Dar à luz é uma experiência particular, no qual cada mulher a viverá de forma única. Mas em qual momento o parto humanizado entra em ação e por que ele é considerado indispensável em todos os tipos de parto?
Neste conteúdo, fomos além de responder o que é parto humanizado e preparamos um guia completo com as respostas das principais perguntas sobre o assunto. Confira!
O que é parto humanizado?
O parto humanizado tem o objetivo de respeitar a mãe e o bebê durante todo o processo de nascimento. Na prática, isso significa que a mulher não passará por nenhum tipo de violência física, verbal ou sexual.
Ao falar sobre o assunto, pode até parecer que esta realidade está distante. Mas de acordo com dados da pesquisa “Nascer no Brasil” — a mais recente sobre o assunto — 45% das gestantes que tiveram o parto no SUS (Sistema Único de Saúde) relataram sofrer algum tipo de violência obstétrica. Enquanto nos hospitais particulares, o número ficou em 30%.
Em resumo, o parto humanizado condena qualquer tipo de piada, desrespeito, toques desnecessários, remédios para acelerar o parto, procedimento de episiotomia para abrir o canal vaginal ou a manobra de Kristeller, realizada violentamente para tornar mais rápida a saída do bebê.
Quais tipos de parto podem ser humanizados?
O parto humanizado não é considerado uma nova técnica, mas sim um tipo de parto que garante respeito e boas práticas. Por isso, ele pode ser vaginal ou cesariano.
Para quem deseja uma opção natural, o parto humanizado permite que a mulher escolha as posições que a deixam mais confortável, a intensidade da luz e outros detalhes. No parto cesárea, o ambiente deve ser calmo, a gestante pode ter um acompanhamento e a mãe tem contato com o bebê logo no primeiro instante após o nascimento.
Como o parto humanizado é feito?
Assim como falamos anteriormente, o parto humanizado respeita a vida (da mãe e do neném), as vontades da gestante e também todos os limites que ela apresentar. Não há gritos, conversas paralelas ou outras situações que possam causar estresse e ansiedade.
No parto humanizado, a mulher viverá o próprio tempo. Ou seja, nada de pressão, interferências externas e opiniões alheias. Ainda temos a valorização da golden hour ou primeira hora de ouro, momento no qual a mãe inicia o vínculo com o bebê.
Quais são as vantagens do parto humanizado?
Compreender o que é parto humanizado também é entender todos os benefícios que ele oferece. Para o bebê, o parto humanizado garante menos traumas, respeito à hora que a criança deseja vir ao mudo, um ambiente aconchegante para o acolher e muito carinho.
Para as mamães, existe a redução da depressão pós-parto, menor desconforto, traumas e complicações. Além de mais apoio emocional e o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho(a), já que, aqui, ambos terão contato pele a pele após o nascimento.
Qual a diferença do parto normal e parto humanizado?
O parto normal ou vaginal é aquele realizado sem intervenção cirúrgica. Apesar de serem confundidos, nem todo parto normal é humanizado. Isso porque, durante o nascimento, nem toda gestante terá acesso à assistência psicológica necessária ou um ambiente respeitoso e acolhedor à disposição.
Quanto tempo pode durar um parto humanizado?
Não há tempo certo ou estimado para a duração do parto humanizado, já que cada mulher e bebê possuem o próprio tempo e ele será totalmente respeitado. Por isso, é possível encontrar mulheres que passaram dias em trabalho de parto (fase latente) ou horas.
Mas e se em algum momento a vida da criança entrar em risco? A prioridade do parto humanizado é manter a saúde da mãe e da criança. A partir do momento que ele não for considerado seguro, as medidas necessárias serão tomadas pela equipe médica.
O que é doula no parto humanizado?
No parto humanizado, a doula entra em ação para acolher a gestante, dar suporte emocional, oferecer conforto e garantir que todas as vontades ou limites da mulher sejam considerados.
Se você está grávida e deseja a presença da profissional, preparamos um conteúdo explicando o que é doula e qual o seu papel no trabalho de parto. Confira!
Tem parto humanizado no SUS?
Sim, porque o parto humanizado é um direito da mulher e deve estar presente em hospitais públicos e particulares. Assim como também está assegurada a assistência ao puerpério — entenda tudo sobre esta fase após o parto — e neonatal.
Como é possível saber se o parto será humanizado no SUS? Quando se trata de um parto humanizado, a gestante tem direito a um acompanhante e escolher o tipo de parto que deseja.
Quanto custa um parto humanizado?
Não é possível definir um preço, já que o valor dependerá do local escolhido pela gestante, profissionais presentes e se o parto será em um hospital público ou particular.
Onde acontece o parto humanizado?
O parto humanizado pode acontecer em hospitais, na própria casa da gestante, casa de parto ou na banheira. No caso da cesárea, o dia do nascimento poderá ser marcado com antecedência. Já a opção normal considera o momento que o neném deseja vir ao mundo.
No fim, não importa qual seja a sua escolha, esperamos que o seu parto seja humanizado e que você se sinta acolhida e protegida durante todo o processo. Lembre-se que este momento é todo seu e as suas vontades devem ser respeitadas.
Para as mamães que terão o neném em um hospital, nossa dica é conversar com outras mulheres que também tiveram o parto realizado no local. Esta troca de experiências garante uma escolha mais assertiva e evita surpresas desagradáveis.
Ah, e para contribuir para a fase após o nascimento, indicamos a leitura do post ‘Tudo sobre recém-nascido: primeiros 28 dias de vida‘. Além da mamãe, o conteúdo pode ser lido por todas as pessoas que terão contato com a criança durante o período.
A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!