Uma dúvida muito comum entre os pais de primeira viagem é quando iniciar a pré-escola.
A maioria das pré-escolas começam a aceitar crianças a partir dos 4 anos completos, mas como cada criança é diferente, esse não é um número mágico. A prontidão para a pré-escola realmente depende mais de fatores de desenvolvimento do que da idade cronológica.
O seu filho está fisicamente, emocionalmente e socialmente pronto para a sala de aula?
Existem coeficientes a se considerar antes da tomada dessa decisão. E, antes de considerar a inscrição de seu filho na pré-escola, certifique-se das questões abaixo.
Quando iniciar a pré-escola?
A ideia de seu filho começar a pré-escola é provavelmente agridoce, certo?
Isso marcará o primeiro passo de seu filho no mundo das ‘’crianças grandes’’, o que é muito empolgante. Mas, vamos lá, isso também quebra seu coração por uns bons minutos. E, como você é novo nisso, terá algumas perguntas. A mais urgente delas, com certeza é: quando iniciar a pré-escola do pequeno?
Então, sem mais delongas ou ataques de ansiedade, respire fundo e venha saber mais sobre o assunto.
Ansiedade da separação
Este é um problema.
Seu filho já pode reconhecer as letras, formas e cores, mas a menos que esteja emocionalmente pronto para os desafios do dia-a-dia na pré-escola, pode não ser a hora dessa separação.
Se o seu filho não se sente confortável em ficar longe de você, ele não está pronto para a pré-escola aos 4. A transição para a pré-escola, em si, já será um evento estressante – e você não quer adicionar ansiedade extra à mistura, certo?
Desenvolvimento social
Quanta experiência o pequeno já teve brincando com outras crianças? Ele gosta disso? Faz bem para ele?
Se o seu filho está acostumado a brincar sozinho, ele pode não estar preparado para entrar em uma sala de aula ainda. Normalmente, as crianças de 4 anos estão começando a brincar umas com as outras e se envolvendo em brincadeiras imaginativas, ambos componentes-chave dos programas de pré-escola.
Ou seja, seu filho precisa estar socialmente ciente de como tratar outras crianças antes de começar a pré-escola.
Sabe usar privada sozinho
Às vezes, as pré-escolas ajudam no treinamento do penico, mas muitas exigem que essa habilidade seja dominada antes da matrícula.
Assim, torna-se fundamental seu pequeno ter conhecimento sobre autocuidado, incluindo calçar os sapatos e casacos, bem como fechar o zíper das calças e lavar as mãos corretamente.
Desenvolvimento físico
Seu pequeno tem habilidades motoras ‘’finas’’ para lidar com os materiais da sala de aula ou as habilidades motoras ‘’grossas’’, ideais para lidar com o equipamento do playground?
Claro, é na pré-escola que eles ajustam essas habilidades, mas seu filho de 4 anos deve ter o controle motor para acompanhar os colegas de classe para ter sucesso na pré-escola.
Necessidade da soneca
Se seu filho de 4 anos precisa de um cochilo de 2 horas todas as tardes, ele pode não estar pronto para o desenvolvimento do nível de atividade na pré-escola. Normalmente, a pré-escola tem cochilos durante o dia, mas tenha em mente que ele pode não dormir tão bem na escola quanto em casa.
Habilidades de comunicação
Ele é fácil de entender? Ele pode pedir ajuda quando precisar?
Seu filho precisa ser capaz de falar e pedir ajuda quando precisar, e também deve ser capaz de se comunicar com seus colegas de classe.
Se você é o único que consegue entender a adorável linguagem dele, ele ainda não está pronto para a pré-escola.
Quando iniciar a pré-escola?
Há múltiplas evidências de que as crianças ganham muito com a ida para a pré-escola. Neste ambiente, elas ficam expostas a números, letras e formas. E, mais importante, aprendem a se socializar – conhecendo novas crianças, compartilhando e contribuindo o tempo todo.
Além disso, crianças que frequentam uma pré-escola entram no jardim de infância com melhores habilidades de pré-leitura, vocabulários mais ricos e habilidades matemáticas básicas mais fortes do que aquelas que não frequentam. Assim, as crianças aprendem a serem alunos, com conhecimentos sobre os momentos certos de levantar a mão, revezamento da conversa e dividir a atenção do professor.
Fora que a pré-escola é o momento onde elas se encontram separadas dos pais, buscando autoconhecimento em áreas com a música e a educação física, por exemplo. A pré-escola é o momento de gerenciarem suas habilidades sociais e comportamentais.
O que alguns pais fazem, para minimizar o impacto dessa novidade nos pequenos, é ir aumentando gradativamente o tempo em que eles permanecem na pré-escola.
Assim eles conseguem ir se acostumando aos poucos.
Gostou desse post? Compartilhe com os papais e mamães de primeira viagem.
Veja mais em nosso Blog.
Siga-nos no Instagram.
A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!