Escolher um colchão para berço pode parecer uma tarefa simples, mas existem diversos aspectos que você deve considerar. É comum que, durante os primeiros meses de vida, o bebê passe mais tempo dormindo do que acordado.
Então, para oferecer um excelente ambiente para seu filho dormir bem, escolher um colchão seguro e confortável é fundamental.
Afinal, como escolher o colchão para o berço?
Procurar um colchão para o berço é uma tarefa importante, pois seu bebê passará bastante tempo dormindo nele. As crianças, em média, usam o berço até os 2 anos de idade.
Os colchões para bebês, normalmente, são feitos de poliuretano (um tipo de espuma de alta qualidade), que são ótimas opções para colchões, já que se trata de um material leve e durável com excelente custo-benefício.
Ao escolher um colchão de espuma para berço, você quer ter certeza de que ele é resistente para promover boa durabilidade. Para sentir a resistência, pressione a mão no colchão e veja quanto tempo a superfície leva para recuperar sua forma, quanto mais rápido, melhor!
Além disso, procure um colchão que tenha uma densidade maior, o que o torna mais firme. Você pode testar isso por quão pesado é (colchões mais densos geralmente são mais pesados) ou apertando as laterais do colchão (você não poderá pressionar com tanta força em modelos mais densos).
O colchão ideal deve ser firme, de espuma (e não de molas), plano e do tamanho certo para que o pequeno não corra o risco de cair ou ficar preso no berço. Modelos antiácaros e antialérgicos também são indicados, principalmente por pediatras, pois previnem que os bebês tenham alergias e outras doenças.
Densidade de colchão para bebês
Outro ponto fundamental para a escolha de um colchão adequado é a densidade. Para bebês de 0 a 3 anos, ou até 35 kg, um colchão D18 pode funcionar bem. Quando a criança fica um pouco maior, chegando a pesar até 50 kg, são recomendados modelos mais densos, com a espuma D20.
A densidade é diretamente ligada a qualidade do colchão. Ela faz com que ele não deforme com o tempo. Portanto, sempre procure um modelo com certificação do Inmetro e com a densidade indicada para seu filho.
Outras características dos colchões para berço
A maioria dos colchões para berço são de dupla face com um lado mais firme e um lado mais macio, mais apropriado para quando as crianças crescem. Tenha em mente, porém, que esses modelos podem ser mais caros do que alguns colchões de berço infantil. E você terá que se lembrar de colocar o lado correto do colchão voltado para cima ao trocar os lençóis do berço.
Uma nova categoria de colchões de berço surgiu nos últimos anos: colchões com núcleo de ar! Esses modelos usam um tipo de polímero de qualidade alimentar para criar um núcleo de tecido que possui um vácuo de ar.
- Prós: estes colchões são 100% respiráveis, oferecendo uma tranquilidade incrível. Eles também são super leves e fáceis de limpar.
- Contras: eles tendem a ser muito caros.
Na hora de escolher o colchão correto para seu bebê, há alguns aspectos fundamentais a serem considerados. Confira:
Firmeza
Os colchões de berço também devem apresentar firmeza para manter os bebês seguros e proporcionarem a qualidade ideal para que eles se desenvolvam enquanto dormem.
Tamanho
Os colchões para berço em tamanho padrão devem medir 1,30 cm de comprimento por 70 cm de largura, com altura variável de 10 a 12 cm de espessura, enquanto o colchão nacional mede 1,30 cm de comprimento por 60 cm. Ou seja, ele é um pouco maior do que o segundo. Esse tamanho se encaixa perfeitamente na estrutura do berço. Você não deve conseguir colocar mais de dois dedos entre o colchão e o berço.
Impermeabilidade
Os colchões de berço devem ter superfície de vinil ou polietileno para torná-los impermeáveis e resistentes ao mofo. Se você escolher uma opção de tecido, é indicado sempre adicionar uma capa impermeável.
Materiais
Alguns pais preferem colchões feitos de materiais naturais e orgânicos que são os mais indicados para a saúde dos bebês. Sempre evite escolher aqueles modelos com materiais de composição química, usados na produção de colchões com um custo bem mais barato.
Além disso, é importante lembrar que xixi e cocô podem vazar, então, ao escolher o modelo, opte por aquele com, ao menos, uma das faces impermeável para facilitar a limpeza.
Dicas de segurança para o berço
A segurança do seu bebê é uma prioridade, por isso, trouxemos alguns princípios básicos de segurança para ter em mente ao escolher um colchão de berço:
Evite comprar de segunda mão
Se possível, sempre evite pegar um colchão de segunda mão para o seu bebê, devido aos perigos associados ao mofo e às bactérias, bem como ao desgaste geral.
Mas se você realmente for reutilizar um colchão para o berço do seu filho, certifique-se de que não há rasgos na capa, que é por onde o mofo se enraíza, além de verificar a firmeza da espuma.
Mantenha o berço “vazio”
Embora pareçam bonitos, almofadas, bichos de pelúcia e cobertores peludos não são indicados para ficar no berço do bebê enquanto ele dorme. O risco de asfixia é alto! Além disso, alguns materiais podem aumentar o risco de alergias na criança.
Por isso, mantenha apenas um lençol e um edredom antialérgico no berço do seu filho, visto que, nos primeiros meses de vida, não há necessidade de disponibilizar um travesseiro. Especialistas indicam que os recém-nascidos durmam em uma superfície firme, plana e macia para melhor desenvolvimento da coluna.
Verifique se está na hora de virar o colchão
Se você tem um colchão de dupla face, verifique com seu pediatra para ver se é a hora certa de virá-lo. A maioria dos pais faz a troca quando seus filhos têm cerca de 12 meses de idade. Ou seja, após o primeiro ano, você deve virá-lo para outro lado, que deve estar um pouco mais firme se o pediatra autorizar.
Distâncias seguras para os colchões
Existem diferentes distâncias de segurança que você deve considerar ao comprar um berço e o colchão certo. Para garantir que sua criança não fique presa e assim entre em perigo (mortal), as dimensões prescritas devem ser observadas.
- Distância entre barras: mínimo de 45 mm e sob carga não superior a 65 mm;
- Distância entre a estrutura e o piso: máximo de 25 mm;
- Distância entre a base do berço na posição mais alta e a borda superior: mínimo de 30 cm;
- Distância entre a base do berço na posição mais baixa e a borda superior: mínimo de 60 cm;
- Distância entre o colchão e a borda superior do berço: mínimo de 50 cm;
- Distância entre as ripas da base do berço : máximo de 60 mm.
E aí, o que achou das dicas que nós trouxemos para você escolher o colchão para berço do seu filho? Esperamos que você possa aproveitá-las da melhor forma, afinal, ter fases do sono com qualidade é fundamental para as crianças crescerem saudáveis. Até a próxima!

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!






2 thoughts on “Colchão para berço: Guia Completo de como escolher o ideal!”