A primeira semana de gravidez é um dos momentos mais importantes para o desenvolvimento do feto, porque é o início do zero do seu desenvolvimento. Sabemos que, nesse período, algumas mudanças e sintomas começam a aparecer e alguns cuidados devem ser tomados.
Mesmo que uma semana pareça ser pouco tempo, seu feto já está começando a ser formado e é importante que você tenha consciência de tudo o que está acontecendo, por isso, viemos trazer informações muito importantes sobre tudo o que precisa saber a respeito dos cuidados, mudanças, sintomas e muito mais durante a primeira semana da gestação, confira:
Os primeiros sintomas da gestação
Os sintomas já podem ser notados em uma semana de gravidez, mesmo que raramente sejam notados por você devido a intensidade baixa. Mas isso pode variar de pessoa para pessoa, já que cada uma de nós possui metabolismos com particularidades. Sabendo disso, alguns deles são:
- Pequeno escape de sangramento devido a nidação (implantação do embrião no útero);
- Inchaço;
- Sono;
- Enjoo;
- Início da sensibilidade nos seios.
Além desses já citados, é comum que a mulher fique mais emotiva ou com alterações de humor significantes, semelhantes ao período de TPM. Para mais informações sobre isso, leia nosso post sobre os primeiros sintomas da gravidez.
Mudanças no corpo da mãe
Assim como os sintomas foram apresentados, nessa primeira semana seu corpo já pode apresentar diferenças não visuais. A barriga não cresce em 1 semana, já que o feto, nesse período, é menor do que um grão de arroz. Mas é possível perceber inchaço corporal, principalmente se o seu corpo não faz isso com muita frequência. A barriga de gestante começará a aparecer apenas no 5° mês, ou seja, com 20 semanas.
Qual o tamanho do feto na 1ª semana de gravidez?
Logo após a concepção, o embrião transmite uma informação para o cérebro alertando sobre a sua existência que, através do hormonio Beta HCG, inibe o que seria sua próxima menstruação. Na primeira semana, seu embrião ainda não possui placenta, (que apenas vai aparecer na 12ª semana), ou seja, o embrião se comporta de maneira independente da mãe.
O embrião ainda é muito pequeno, tanto que, basicamente, chega a medir aproximadamente 0,15 mm. Para ficar mais fácil de visualizar essa medida, é possível afirmar que o embrião é menor do que uma semente de chia.
Cuidados que devem ser tomados na 1ª semana de gravidez
É difícil de descobrir a gravidez na primeira semana, a não ser que tenha acontecido um caso excepcional e já havia a desconfiança desde o ato sexual. Se esse for o caso, é possível ter o controle sobre a sua rotina, portanto, para que o feto tenha um desenvolvimento saudável e sua gestação aconteça de maneira mais segura, existem alguns cuidados que precisam ser tomados. Confira:
1. Marque uma consulta pré-natal
Para qualquer anomalia ou dúvida, é importante que você se consulte com um médico obstetra para acompanhar a gestação e, dessa forma, cuidar tanto da saúde do seu bebê quanto da sua. O médico receitará a suplementação ou medicação especial para garantir saúde, assim como solicitará os exames necessários que ajudarão a detectar e até prevenir possíveis complicações.
2. Cuidado ao se exercitar
Sabendo que a primeira semana de gravidez requer um maior cuidado, é importante que não sejam praticados exercícios de alto impacto, como: saltar, lutar, carregar muito peso ou subir cordas. No entanto, ficar parada não é a melhor solução, ainda mais porque exercícios físicos são bons para a saúde mental e física, então você pode caminhar, correr ou fazer natação para se movimentar sem riscos.
3. Chegou a hora da dieta
Os cuidados com a alimentação devem ser tomados durante todo o período de gestação, por isso nutricionistas também devem ser consultados para orientarem uma alimentação adequada para gestante que promoverá todos os nutrientes essenciais à sua gravidez.
Basicamente, os alimentos que você come oferecerão vitaminas e minerais essenciais ao seu corpo e de seu bebê, dos quais ele precisa para desenvolver de maneira saudável e, além disso, comer da maneira certa fará com que seu enjoos e desconfortos sejam regulados. Sendo assim, evite comidas:
- Gordurosas no geral;
- Altas taxas de açúcar;
- Mal cozidas;
- Mal lavados;
- Leite e derivados não pasteurizados.
Para te ajudar ainda mais, aqui estão alimentos que você pode (e deve) ingerir durante a sua gestação:
- Derivados do leite: leite desnatado, iogurte ou queijos;
- Frutas variadas: laranja, banana, pera, melão, uva, manga e outras;
- Grãos integrais: arroz, pão, macarrão, granola e aveia;
- Proteínas: frango, peixe, feijão, nozes etc.
Não deixe de manter esses cuidados na sua rotina se você já descobriu a sua gravidez na primeira semana, eles serão de extrema importância para o decorrer da gestação.
Gostou dessas informações? Esperamos que elas te ajudem e auxiliem a entender mais sobre essa fase tão especial da gestação! Nos colocamos à disposição caso haja alguma dúvida sobre o assunto e continue acompanhando nosso blog, até mais!

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!





