fbpx

Blog

Mãe amamentando com bebê no colo

Como aumentar a produção de leite materno

Conteúdo

Conteúdo

Existem diversos desafios que você pode encontrar durante a amamentação e um dos mais recorrentes é a baixa produção de leite — responsável por causar preocupação para as mamães. Estamos aqui para te dizer que você não está sozinha, ok?

Quanto antes buscar por soluções de como aumentar o leite materno, melhor e mais rápido esse desafio será superado. Para te ajudar neste processo, nós da Likluc preparamos, com muito cuidado, algumas dicas práticas para o aumento da produção de leite.

Continue lendo e confira quais são elas!

5 dicas de como aumentar o leite materno

Se você não está produzindo uma quantidade suficiente de leite ou se ainda está com o seu bebê na barriga e deseja entender mais sobre o assunto, chegou ao lugar certo. As dicas a seguir vão te ajudar a saber como aumentar a produção de leite.

Você também pode se interessar: Hiperlactação: entenda a produção excessiva de leite

1- Mantenha-se hidratada

Não somente durante a gravidez ou após o parto, a hidratação precisa ser sempre prioridade. Isso porque o nosso corpo é composto por 70% de água e o leite tem o líquido como grande parte de sua composição, além da proteína e gorduras.

Por dia, a recomendação é que uma mulher que está amamentando beba de 3 a 4 litros de água. Caso seja mamãe de gêmeos, a quantidade aumenta para até 6 litros diários.

Além disso, vivemos em um país tropical onde o clima varia muito, e a desidratação pode ocorrer com frequência. Mais um motivo para dar a devida importância ao consumo de água correto — responsável por beneficiar você e o seu bebê!

2- Evite situações de estresse

Principalmente durante o pós-parto, quando o seu bebê recém-nascido depende totalmente dos seus cuidados e você ainda está se adaptando às mudanças, é normal sentir-se sobrecarregada ou estressada.

Esse estresse pode ser um dos causadores da escassez do leite materno. Nessa hora, é importante estar cercada de uma rede de apoio que te ajude com as tarefas básicas do dia a dia e que divida o fardo em situações mais difíceis, afinal, você não precisa e nem deve passar por isso sozinha.

Para relaxar e garantir momentos de pausa, você pode fazer yoga, meditação, ouvir uma música ou outras práticas que goste. Algumas atividades simples podem contribuir para que você encontre calma e melhore sua saúde mental.

mãe olhando para o bebê enquanto amamenta.

3- Priorize uma alimentação saudável

Da mesma forma que uma alimentação saudável precisa acontecer durante a gravidez, ela deve continuar depois que o bebê nasce. Neste momento, o leite começa a ser produzido em grande escala e o consumo de alimentos inadequados pode fazer com que você perca nutrientes essenciais para o bebê, passados através da amamentação.

As dietas radicais também não são a solução. Elas fazem mal para você e para a criança, uma vez que são voltadas para o emagrecimento imediato, ou seja, você perde nutrientes e como consequência a produção do leite diminui.

Você sabia que o peso que o bebê está ganhando depende das calorias que você libera para ele? Pois é, por essa razão, recomendamos a procura de um nutricionista que te ajude a colocar em prática uma alimentação adequada.

4- Garanta que a pega seja feita do jeito certo

Quando o encaixe correto da boca do neném no seio não acontece, o bebê pode ter dificuldades para sugar o leite. Com isso, ele pode ter a sensação de que o leite não está saindo, diminuindo a quantidade de leite consumida e, consequentemente, afetando na sua produção.

Para o bebê ter uma pega correta durante o aleitamento, é preciso:

  • Manter grande parte da aréola na boca do bebê, pois, se ele sugar apenas o mamilo, pode não conseguir sugar a quantidade necessária de leite;
  • Deixar a boca do bebê aberta, assim como a famosa “boquinha de peixe”;
  • Encostar o queixo do bebê no seio, para que ele tenha um encaixe melhor da boca;
  • Não deixar o nariz encostar no seio, pois ele precisa respirar enquanto mama e encostar o nariz no seio bloqueia a entrada de ar.

Além disso, a pega correta da mamada diminui as chances do seu mamilo ficar machucado e ainda permite a saída de leite com mais facilidade.

Você também pode contar com a ajuda de uma consultora de amamentação ou então de um fonoaudiólogo. Esses dois tipos de profissionais contribuem para que a pega seja feita corretamente desde a primeira mamada.

5- Consuma chá para aumentar a produção de leite materno

Algumas plantas podem contribuir para o aumento da produção de leite. Por exemplo, o funcho conta com fatores anti-inflamatórios, melhora o sistema digestório e pode estimular o aleitamento materno.

Com variados nutrientes, o feno-grego também pode ajudar na produção de leite saudável. Já o chá de erva-cidreira, poderá contribuir para o seu relaxamento e melhora na qualidade do sono.

