fbpx

Blog

mulher segurando teste de gravidez com mão na boca sorrindo

Primeiros sintomas da gravidez: acompanhe nosso checklist!

Conteúdo

Conteúdo

O atraso da menstruação costuma ser sempre o primeiro sinal de uma possível gravidez, afinal, esse é um dos principais indicativos que a mulher está de fato grávida. Contudo, a falha menstrual pode acontecer por outros diversos motivos relacionados ao sistema reprodutivo feminino.

Por isso, é preciso estar atenta a outros sintomas que também podem indicar uma gestação – e existem muitos, desde os mais comuns, como o enjoo, até os menos perceptíveis, como uma pele mais oleosa.

Então, pensando em te ajudar nessa questão, fizemos uma lista com os 15 primeiros e mais comuns sintomas da gravidez para que você esteja atenta caso eles venham a acontecer com você. Acompanhe!

Confira os 15 primeiros sintomas de gravidez!

Pode ser que você esteja tentando engravidar ou pode ter acontecido um acidente que gera uma desconfiança natural, não importa, se você sentir alguns dos sintomas a seguir, é importante realizar testes confiáveis para comprovar ou descartar de uma vez essa possível gestação.

Afinal, caso você esteja mesmo grávida, é de suma importância que você comece a realizar as consultas de pré-natal regulares com um obstetra de sua confiança. Agora vamos aos sintomas, confira os 15 principais sinais de uma gravidez!

1. Alterações na cor do corrimento vaginal

Quando a mulher está grávida, é muito comum que o corrimento natural mude de cor, ficando em tom cor-de-rosa. Isso acontece por causa da fecundação do óvulo que pode gerar micro sangramentos no útero, assim, o corrimento natural da mulher, que é incolor, fica mais rosado, justamente por causa desses vestígios de sangue.

E esse sintoma está aqui em primeiro lugar na nossa lista porque pode acontecer minutos depois ou em até 3 dias após a relação sexual desprotegida. Esse corrimento pode ser observado no momento em que a mulher vai se secar após urinar.

2. Enjoo matinal (ou diário), náuseas e vômitos

Outro sintoma muito comum e que costuma aparecer logo no primeiro mês é o enjoo matinal ou, em alguns casos, durante todo o dia. Com todas as alterações no sistema hormonal da mulher, é normal que ela fique com o estômago mais sensível, principalmente ao sentir cheiros muito fortes.

Algumas mulheres têm enjoos somente no primeiro mês de gestação, enquanto outras os têm durante toda a gravidez, assim como as náuseas seguidas de vômitos, que podem ou não acontecer, variando de caso para caso.

3. Sono e cansaço incomum

Outros sintomas muito comuns são o cansaço excessivo e o sono fácil, sendo mais perceptíveis em mulheres que comumente são mais agitadas e dispostas que, de repente, começam a sentir essa diferença.

No primeiro mês de gravidez, com as alterações hormonais comuns, é normal que a mulher fique com mais sono e indisposta para atividades físicas mais intensas, como exercícios físicos ou serviços domésticos.

Contudo, esse sintoma não é uma unanimidade, podendo não ocorrer em algumas mulheres.

4. Mamas sensíveis e escurecimento da aréola

Outro sintoma muito comum nas duas primeiras semanas de gravidez são as mamas ficarem mais sensíveis e maiores, além de também ser possível notar uma mudança nas aréolas por conta do aumento de fluxo sanguíneo na região.

Isso acontece devido à ação dos hormônios que preparam as glândulas mamárias para a amamentação, uma vez que elas precisarão se adaptar para atender às necessidades de alimentação do bebê.

mulher de frente segurando calendario e fundo amarelo

5. Atraso da menstruação

A ausência da menstruação, como falamos, é o sintoma mais indicativo da gestação, afinal, é durante a gravidez que a mulher tem o seu ciclo menstrual interrompido de forma natural, já que o feto está se desenvolvendo corretamente no útero.

Esse sintoma acontece graças ao aumento na produção do hormônio beta hCG, que inviabiliza que novos óvulos maduros sejam liberados pelos ovários. Geralmente, esse sintoma é percebido após 4 semanas da concepção ou quando a mulher percebe alterações no seu período menstrual regular.

6. Cólicas e inchaço abdominal

Outros sintomas muito comuns são as cólicas e o inchaço na região do abdómen, afinal, ocorre um aumento do fluxo sanguíneo e a adaptação do útero para o crescimento do bebê, que causam esse inchaço abdominal e, consequentemente, as cólicas que podem ser facilmente confundidas com as cólicas menstruais.

7. Dores nas costas

Apesar das dores nas costas estarem constantemente associadas às últimas semanas de gravidez, algumas mulheres podem senti-las desde o início da sua gestação. E elas estão relacionadas com as mudanças que acontecem no corpo da gestante para gerar e desenvolver o bebê. É comum também que essas dores sejam confundidas com cólicas abdominais.

