fbpx

Blog

Mulher com bebê no colo com cicatriz de cesárea

Pós-parto de cesárea: tudo sobre os cuidados e recuperação

Conteúdo

Conteúdo

7 minutos de leitura

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 57% dos partos são cesáreas no Brasil. O percentual coloca o país no top 10 do ranking mundial de países onde mais realizam o procedimento cirúrgico.

Engana-se quem acredita que esse alto índice leva as pessoas a entenderem tudo sobre a cirurgia. Infelizmente, não há uma circulação efetiva de informações e as mulheres precisam lidar com uma enxurrada de dúvidas sobre o parto.

Por isso, preparamos um conteúdo completo sobre o tema. Neste post, você saberá sobre os cuidados pós-cesárea, resguardo, recuperação e mais. Continue a leitura e confira!

Quanto tempo tem que ficar de repouso após a cesárea?

O repouso deve ser absoluto nos primeiros 5 dias depois do parto cesária. Após o período, a mulher pode começar, gradualmente, a fazer mais movimentos, mas tudo sem muito esforço. A retomada total da rotina costuma ocorrer depois do 45º dia.

Caso não siga o repouso, a nova mamãe pode ter a cicatrização dos pontos comprometida e, consequentemente, ter que lidar com complicações na região.

Quantos dias após cesárea pode se abaixar?

Não há uma resposta certa, isso porque, cada pessoa possui um tempo de recuperação específico, ou seja, é normal que algumas mulheres fiquem bem mais rápido e outras tenham um processo de melhora mais demorado. Por esse motivo, é importante haver a liberação médica para poder abaixar e realizar outras atividades intensas.

Mulher apontando a cicatriz de cesárea

Posso fazer exercícios depois da cesárea?

Assim como falamos anteriormente, somente movimentos leves podem ser feitos após a cesárea, já que eles evitam a trombose e a prisão de ventre. Mas por que isso é necessário? Nos primeiros 10 dias, a placenta é liberada e a contração do útero ajuda na estabilização dos sinais vitais, sendo um momento que exige maior repouso.

Aqui, o obstetra será o responsável por indicar os exercícios, então não esqueça de conversar com o profissional sobre as possibilidades. Na primeira semana, ele também irá examinar os pontos, cicatrização, sangramento vaginal e a amamentação.

Enquanto isso, o pediatra cuida do desenvolvimento do bebê, certifica que as vacinas obrigatórias sejam aplicadas e realiza os exames necessários, como teste do pezinho, orelhinha e olhinho.

Como diminuir a dor e o inchaço do pós-cesárea?

As dores e inchaços são comuns depois de uma cirurgia e uma solução eficaz para aliviar os sintomas é usar uma compressa de gelo. Lembre-se que o procedimento pode ser feito apenas com a liberação de um médico.

Se a região estiver muito inchada e as dores intensas, também será necessário buscar um profissional e entender se está tudo bem. Em hipótese alguma se automedique ou busque soluções na internet, afinal, estamos falando de uma área sensível que precisa dos cuidados certos para a recuperação.

Preciso usar cinta após o parto de cesárea?

Para evitar o acúmulo de líquido na cicatriz, a chamada seroma, é sim preciso usar uma cinta. O item ainda contribui para a redução do inchaço na região, não à toa, está na lista de cuidados pós-cesárea.

Nos primeiros 45 dias, também é possível acontecer um sangramento semelhante à menstruação e, por esse motivo, é recomendável o uso de absorvente.

Como cuidar da cicatriz da cesariana?

É imprescindível manter uma higienização adequada para não contaminar o local da cicatriz e evitar infecções. A lavagem deve ser feita com sabão neutro e o enxágue com água corrente. Atente-se a aparência da cicatriz e se acontecer sangramentos, secreções ou aberturas, busque ajuda médica.

Ao seguir as recomendações do obstetra e pediatra, os resultados e evoluções da mãe e do bebê são mais rápidos.

Mulher com curativo de cesárea

É normal ter cólica depois da cesárea?

As cólicas são comuns depois de 10 dias pós-parto, já que o útero está passando por contrações. Além disso, outras regiões estão retornando ao estado pré-gestacional, o que também pode causar incômodos.

