Quando o bebê nasce, é bem comum que todos a sua volta queiram dar-lhe o melhor, cuidando e zelando pela integridade do novo membro da família.
Então, oferecer tudo aquilo que representa conforto para nós, como um bercinho bem arrumadinho com lençol, protetores laterais, edredom e travesseiro é a primeira coisa que tentamos fazer. Contudo, nem sempre o bebê precisa ou pode usar tudo aquilo que nós julgamos necessário para eles.
Uma pergunta muito comum quando se trata do sono do recém nascido é bebê pode usar travesseiro? Será que esse item é mesmo necessário para os pequenos? Vamos responder essas dúvidas, acompanhe!
Afinal, bebê pode usar travesseiro?
Os pediatras recomendam que os bebês até 6 meses de idade não durmam com travesseiros ou qualquer outro objeto dentro do berço, para prevenir a síndrome da morte súbita para recém-nascidos que podem sofrer sufocamento muito facilmente quando estão nessa idade.
Por isso, a recomendação é não deixar nenhum objeto solto no berço ou próximo ao bebê e isso vale para travesseiros, cobertores e rolos posicionadores.
Entretanto, é bem comum que muitos pais de primeira viagem fiquem inseguros quanto a essa questão, porque tendemos a pensar que, se para nós, adultos, é tão desconfortável dormir sem travesseiro, por que deixar o bebê tão pequenino sem travesseiro, não é mesmo?
Mas não podemos nos deixar levar por essa lógica, uma vez que até mesmo os travesseiros mais finos podem provocar um sufocamento nos recém-nascidos e levar até a morte.
A partir de qual idade é possível colocar travesseiro para os bebês?
É importante ressaltar que até os 6 meses de idade, os bebês têm uma estrutura corporal bem frágil e pouco desenvolvida, por isso, eles não precisam de elevação da cabeça na hora de dormir e colocar um travesseiro para tal pode até mesmo fazer mal para a coluna do bebê.
Segundo artigo da Sociedade Brasileira de Pediatria, nunca deve-se utilizar cobertores, travesseiros e almofadas no berço do bebê, devido ao risco de sufocamento.
O correto mesmo é deixar o bebê dormir sobre o colchão sem nenhum item que traga perigo. Apesar de não parecer, o corpo do bebê ficará bem confortável quando você o colocar para dormir sem nenhum travesseiro, pois ele dormirá em uma superfície firme, plana e macia.
Somente após os 12 primeiros meses, é possível começar a colocar um travesseiro para o bebê dormir, desde que ele não seja muito alto para não incomodar a coluna. É recomendado que o item seja bem fino e macio, não ultrapassando os 3 cm de altura, assim, o pescoço da criança não fica muito elevado e seu corpo fica alinhado no colchão.
Mas quais são os travesseiros indicados para o bebê dormir? Vamos explicar:
Travesseiros anti sufocamento
Os travesseiros anti sufocamento são fabricados com furos em locais específicos para facilitar a respiração do bebê. Esses furos facilitam a circulação do ar e, consequentemente, reduzem o risco de asfixia nos bebês, já que os ajudam a respirar normalmente.
Além de ser ideal para o sono saudável da criança, minimizando o risco de asfixia, é uma opção ideal para um sono mais tranquilo dos papais, que não passarão a noite acordados com medo de algo acontecer. Mas também é recomendado que o bebê comece a usar esse tipo de travesseiro depois da idade recomendada pelos pediatras.
Travesseiro de memória
O travesseiro de memória é um modelo fabricado com uma espuma de recuperação lenta que mantém a forma. Quanto menos resiliência, melhor o efeito de absorção de pressão da espuma do travesseiro.
É um tipo de travesseiro que ajuda os bebês manterem a coluna cervical alinhada e protege o formato redondo e sensível da cabeça do pequeno.
Com o travesseiro de memória, os efeitos da Síndrome da Cabeça Chata (Plagiocefalia) são minimizados graças ao formato anatômico e tecnologia do produto, que controla a umidade e aumenta o fluxo de ar até a posição aconchegante para o bebê.
Os travesseiros de memória podem ser mais recomendados para crianças a partir dos 24 meses.
