fbpx
Bebê brincando com seus brinquedos lúdicos

Os impactos da pandemia no desenvolvimento dos bebês

Conteúdo

Conteúdo

Apesar de o período de emergência da covid-19 ter sido finalizado, os resultados da pandemia estão e continuarão entre nós por muitos anos. Os efeitos negativos após a doença afetaram e ainda afetam, principalmente, as crianças, já que implicam na educação e na maneira de agir.

Uma das medidas da covid-19 foi o isolamento e distanciamento social. Isso afetou a rotina de lares do mundo inteiro, impedindo a ida das crianças até escolas, contato com as pessoas e outras questões. Essas recomendações permaneceram por 2 dois anos, mas quais são os impactos que elas deixaram?

No conteúdo de hoje, separamos os principais pontos sobre as restrições e as consequências causadas por ela. Continue a leitura e entenda o impacto da pandemia no desenvolvimento dos bebês.

As restrições e os efeitos causados nas crianças

Assim como apontado na pesquisa “Impactos da pandemia no desenvolvimento infantil: uma revisão de literatura”, o teórico Lev Vygotsky já havia pontuado a importância da interação entre crianças para a aprendizagem.

Na infância, a criança vive constantes descobertas em um mundo até então desconhecido, convive com pessoas diferentes e constrói laços afetivos. Afinal, esse é o primeiro passo para fazer amizades e, a partir disso, criar o próprio indivíduo, gostos, percepções e formas de agir.

Com a pandemia, tudo isso caiu por terra, e os pais ainda têm medo de voltar 100% para a realidade de antes. Consequentemente, temos uma limitação de encontros, as festas tornaram-se mais íntimas e a interação com outras crianças também foi reduzida.

Ao crescer nesse contexto, um bebê terá uma série de dificuldades percebidas a curto prazo, como medo da interação, receio de contatos físicos e dificuldade para construir relacionamentos fora de casa — o único ambiente considerado totalmente seguro.

A longo prazo, teremos crianças e futuros adultos que se sentem sozinhos, mais propensos a ter problemas psicológicos e com dificuldades que serão listadas no próximo tópico.

Vários bebês brincando com a professora na escolinha

Consequências da falta de estímulos sociais nos bebês

O impacto da pandemia no desenvolvimento dos bebês deu origem a diversas consequências relacionadas a aspectos emocionais e comportamentais. Veja quais são elas:

  • Atraso no desenvolvimento;
  • Aumento de problemas relacionados ao comportamento, como irritações e inflexibilidade;
  • Queda da imunidade;
  • Problemas psicológicos (depressão, ansiedade, distúrbios do sono e mais);
  • Atraso no processo de alfabetização;
  • Crianças mais inseguras;
  • Receio para ter aproximação com crianças e adultos;
  • Maior tempo direcionado a telas (celular, tablet, televisão e computador);
  • Dificuldade em desenvolver habilidades de comunicação e expressão emocional;
  • Impacto na formação de laços afetivos e no desenvolvimento de vínculos.

É importante entender que as crianças nem sempre vão desenvolver todos os problemas citados. A intensidade em que eles aparecem também pode variar e cabe aos pais identificá-los. Mas o que eu faço se perceber que o meu filho apresentou algum desses sinais? A recomendação é buscar ajuda médica, seja de um pediatra ou psicólogo.

Você também pode ter interesse: Saltos de desenvolvimento infantil: fases e características

Por que a interação social é importante no desenvolvimento do bebê?

Você não se lembra, mas as pessoas que passaram pela sua infância foram importantes para o seu desenvolvimento. Elas te auxiliaram na construção da personalidade, interações, percepções sobre o mundo e até mesmo a falar.

Quanto mais contato uma criança tiver com pessoas diferentes, melhor será o desenvolvimento dos seus sistemas. Com base nisso, ela aprenderá a ouvir, a lidar com realidades distintas, a interagir e a explorar os sentidos (tato, olfato, visão, audição e paladar).

Por isso, pais, é indispensável permitir que os filhos tenham contato com o mundo externo e vivam a primeira infância. Essa experiência estará presente para o resto da vida.

Pai brincando com o seu bebê em um parque

Ideias de estimulação sensorial e atividades para fazer em casa

A boa notícia é que as crianças aprendem rápido, por isso, você pode colocar em prática alguns hábitos para reduzir o impacto da pandemia no desenvolvimento dos bebês:

1. Faça com que a criança tenha contato com todos os sentidos

Apresente ao seu bebê novas possibilidades. Para o tato, coloque gelatina e areia em caixas diferentes e, depois, deixe a criança sentir as duas texturas. Na visão, você pode apresentar brinquedos coloridos ou com tamanhos diferentes.

O desenvolvimento da audição pode ser feito desde os primeiros meses falando com o bebê com timbres de voz diferentes. Para o paladar, ofereça frutas doces, azedas e com ou sem textura. Por último, estimule o olfato colocando temperos em comidas e cheiros no momento do banho — conheça a higiene natural do bebê e aprenda a fazer.

2. Explore a natureza com a criança

Permita que o seu bebê conheça a natureza, visite parquinhos ao ar livre, toque em árvores, brinque na terra e sinta-se livre para correr. A natureza pode oferecer momentos incríveis e ricos de aprendizado.

3. Esteja disponível para escutar

Desde os primeiros anos de vida, ensine o seu filho que você sempre estará disponível para ouvi-lo. É muito importante que ele entenda que tem com quem contar e para quem compartilhar momentos tristes, alegrias, medos, inseguranças e sonhos.

Leia também: Aspirador nasal: conheça os benefícios do acessório

Mamãe sorrindo enquanto o seu bebê brinca com seu brinquedo

Impacto da pandemia no desenvolvimento dos bebês: considerações finais

Sabemos que a pandemia mudou a realidade e plantou a sementinha da incerteza sobre o amanhã. Afinal, em um dia de 2020, estávamos bem e no outro todos tinham medo de cumprimentar outras pessoas. Mas é importante recomeçar, nem que seja lentamente.

Se ainda não se sente confortável para deixar o seu filho estar em locais cheios ou parques ao ar livre, tente estimular interações com amigos da escola e pessoas em que confia. Ao entender sobre o impacto da pandemia no desenvolvimento dos bebês, também compreendemos os ganhos que a interação social garante na vida das crianças.

Durante o seu processo de mudança, conte com a Likluc para o que precisar e fique à vontade para sugerir temas de conteúdos aqui nos comentários! ❤️

Elefante da LikLuc, em tom azul, sentado, com detalhe laranjado na boca/bochecha

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.