Mesmo que você seja mãe ou pai de primeira viagem, dificilmente nunca terá ouvido falar sobre o teste do pezinho. De tanto falarem sobre, já deve imaginar que é um exame importantíssimo para a saúde infantil, mas você sabe o que é o teste do pezinho, como ele é feito e o porquê?
Acompanhe esse post para saber tudo a respeito dessa avaliação fundamental para as crianças e sane de uma vez por todas as suas dúvidas. Confira:
Qual é o objetivo do teste do pezinho?
O objetivo do teste do pezinho é identificar doenças de naturezas infecciosas, genéticas e metabólicas no recém-nascido a fim de realizar um diagnóstico precoce e iniciar o tratamento imediatamente. Justamente por isso, o teste do pezinho é obrigatório no Brasil, pois evita que enfermidades prejudiquem o desenvolvimento infantil ou levem crianças a óbito.
Verifique as principais informações que você precisa saber sobe esse exame tão importante para a saúde dos pequenos:
1. Como e quando o teste do pezinho é realizado?
O teste do pezinho é realizado por meio de gotas de sangue retiradas do calcanhar da criança e deve acontecer entre o 3° e o 5° dia de vida do bebê. O furo é feito com uma agulha fina e pequena, o suficiente para dar uma “picadinha” indolor na criança.
Aproveite também para saber mais sobre o teste do olhinho!
2. Onde fazer o teste do pezinho? Quanto custa?
Ainda não sabe onde fazer o teste do pezinho quando o seu filho nascer? O exame é gratuito e pode ser feito na própria maternidade onde a criança nasceu ou em uma unidade básica de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
3. Quem deve fazer o teste do pezinho?
Todas as crianças recém-nascidas devem realizar o teste do pezinho, independentemente de terem nascido saudáveis ou não e, ainda, de terem histórico familiar com casos de doenças detectáveis pelo exame.
4. Quais são os riscos de demorar para fazer o exame?
Além de ser um descumprimento da lei em vigor, já que realizar a Triagem Neonatal é estabelecida como obrigatória pela Lei Nº 8069, de 13 de julho de 1990, não fazer o teste do pezinho oferece sérios riscos à vida do recém-nascido e ao seu desenvolvimento, uma vez que as doenças que ele identifica podem e devem ser tratadas precocemente.
E por falar em desenvolvimento do bebê, que tal saber um pouco mais sobre o tema? Conheça todas as fases de 0 a 24 meses!
O que é o teste do pezinho ampliado?
Você já ouviu falar do teste do pezinho ampliado? Esse teste ajuda a detectar mais doenças que o teste do pezinho básico, o qual, até então, identifica 6 doenças. A necessidade de realizar um exame mais amplo surgiu com o avanço da ciência e com a exigência que algumas patologias têm de um diagnóstico precoce.
Quais as doenças detectadas pelo teste do pezinho?
O teste do pezinho básico detectava 6 doenças, sendo elas:
- Anemia falciforme: enfermidade sanguínea que diminui a capacidade de transporte de oxigênio pelo sangue, o qual causa fortes dores, inchaço, infecções, atraso no crescimento, problemas neurológicos e outras disfunções;
- Deficiência de biotinidase: doença metabólica que pode ocasionar surdez, atraso no desenvolvimento, convulsões e ataxia;
- Fenilcetonúria: patologia que pode resultar em transtornos mentais graves;
- Fibrose cística: afeta o sistema digestivo, pulmões e pâncreas com inflamações e infecções recorrentes, além da dificuldade em ganhar peso e altura que pode acometer a criança;
- Hiperplasia adrena: causa desidratação grave nos bebês e pode causar a mortalidade infantil;
- Hipotireoidismo congênito: doença endócrina que causa atrasos mentais com graves alterações neurológicas que podem ser evitadas com o tratamento adequado.
Atualmente, porém, caso alguma anomalia seja apontada, é dever do SUS garantir que o teste do pezinho ampliado seja realizado, como consta na Lei Nº 14.154, de 26 de maio de 2021.
O teste do pezinho ampliado identifica até 53 patologias raras e graves, como: toxoplasmose congênita; deficiência de TBG; galactosemias; sífilis congênita; rubéola congênita; doenças lisossômicas; imunodeficiências; doença de chagas; deficiência de G6PD; citomegalovirose; deficiência de Acil-Coa e muitas outras enfermidades que comprometem o bem-estar e a saúde de uma criança.
E se o teste do pezinho der positivo para alguma doença?
Esse é um medo comum e muitos pais podem se perguntar o que fazer se o teste do pezinho der positivo. Caso isso ocorra, um novo exame é realizado com a finalidade de comprovar a doença e iniciar o tratamento correto quanto antes. A partir do momento de identificação, é essencial que uma equipe médica oriente os pais sobre o caso e como prosseguir.
Gostou de saber mais sobre o teste do pezinho? Não deixe de conferir também nosso conteúdo sobre as vacinas do bebê, por aqui te ajudamos a entender assuntos sobre a saúde infantil de forma prática, fácil e completa, aproveite!
A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!