Travesseiro anti-refluxo
O refluxo é uma condição que acomete muitos bebês, sendo um aspecto que preocupa os pais. Caso o bebê seja diagnosticado com essa condição do refluxo, esse tipo de travesseiro possui uma inclinação que ajudará o bebê na digestão e respiração.
É importante ressaltar que o uso desse travesseiro deve ser recomendado pelo médico pediatra que acompanha a criança e deve ter a altura correta para manter elevada a cabeça e o tronco do bebê levemente elevados, facilitando assim, a respiração e a digestão e reduzindo a possibilidade de refluxos.
Além disso, é muito importante investir em um travesseiro anti-refluxo de qualidade para a saúde da criança, por isso, sempre dê preferência para modelos hipoalergênicos e que tenham registro na Anvisa, sendo as opções mais seguras para o bebê dormir.
Cuidados com o travesseiro para o bebê
A partir do momento que a criança começa a usar travesseiro, é fundamental ter alguns cuidados para que ela durma sempre com qualidade e saúde. Então, confira alguns cuidados que você deve ter com o item:
- Para garantir a saúde do bebê, o travesseiro precisa sempre ser higienizado corretamente. Caso a criança seja alérgica, esse cuidado deve ser redobrado, mantendo o item livre dos ácaros, fungos e outros microrganismos;
- Apesar de ser possível encontrar algumas versões de travesseiros antialérgicos e antiácaros no mercado, isso não significa que o tecido não precisa ser lavado. Além disso, é sempre recomendado que a fronha seja sempre trocada de tempos em tempos;
- Nunca deixe o travesseiro úmido por muito tempo, já que isso favorece a proliferação de fungos e bactérias. Uma boa dica é adquirir materiais mais porosos que facilitem a ventilação interna e ajudem a secar o travesseiro rapidamente;
- Sempre colocar o travesseiro no sol de uma a duas horas por dia para eliminar a umidade e, consequentemente, os fungos e bactérias.
O que achou do nosso post esclarecendo a sua dúvida sobre o uso de travesseiros para os bebês? Esperamos ter ajudado e, se você quiser ler mais dicas como essas, aqui no blog da Likluc, nós temos um vasto conteúdo para mamães e papais. Confira e aproveite!
Dra. Thais Chaves
CRM52.85818-8 / RQE 19491
Para quem não me conhece, muito prazer, sou a Dra. Thais Chaves! Se você está aqui buscando mais informações sobre gravidez maternidade e desenvolvimento infantil, talvez já tenha me visto por aí nas redes sociais, principalmente no meu instagram, o @pediatra mae.
Como o nome já diz, eu passo o dia tentando conciliar (e às vezes nem consigo) a vida de pediatra e de Mãe do Henri. No âmbito profissional estou atuando há mais de 12 anos diretamente com famílias em consultório e busco me manter sempre atualizada sobre tudo que envolve a pediatria.
A maternidade me ajuda ainda mais a entender na prática tudo que eu trago para o meu consultório e para as dicas que eu dou nas redes sociais — pediatra e mãe, essa combinação deu muito certo! Por gostar tanto desse mundo acabei conhecendo a Likluc ao usar o seu principal produto: o Aspirar Baby — com o Henri — Daí surgiu uma relação de muita confiança e consideração por essa marca que acredito, cujos produtos usei e uso!
Assim, não poderia deixar de aceitar o convite para assinar diversos posts aqui no blog da Likluc: todo mês vocês poderão conferir conteúdos meus exclusivos sobre processos de saúde e doença, amamentação, sono, alimentação infantil, desenvolvimento das crianças, vacinas e outros temas que estão no dia a dia de mães pais e seus filhos.
Não se preocupe: você sempre encontrará informações e recomendações confiáveis e atuais para dar o melhor cuidado para as crianças. Eu acredito que é por meio das informações de qualidade que posso ajudar diferentes famílias. Afinal a escolha da Criança é feita através da escolha de seus pais. Pais bem informados são capazes de oferecer o melhor!
É isso que você quer para seus filhos? Então não deixe de me acompanhar semanalmente por aqui!
1 thoughts on “Bebê pode usar travesseiro? Entenda tudo sobre!”