuridão, que monstros não existem e que você, como mãe ou pai, estará sempre ao lado dele para protegê-lo!

Vale lembrar que há crianças que têm terror noturno infantil, que é diferente do simples medo do escuro. Nós temos um post exclusivo sobre o assunto aqui no blog!

Estimule a criatividade do pequeno

Na introdução deste post, falamos sobre como esse medo está atrelado à criatividade fértil que as crianças possuem, entretanto você também pode usar isso a seu favor. Após a conversa, estimule o seu filho a ter pensamentos positivos e alegres. Existem inúmeras formas de como fazer isso, vamos ver duas das mais comuns: cantar músicas e contar histórias!

Escolha músicas infantis populares

Hoje em dia existe uma grande variedade de músicas infantis que você pode cantar para o seu filho não só antes de dormir, mas no dia a dia para ir estimulando essa criatividade positiva da qual falamos logo acima! Canais como Galinha Pintadinha e Bob Zoom são a fascinação das crianças!

Bebê deitado em um fundo amarelo com um fone de ouvido

Escolha histórias alegres

Leia para o seu pequeno antes de dormir para estimular a sua criatividade. Opte por livros leves, com mensagens bonitas e que o farão ter bons sonhos. Uma dica de literatura infantil são os livros da escritora e ilustradora inglesa Babette Cole, suas histórias são recheadas de humor, ensinamentos e ainda acompanham lindas ilustrações!

Se o medo persistir, busque ajuda profissional

O medo do escuro na infância é comum, entretanto, se ao colocar em prática todas essas dicas a criança não mostrou nenhum sinal de evolução, o indicado é levá-la a um profissional. Esse medo pode estar ligado a coisas mais sérias como abusos e traumas. Portanto, não hesite em procurar um psicólogo!

O medo do escuro é uma das fases da infância e, caso não esteja ligado a algo mais sério, é completamente normal. Crianças em sua etapa de desenvolvimento apresentam vários tipos de fobias, como o medo de tomar injeções. Por isso é importante estar sempre por dentro dos sinais das crianças e buscar mais informações para poder ajudar o seu pequeno da melhor maneira possível!

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e, se ficar com dúvidas, é só nos deixar um comentário. Até a próxima!

Elefante da LikLuc, em tom azul, sentado, com detalhe laranjado na boca/bochecha

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!

1 thoughts on “Medo do Escuro: dicas para lidar com ele da melhor forma!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.