fbpx

Blog

Mulher de cabelo ondulado, rosto apoiado na mão e com um olhar inclinado para a esquerda

2 semanas de gravidez: sintomas e cuidados essenciais!

Conteúdo

Conteúdo

6 minutos de leitura

Com 2 semanas de gravidez, os sintomas ainda são tão sutis que pouquíssimas mulheres conseguem até mesmo saber que se tratam de sinais de uma gestação e, na maioria das vezes, eles pode passar despercebidos. No entanto, ainda bem leves e pouco perceptíveis, eles existem, e a gestante já deve tomar alguns cuidados para que essa gravidez se desenvolva tranquilamente.

Pensando nisso, esse post trará os principais sintomas e precauções que a mulher deve ter com 2 semanas de gestação. Acompanhe a leitura e fique por dentro de tudo!

Mulher ao fundo branco sorrindo e olhando para a câmera

2 semanas de gravidez: sintomas mais comuns!

É fato que nem toda mulher com 2 semanas de gestação pode ter a certeza que está grávida, a não ser que tenha feito um teste de gravidez eficaz para a confirmação.

Em casos em que o casal está tentando realizar a fecundação, fazendo testes periódicos, é provável que a gestação já tenha sido confirmada e a mulher consiga prestar mais atenção nos sintomas, sabendo reconhecer cada um deles.

Em outros casos, em que a mulher pode não esteja planejando a gravidez e seja pega de surpresa, ela pode começar a sentir os sintomas que vamos trazer abaixo com diferentes intensidades. Confira os sinais que você precisa se atentar:

Corrimento vaginal cor-de-rosa mais espesso

É muito comum a mulher perceber um corrimento mais espesso cor de rosa em algum momento das duas primeiras semanas de gravidez. Em condições normais de saúde, a mulher tem um corrimento incolor ou levemente branco amarelado, sem cheiro, podendo ser mais viscoso ou líquido, dependendo do organismo e do ciclo hormonal dela.

Contudo, no momento da fecundação, os gametas masculinos “rompem” o óvulo, causando micro sangramentos que fazem o corrimento mudarem um pouco a cor, que é o branco do corrimento normal misturado com o vermelho do sangue.

Cólica e inchaço abdominal

Esse é um sintoma que pode ser bem comum em algumas mulheres, enquanto outros podem simplesmente não sentir com esse tempo de gestação. E mais, quando a mulher ainda não sabe que está grávida, ela pode confundir facilmente essas cólicas e inchaços com os sintomas pré-menstruais, já que eles são praticamente iguais.

Cansaço e sono excessivo

Outros sintomas muito comuns que podem passar despercebidos são a vontade de deitar e o sono excessivo, já que eles podem ser confundidos com o cansaço comum de uma rotina com muitos compromissos e afazeres. As mulheres mais ativas podem estranhar caso sintam mais sono durante a semana de forma repentina. Isso acontece devido à alterações hormonais que acontecem com a fecundação.

Mamas sensíveis e escurecimento da auréola

Um dos hormônios que começam ser produzidos pelo organismo da mulher após a fecundação é a prolactina, produzida pela placenta para tornar as glândulas mamárias aptas para a produção de leite.

O leite só é produzido, de fato, após o parto quando o estrogênio diminui e ocorre a liberação do hormônio. A prolactina faz com que as mamas fiquem mais sensíveis (em alguns casos, doloridas) e também fiquem com a auréola escurecida.

Durante a gestação, caso a mulher entre em um intenso período de estresse, a produção de prolactina pode se desregular, colocando a amamentação em risco. Por isso, é fundamental que a mulher tenha uma gravidez mais tranquila possível.

Mulher com um vestido azul marinho, com seu braço esquerdo no pescoço e com expressão de dor de pescoço

Dor na base das costas

Muitas mulheres relatam sentir dores na base das costas graças à produção de progesterona e de relaxina na corrente sanguínea, hormônios produzidos pelo corpo lúteo e pela placenta. Esses hormônios fazem com que os ligamentos da coluna e do sacro fiquem se afrouxem, causando essa dor, que desce do meio das costas e vai até o final da coluna.

Enjoo matinal e/ou vômitos

A progesterona é também o hormônio responsável pelos enjoos no início da gestação. Produzido em altas doses nesse período, ele tem a função de formar um ambiente favorável no útero para o desenvolvimento do feto no primeiro trimestre de gravidez.