8. Tonturas e dor de cabeça

Algumas mulheres também podem sentir tonturas e dor de cabeça nas primeiras semanas da gravidez, que podem acontecer por conta de quedas na pressão arterial e diminuição dos níveis de glicose no sangue, comuns pelas mudanças no organismo da mulher. Esses sintomas podem perdurar até 5 semanas de gestação, mas tendem a melhorar conforme passam os meses.

9. Vontade de urinar mais vezes por dia

Logo no início da gestação, há um aumento na produção da progesterona, mais um hormônio que garante que o bebê se desenvolva de forma saudável. E a consequência disso é o relaxamento dos músculos da bexiga, tornando mais difícil a tarefa de esvazia-la completamente.

Então, é comum que a mulher sinta vontade de urinar mais vezes durante o dia, conseguindo eliminar uma quantidade menor de urina em cada uma dessas vezes.

mulher se olhando no espelho com uma mão em cada bochecha

10. Pele oleosa e aumento de espinhas

As alterações hormonais podem ocasionar o surgimento ou aumento de oleosidade na pele da mulher e, consequentemente, o aparecimento de cravos e espinhas. E a mulher pode notar essas mudanças na pele logo no primeiro mês de gravidez, sendo um dos sintomas pouco associados à gravidez.

11. Desejos estranhos na hora de se alimentar

Sabe aquele desejo incomum de comer algo que, em condições normais, você não comeria? Então, ele pode surgir logo no primeiro mês de gravidez.

Algumas mulheres podem ter esses desejos durante toda a gestação ou somente em alguns momentos pontuais, sendo comum elas sentirem vontade de experimentar combinações atípicas de alimentos ou comidas que nunca quiseram em outros momentos.

12. Aumento da Libido

Também é bem comum ocorrer um aumento da libido da mulher, fazendo com que ela sinta mais vontade de ter relação com o seu parceiro. Isso é considerado saudável e normal, além de comprovado cientificamente que não interfere no desenvolvimento do bebê.

Contudo, assim como os outros sintomas, esse aumento não é uma unanimidade entre as mulheres, portanto, se não acontecer com você, não pense que há algo de errado.

13. Oscilações no humor

Geralmente, após a segunda semana de gravidez, é comum que a mulher perceba algumas variações de humor durante o dia mesmo sem um motivo aparente. Por isso, não é incomum que a a grávida tenha vontade de chorar repentinamente por motivos que, normalmente, não a fariam chorar, por exemplo.

É super normal que a mulher fique mais emocional devido às fortes alterações hormonais da gravidez, que geram um desequilíbrio nos neurotransmissores, fazendo que o humor fique menos estável.

14. Constipação intestinal

Mais um sintoma muito comum durante a gravidez é a famosa prisão de ventre, que pode evoluir conforme passam os meses de gestação.

Caso a mulher já tenha uma dificuldade de ir ao banheiro, pode ser que isso venha a piorar, assim, é sempre indicado uma alimentação rica em fibras e alimentos que facilitam o transito intestinal, como ameixas, mamão e frutas no geral.

mulher comendo salada enquanto sorri

15. Aumento do apetite

Por último, trazemos este sintoma que não é devido somente às alterações hormonais, mas também devidos às necessidade nutricionais da mulher durante a gravidez, já que ela precisa fornecer a nutrição do seu bebê através do cordão umbilical.

Isto é, ela realmente precisa se alimentar por dois (por ela e pelo seu bebê), desse modo, é muito comum que ela sinta mais fome durante o dia com um apetite incomum. Claro que nem sempre ela precisará comer uma quantidade de calorias exagerada, sendo o mais recomendado acompanhamento com profissionais, como o nutricionista e o próprio médico que irá acompanhar a gravidez.

Mas, se você ainda não sabe se está grávida e começar a sentir mais fome repentinamente, fique atenta, pois esse também pode ser um dos sinais de uma possível gestação.

Esse é o checklist da Likluc com 15 sintomas que podem indicar uma gravidez, portanto, se você está desconfiada, preste atenção nesses sinais listados e saiba quando fazer o teste de gravidez, afinal, em caso de resultado positivo, você terá uma série de procedimentos que precisará fazer nos próximos meses para garantir saúde para você e o bebê!

E caso o resultado seja negativo e você queira se preparar para engravidar, aproveite para conferir nosso conteúdo exclusivo e consultar o seu médico, afinal, cada caso é único!

Gostou deste conteúdo? Aqui na Likluc, trazemos diversas informações completas sobre gravidez, maternidade e o cuidado infantil. Não perca nenhum, acompanhe nosso blog! Até a próxima!

Elefante da LikLuc, em tom azul, sentado, com detalhe laranjado na boca/bochecha

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.