A proibição do consumo de bebidas alcoólicas durante a gestação não é novidade, já que a ingestão desse tipo de líquido apresenta riscos para o desenvolvimento da criança. Mas e após o parto, o álcool está permitido?
Se a mãe optou por não passar pelo aleitamento materno, o consumo de drinks está liberado. A resposta para as mães que decidiram amamentar não é a mesma e será necessário considerar outros pontos. Por isso, preparamos um conteúdo completo acerca do assunto.
Para começar, respondemos a principal dúvida:
Posso beber amamentando?
Apesar das pessoas acharem que é proibido, você pode sim beber amamentando. Porém, para que a escolha se torne possível, é preciso planejamento, porque após ingerir a bebida alcoólica, a mãe deve esperar um tempo para oferecer a próxima mamada.
Inclusive, essa pausa torna o consumo de álcool mais difícil para as mães de recém-nascidos que mamam em livre demanda.
Em todos os casos, devemos ressaltar que, quando ocorre eventualmente, isso pode ajudar a tornar o período mais leve. Afinal, a amamentação dura em torno de 1 ano e, durante esse tempo, é comum que as mulheres esqueçam de priorizar os próprios desejos.
Mamães, não estamos dizendo que você deve beber sempre, ok? Apenas falando que, se sentir vontade, está permitido tomar um drink, um copo de cerveja ou saborear uma taça de vinho ocasionalmente.
Quanto tempo depois de beber álcool pode amamentar?
O tempo é variável e depende da quantidade de álcool que a mulher ingeriu. Por exemplo, se você bebeu apenas uma latinha de cerveja, o bebê poderá voltar a mamar no peito após 2 horas. Agora, se consumiu doses maiores, o período de espera pode chegar até 12 horas.
Devido à inconstância, recomendamos que fale com o pediatra da criança antes de tomar qualquer tipo de bebida alcoólica. Esse tipo de profissional entende perfeitamente os benefícios da amamentação e saberá te dar a melhor orientação, considerando suas necessidades e também as do bebê.
Mas como vou alimentar o bebê após tomar a bebida alcoólica?
Existem diversas formas para resolver a questão e, novamente, indicamos que busque ajuda médica para entender e analisar as alternativas disponíveis. Por exemplo, dentre as opções, você pode tirar o leite antes e reservar a quantidade necessária para dar ao bebê com a ajuda da mamadeira.
Outra solução, é amamentar a criança até o momento de começar a beber. Desse jeito, a próxima mamada demora mais tempo para acontecer e até lá você já estará sem vestígios do álcool no corpo.
Como saber se o leite materno está com álcool?
Após beber, a principal preocupação das mulheres é ter certeza que não há nenhum vestígio de álcool no leite, mas como é possível ter essa informação? Para isso, existem produtos feitos exclusivamente para detectar a substância, garantindo uma mamada segura e livre de riscos.
Lembre-se que se você seguir as orientações médicas, o teste de álcool é dispensável.
O que acontece se beber e amamentar? Entenda os riscos!
O consumo exagerado de bebidas alcoólicas apresenta diversos riscos ao bebê, por isso, além da pergunta “Posso beber amamentando?”, a mãe deve fazer a si mesma o seguinte questionamento: “O que acontece se beber e amamentar?”.
Dentre os possíveis efeitos, estão:
- Desmame precoce;
- Redução da quantidade de leite produzida, já que a substância inibe a prolactina (responsável pela produção do leite);
- Alteração do sabor;
- Mudança no cheiro do leite;
- O bebê pode apresentar fraqueza, lesões no sistema nervoso, falhas no desenvolvimento, sono e sudorese.
Ao nascer, os órgãos de uma criança ainda não possuem a capacidade total de funcionamento, sendo assim, mesmo uma quantidade mínima de álcool pode causar diversas alterações e interferir diretamente no bem-estar do RN.
Qual cerveja aumenta o leite materno?
Não existe nenhuma cerveja capaz de aumentar a produção de leite materno, isso é um mito e deve ser desmentido sempre que possível. Muito pelo contrário, o consumo em excesso causa desidratação na mulher e, consequentemente, diminui a produção do leite.
De acordo com um estudo feito no Reino Unido com 12 lactantes, as mães que beberam 0.3/kg de álcool com suco de laranja, tiveram uma redução de 23% na produção do leite. A quantidade equivale a uma lata de cerveja.
Para ajudar as mamães que possuem uma baixa produção de leite, preparamos um conteúdo especial com dicas de como aumentar a produção de leite materno. São ideias práticas e fáceis de incluir na rotina, como manter-se sempre hidratada e evitar situações de estresse.
Quanto tempo depois de uma cesárea posso beber cerveja?
Na cesária e em todos os tipos de parto, a recomendação é que a mulher aguarde, pelo menos, 3 meses para voltar a consumir bebidas alcoólicas. Assim, será possível estar saudável e fisicamente disposta para acompanhar as mudanças e desafios que acompanham o nascimento de uma criança.
Qual é a recomendação sobre o aleitamento e o álcool?
Assim como falado no início do conteúdo e ao decorrer das linhas, consumir álcool na amamentação é permitido, porém não é uma prática recomendada. Sendo assim, faça-a esporadicamente e sem exageros.
Hoje, existem várias opções de drinks sem álcool e você pode consumi-las até que o desmame aconteça. Esperamos que o post tenha te ajudado a tirar todas as dúvidas sobre o tema, mas caso ainda tenha perguntas, basta compartilhar nos comentários que vamos respondê-las.
Por aqui, já estamos preparando outros conteúdos sobre maternidade, educação, saúde, alimentação e outros temas que vão te ajudar no dia a dia. Então continue acompanhando o blog da Likluc e aproveite as novidades! ❤️
A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!