E mais, a progesterona possui outras funções fundamentais para a gestação, como redução da contração uterina que evita que o organismo da mulher expulse o feto. Contudo, a produção desse hormônio tem efeitos colaterais, como o enjoo, retardo da digestão e, consequentemente, a azia.

Algumas mulheres também desenvolvem aversão a cheiros fortes, ficando enjoadas quando sentem algum odor diferente e mais intenso, seja de perfumes, comidas, entre outros.

Tonturas e dor de cabeça

Outro hormônio que cresce de produção durante a gestação é o estrogênio, que aumenta cerca de 30 vezes a mais que o normal. Esse hormônio faz com que a camada uterina aumente de tamanho, atuando na circulação sanguínea, preparando o corpo da mulher para a gravidez.

Entretanto, essa dilatação das veias e artérias e o alto nível de estrogênios pode causar tonturas e dores de cabeça na gestante, sendo mais um sintoma da gestação.

Aumento da vontade para urinar

Com as alterações hormonais e crescimento da camada uterina, é muito comum que a mulher também sinta mais vontade de urinar, principalmente quando bebe a quantidade de água recomendada para o dia. Então, se você se pegar com vontade de ir ao banheiro toda hora, saiba que esse é um sintoma de gravidez muito comum.

Espinhas e pele oleosa

Mais um sintoma muito comum das 2 semanas de gravidez é o aumento de oleosidade da pele, com o surgimento de mais cravos e espinhas. Contudo, é outro sinal que pode passar despercebido, principalmente se a mulher já percebe essa mudança de acordo com o período do seu ciclo menstrual.

Mulher picando legumes e preparando o café da manhã

Principais cuidados para a 2ª semana de gestação

As recomendações para esse período de gestação não são muito diferentes das para o restante da gestação: hábitos saudáveis, consultas e exames periódicos.

Alimentação balanceada e evitar ao máximo bebidas alcoólicas e tabagismo são os primeiros passos após a confirmação da gestação. E programar seu pré-natal com as consultas periódicas e exames necessários para certificar que o bebê está se desenvolvendo adequadamente.

A mulher também pode continuar praticando atividades físicas moderadas, intercaladas com descansos diários, que farão muito bem para a sua gestação. Tomando esses cuidados, a mulher terá mais segurança com relação a sua saúde e do seu bebê, tendo um período tranquilo até o último mês da gestação.

Agora que você já sabe tudo sobre a 2ª semana de gravidez, não deixe de conferir os conteúdos da 3ª semana de gravidez em diante. E para conferir mais sobre maternidade e o universo da puericultura, continue antenada em nosso blog porque toda semana tem conteúdo novo pra você!

Médica pediatra Dra. Thais Chaves

Dra. Thais Chaves

CRM52.85818-8 / RQE 19491

Para quem não me conhece, muito prazer, sou a Dra. Thais Chaves! Se você está aqui buscando mais informações sobre gravidez maternidade e desenvolvimento infantil, talvez já tenha me visto por aí nas redes sociais, principalmente no meu instagram, o @pediatra mae.

Como o nome já diz, eu passo o dia tentando conciliar (e às vezes nem consigo) a vida de pediatra e de Mãe do Henri. No âmbito profissional estou atuando há mais de 12 anos diretamente com famílias em consultório e busco me manter sempre atualizada sobre tudo que envolve a pediatria.

A maternidade me ajuda ainda mais a entender na prática tudo que eu trago para o meu consultório e para as dicas que eu dou nas redes sociais — pediatra e mãe, essa combinação deu muito certo! Por gostar tanto desse mundo acabei conhecendo a Likluc ao usar o seu principal produto: o Aspirar Baby — com o Henri — Daí surgiu uma relação de muita confiança e consideração por essa marca que acredito, cujos produtos usei e uso!

Assim, não poderia deixar de aceitar o convite para assinar diversos posts aqui no blog da Likluc: todo mês vocês poderão conferir conteúdos meus exclusivos sobre processos de saúde e doença, amamentação, sono, alimentação infantil, desenvolvimento das crianças, vacinas e outros temas que estão no dia a dia de mães pais e seus filhos.

Não se preocupe: você sempre encontrará informações e recomendações confiáveis e atuais para dar o melhor cuidado para as crianças. Eu acredito que é por meio das informações de qualidade que posso ajudar diferentes famílias. Afinal a escolha da Criança é feita através da escolha de seus pais. Pais bem informados são capazes de oferecer o melhor!

É isso que você quer para seus filhos? Então não deixe de me acompanhar semanalmente por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.