Bebê observando um coletor de leite materno

Saiba se o seu bebê está mamando a quantidade certa

Ao levarem seus filhos ao médico, algumas mães percebem que o peso da criança não aumentou, mesmo que, às vezes, o neném passe até 2 horas no peito. Porém, o tempo não define a qualidade.

Por isso, uma das melhores formas para entender se o bebê está ou não tendo uma amamentação adequada é observar o seu peso. Ele mostra quanto a criança cresceu com a única fonte de alimento disponível naquele momento.

Outro fator a ser observado é a quantidade de fraldas que seu bebê usa e a cor das fezes. Isso porque, um neném que está mamando a quantidade certa de leite, deve sujar por dia, aproximadamente, três fraldas com cocô. Em relação à aparência, as evacuações devem ser amarelas e estar em estado pastoso.

O humor do neném também deve ser considerado, afinal, após a mamada ele deve ficar ativo e não inquieto e estressado. Agir dessa forma, pode ser sinal de que o leite consumido pelo seu bebê não esteja sendo o suficiente.

Como fazer para aumentar a produção de leite materno?

Você pode aumentar a sua produção de leite de duas formas:

Descanse sempre que possível

O descanso é imprescindível se você busca pelo aumento do leite materno urgente, pois ele contribui para a produção de leite e também para sua saúde mental e física – ela é tão importante quanto a do bebê.

Nossa dica é que você durma sempre que o bebê dormir. Dessa forma, será mais fácil controlar seu sono e aproximar ainda mais vocês dois. Lembre-se de que quando está cansada a produção do leite é menor por não ter energia o suficiente para se concentrar nela.

Esvazie a mama

Troque de mama apenas quando esvaziar, assim, quando a outra estiver sendo sugada, a produção se concentra na que foi esvaziada. O leite é dividido em partes e com nutrientes diferentes, por isso, se ficar trocando o bebê de mama antes de esvaziar uma, pode ser que ele não consiga pegar a quantidade adequada por ainda estar em produção.

O leite ideal para o bebê é o da mãe

Apesar de existirem diversos tipos de leite de qualidade para bebês, que atendem a diversas condições e situações, nós também reconhecemos que o leite materno é o melhor para o desenvolvimento do seu filho ou sua filha.

Segundo especialistas, o leite materno contém todos os nutrientes necessários para garantir o crescimento saudável da criança, além de prevenir doenças e infecções.

Com olhos nos olhos, este momento faz com que mãe e filho possam estabelecer a primeira linguagem efetiva de amor. O ato de amamentar conta com vários benefícios e aproxima o bebê da mãe, aumentando ainda mais esse vínculo entre os dois.

Mas se não conseguir viver este momento também está tudo bem, ok? Hoje existem fórmulas que suprem as necessidades do seu neném, por isso, tente não se culpar.

mãe amamentando um bebê

Produção do leite materno: como acontece?

Muitas mães, a partir do segundo trimestre da gestação, já apresentam produção de leite e isso pode ser perceptível dados os riscos de vazamento do líquido nos seios – mas não se preocupe, pois isso é normal!

A produção do leite em maior quantidade se dá apenas quando o bebê nasce e o organismo se adapta com essa mudança. Uma outra dúvida é: a produção do leite diminui com facilidade? Na verdade, isso raramente acontece, porque outros fatores impedem que o leite diminua.

O pré-natal e a consulta regular com o pediatra são importantes para conseguir entender como está a saúde de você e do bebê. O médico pode recomendar exercícios, medicamentos, uma nova dieta na gestação e até práticas que ajudam no preparo para a lactação.

Qual o tempo adequado para amamentar?

Não existe uma regra que delimite um tempo que o bebê precisa amamentar, pois o adequado é, nos primeiros meses, oferecer o leite toda vez que ele começar a chorar. Dessa forma, se ele se alimentar várias vezes ao dia, sua produção de leite aumenta.

Uma recomendação é não oferecer o leite por mais de 1 hora seguida, pois ele ficará saciado por mais tempo e, quando você precisar oferecer de novo, pode ser que não haja a quantidade suficiente de leite. Diversifique os horários e vá entendendo como ele se comporta com essas mudanças.

Bom, agora que você conheceu algumas dicas super importantes para aumentar o leite, saiba que com o tempo você vai se acostumando e se adaptando à rotina. Chega um momento em que esse processo natural fica mais tranquilo.

Lembre-se também de que qualquer sensação de dor ou ocorrência fora do comum deve ser cuidada e analisada por um médico. Assim, você poderá reverter a situação com rapidez.

Gostou desse conteúdo? Confira também nossas dicas para o bebê pegar mamadeira quando chegar essa fase e se você optar por isso. Até a próxima

Elefante da LikLuc, em tom azul, sentado, com detalhe laranjado na boca/bochecha

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!

3 thoughts on “Como aumentar a produção de leite materno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.