O útero, por exemplo, em seu estado normal, mede cerca 7 cm e pesa em torno de 60 gramas, mas, quando o bebê sai, o órgão está com até 32 cm e pesa até 1,5 kg. No caso da menstruação, a secreção não costuma ter odores desagradáveis, e se houver mau cheiro acompanhado de febre, há riscos de ser uma infecção.

Como é o resguardo da cesárea?

Todo o período após a cirurgia é repleto de descobertas e mudanças físicas e emocionais, por isso, a mulher deve tentar seguir uma rotina leve e sem estresse. As relações sexuais poderão ser retomadas a partir do 40º dia, mas recomendamos que mulher retome a prática somente quando se sentir preparada para isso.

O que é o baby blues?

O baby blues é um período de tristeza que a mãe enfrenta fisiologicamente após ganhar o bebê. A tristeza se manifesta nos primeiros dias depois do parto e, se perdurar ou for ainda mais profunda do que apenas um sentimento, é preciso consultar um médico para analisar se não se trata de uma depressão pós-parto.

Quando tomar o anticoncepcional depois do parto?

A recomendação é que o consumo do anticoncepcional seja retomado depois dos primeiros 40 dias, momento em que a ovulação é novamente iniciada.

Mulher com cicatriz de cesárea com creme com desenho de carinha

Cuidados pós-cesárea: confira as dicas da Likluc

Agora que respondemos suas principais dúvidas sobre o resguardo após cesárea e cuidados necessários, compartilhamos algumas dicas para tornar o período mais leve. Confira quais são elas:

Fique em repouso

O repouso é imprescindível para a recuperação do seu corpo, por isso, respeite-o. Aproveite o tempo para conhecer melhor o bebê e criar uma rotina que funcione para vocês juntos.

Use pomadas cicatrizantes apenas quando tirar os pontos

As pomadas cicatrizantes devem ser usadas somente quando retirar os pontos, antes disso, mantenha o local seco e longe de qualquer produto químico. Quando chegar o momento de usar a pomada, siga as recomendações do seu médico e invista na opção indicada por ele.

Mantenha-se hidratada

A hidratação garante diversos benefícios, como uma melhor recuperação da cirurgia, regulação do intestino e maior produção de leite. Aqui, a nossa dica é deixar sempre uma garrafinha com água do seu lado e beber mesmo que não sinta vontade.

Tenha uma alimentação equilibrada

Uma alimentação equilibrada deve estar presente em todas as fases da vida e, no momento de gestação e pós-parto, ela se torna ainda mais importante. Dessa forma, inclua frutas, vegetais, proteínas e outras opções saudáveis nas refeições.

Se você optou por dar o peito, também é importante saber quais alimentos não podem ser consumidos durante a amamentação e evitá-los no período.

Retorne para rotina gradualmente

Respeitar os seus limites é muito importante e também está na lista de cuidados pós-cesárea. Depois de ganhar bebê, compreenda o seu próprio tempo e as necessidades do seu corpo. Para completar, evite comparações, nenhuma mãe é igual e cada pessoa tem as próprias dificuldades.

Tenha uma rede de apoio

Sabemos que pode ser difícil aceitar ajuda de outras pessoas, mas após a cesárea isso é indispensável. A nossa recomendação é que você leia sobre rede de apoio e entenda a melhor maneira de pedir ajuda.

Você não será menos mãe se precisar de alguém para dar banho no bebê, pegá-lo no colo um pouco ou realizar outras tarefas da sua casa. Na verdade, essas pausas contribuem para que você tenha mais tempo de qualidade com o neném e aproveite o melhor lado da maternidade.

Ao seguir essas dicas, esperamos que seja possível ter dias mais tranquilos. Caso tenha outras recomendações, basta compartilhar nos comentários para também ajudar outras mamães.

Durante toda fase pós-cesárea, saiba que a Likluc está aqui para te ajudar, por isso, conte conosco para tirar dúvidas e saber mais sobre esse mundo repleto de descobertas. Até mais!

Elefante da LikLuc, em tom azul, sentado, com detalhe laranjado na boca/bochecha

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!

2 thoughts on “Pós-parto de cesárea: tudo sobre os cuidados e recuperação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.