fbpx

Blog

Mulher segurando um calendário para determinar a semana fértil

Calcular período fértil: como fazer? Saiba tudo sobre!

Conteúdo

Conteúdo

Calcular o período fértil é uma ótima forma de entender a fertilidade da mulher, caso esteja se preparando para engravidar, ao passo que é justamente nesse período em que as chances de ter um bebê estão mais altas de acordo com o sistema reprodutivo feminino.

Para calcular o período fértil, basicamente é preciso contar 14 dias após o primeiro dia de menstruação, então serão contados os três dias anteriores e posteriores a esse e teremos, então, o período fértil.

Parece um pouquinho complicado, não é mesmo? Mas, na verdade, não é! Se você quer entender melhor sobre como esse cálculo funciona e como realizá-lo de maneira assertiva, a Likluc está aqui para te ajudar. Continue sua leitura e entenda tudo!

Como calcular o período fértil?

Para fazer o cálculo do período fértil é preciso entender primeiramente seu ciclo menstrual que, quando regular, tem a duração média de 28 dias, certo?

calendario relogio coletor menstrual remedio e outros itens para periodo fertil em cima estampa rosa

Mas caso você tenha variações nesse período, não tem problema, o importante é ter conhecimento sobre a média de seus ciclos e saber exatamente em que dia sua menstruação começou!

A partir desse número, se inicia o nosso cálculo quanto ao período fértil, com exatos 14 dias corridos após essa data inicial. Então, contamos os 3 dias antes e depois dessa data e temos, então, o período fértil.

É justamente por isso que existe a importância de saber qual a média de dias desse período, para ser possível contar os dias anteriores aos 14 dias a partir do início do período.

Para facilitar seu entendimento sobre esse cálculo, vamos a exemplos:

Supondo que uma mulher comece a menstruar no dia 1 de janeiro, passado 14 dias após esse período, chegamos ao dia 14, certo? Nesse dia, é certo que ela terá uma ovulação!

Contando com os três dias anteriores e posteriores, temos os dias 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17 de janeiro como o período fértil.

Além disso, caso seu período menstrual seja irregular e você ainda não tenha procurado um médico ginecologista para entender isso, sugerimos que faça o quanto antes para entender se há alguma anomalia em seu sistema reprodutivo, combinado?!

Leia também: Menstruação na gravidez: é normal ou não? Entenda!

O período fértil apresenta alguns sintomas?

Você já sentiu seu corpo ou comportamentos diferentes enquanto esteve no período fértil? Saiba que isso é completamente normal e faz parte das alterações hormonais produzidas por seu corpo nesses dias. Confira quais são:

Aumento da libido

Uma vez que o organismo está pronto para que a fecundação ocorra, o corpo produz hormônios que elevarão a libido. E, ainda para estimular o ato sexual, o corpo feminino produz feromônios que atraem o sexo masculino.

Dores embaixo do ventre

Há relatos de mulheres que sentem dores ou incômodos leves na região logo abaixo do ventre. Caso você tenha esse sintoma, saiba que ele é provocado por conta do rompimento do folículo do óvulo dentro do ovário, que é normal e pode acontecer durante o período.

mulher segurando megafone e fundo rosa

Mas atenção! As dores causadas por esse rompimento são leves e não devem provocar grandes desconfortos. Caso isso aconteça, é importante procurar um médico para entender se não se trata de algo grave em seu sistema reprodutivo.

Elevação da temperatura corporal

Com todos os hormônios a alterações que o período fértil produz no corpo da mulher, também é normal que a temperatura do corpo se eleve – cerca de meio grau. Por se tratar de um sintoma leve, não é muito significativo para o organismo e pode ser que você nem sinta essa mudança, mas ela acontece.

Secreção vaginal

Também é comum que a mulher perceba um aumento na produção de secreção vaginal do corpo. Essa secreção tem um aspecto de gel transparente (muco) e serve para manter os espermatozoides vivos dentro do corpo feminino e ainda auxiliar seu caminho até a trompa do útero.

Se você sente ou já sentiu algum desses sintomas dias após o início de sua menstruação, significa que pode estar no auge de seu período fértil.

Assim, caso você tenha perdido essa data de início, esses sintomas podem ser uma ótima forma de guiá-la para seguir ou evitar uma possível gravidez.

Existe outra maneira de identificar o período fértil?

Além do cálculo de dias e dos sintomas apresentados pelo corpo que mencionamos acima, existem também os testes de ovulação. Eles funcionam de forma semelhante aos testes de gravidez encontrados em farmácia e conseguem detectar por meio da urina se há ou não ovulação.

Também é possível identificar o período fértil por meio de uma ultrassonografia, exames adotados especificamente por mulheres que estão em fase de tratamentos específicos para engravidar.

Leia também: Quando fazer o teste de gravidez? De olho nos sinais!

O período fértil acontece em toda mulher?

De forma elementar, o período fértil acontece sim em todas as mulheres, mas há meios de ser inibido, como o uso de anticoncepcionais – que controlam a produção hormonal da mulher evitando que a ovulação ocorra.

foto aproximada de ventre feminino com mulher fazendo coração com a mao

Além disso, mulheres que já entraram na menopausa também não irão mais passar pelo período fértil, uma vez que seu corpo já não realiza mais a produção suficiente dos hormônios necessários para tal.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que tenhamos a ajudado a entender um pouco mais sobre o período fértil e como identificá-lo devido a sua grande importância para a programação da mulher e de seu marido, caso queira ou não ter um filho.

Que tal aproveitar sua leitura e conferir também nosso post sobre fertilidade? Você entenderá ainda mais sobre o que é e tirar suas principais dúvidas.

Agradecemos por ter lido até aqui e esperamos você em nossos próximos posts, até a próxima!

Elefante da LikLuc, em tom azul, sentado, com detalhe laranjado na boca/bochecha

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.