A moleira do bebê é um tema que gera muitas dúvidas e preocupações a todos os pais que se preocupam com o desenvolvimento dos recém-nascidos, afinal, é uma parte do corpo muito sensível. Ao passo em que a criança cresce, a moleira se “fecha” e, então, os pais ficam mais aliviados, pois isso auxilia na proteção do cérebro dos pequenos.
Mas você sabe por que ela existe e como ela se forma? Vamos entender melhor sobre essa importante parte do corpo. Antes de tudo, é preciso entender que o termo “moleira” é conhecido assim popularmente, no entanto, essa parte do corpo é chamada pelos médicos como fontanela.
O que é a moleira do bebê?
A moleira é composta pela membrana fibrosa posicionada entre os ossos do crânio do bebê. Existem duas moleiras na cabeça de um recém-nascido, a posterior e a anterior.
É uma parte muito flexível e sua existência se dá pelo motivo de que o cérebro do bebê está em constante crescimento até meados de seus dois anos de idade. Nesse tempo, é muito importante tomar os cuidados necessários com a criança para evitar acidentes. Além disso, a moleira existe para auxiliar que a criança passe com mais facilidade pelo canal vaginal da mãe no momento do parto. É uma forma natural que o corpo encontrou de facilitar o nascimento. Incrível, não é?
Em que momento a moleira se fecha?
A parte traseira da moleira do bebê se fecha bem mais rápido justamente pelo fato de que é menor. Seu fechamento acontece por volta dos 2 meses de idade do recém-nascido. Em relação à moleira anterior da criança, o tempo para fechar é bem maior e deve ocorrer por volta de seus 12 a 18 meses de vida.
Existem casos de bebês que têm suas moleiras fechadas muito antes desse tempo, por volta dos 6 meses de vida, ou até casos de bebês que nascem com a moleira aparentemente fechada.
Nessas situações, é importante consultar o pediatra para analisar a situação, ele deve te encaminhar para o neurocirurgião pediátrico avaliar, pois pode ser necessária a realização de um exame imagem para investigar se essa moleira está realmente fechada, e existem casos que pode ser necessária até de uma cirurgia para reabrir a moleira a fim de permitir um desenvolvimento saudável do cérebro do bebê.
Quais os principais cuidados que os pais devem tomar com a região?
Existem alguns cuidados básicos que precisam ser seguidos no momento de cuidar da moleira do bebê para que ele possa se desenvolver sem complicações, confira quais:
Visitas regulares ao pediatra
As visitas ao médico pediatra farão com que os pais se assegurem de que tudo está normal e sem alterações. Além disso, são os especialistas que poderão indicar tratamentos adequados caso você perceba alguma anomalia e eles a comprovem – isso nos leva ao próximo cuidado a ser tomado.
Verificar frequentemente a condição da moleira
Os pais precisam estar sempre atentos às condições e ao estado da moleira em diferentes momentos e comportamentos dos bebês. Isto é, quando eles estiverem deitados, em pé ou em movimento, é preciso se atentar ao estado da moleira, entenda:
-
Moleira muito baixa:
Pode expressar que o bebê não esteja desenvolvendo seu crânio corretamente, bem como, desidratação ou até mesmo outras doenças. Atente-se à quantidade de água e líquidos que o bebê consome.
-
Moleira pulsando:
É comum que a moleira apresente alguns sinais de pulsação devido à pressão arterial presente no cérebro do bebê. Contudo, se essa pulsação for intensa e muito frequente, apresentando sinais de febre, cólicas ou tosse, é bom avaliar junto ao seu pediatra.
-
Moleira muito alta:
A moleira alta, ou abaulada, também pode ser normal dependendo das atividades do bebê, como o choro, por exemplo, que força e aumenta a pressão arterial da cabeça também. No entanto, os mesmos sintomas mencionados acima podem expressar problemas maiores, por exemplo, ser sinal de febre ou até, dependendo de outros fatores, doenças mais graves como a meningite, por isso é importante procurar o pediatra nessas ocasiões.
Em todos os casos, a moleira do bebê nunca deve ser pressionada para evitar problemas nessa região tão sensível. Além disso, é importante ter cuidados na hora do banho em recém-nascidos – o contato na cabeça deve ser suave e sutil. Em outros momentos, como no caso do bebê estar brincando, também é preciso cautela e supervisão para que não haja nenhum acidente.
Confira também as dicas de como saber se o bebê está com febre.
Com esses cuidados, os pais podem ficar mais tranquilos com seus filhos, mas é importante sempre procurar um médico com urgência caso a moleira permaneça alterada por muito tempo. Desse modo, você garante que quaisquer complicações sejam resolvidas o quanto antes a fim de evitar danos.
Essa fase de bebês recém-nascidos é muito gostosa, mas requer que alguns cuidados sejam tomados para que seu filho ou sua filha tenha um bom desenvolvimento cognitivo e motor. Agora que você sabe tudo sobre a moleira ou fontanela, que tal compartilhar esse post com outros pais para ajudá-los a entender melhor sobre o tema?
Aproveite também para ler nosso conteúdo sobre o desmame do bebê. Entregamos conteúdos valiosos para você em nosso blog! Muito obrigado pela leitura e até mais!
Dra. Thais Chaves
CRM52.85818-8 / RQE 19491
Para quem não me conhece, muito prazer, sou a Dra. Thais Chaves! Se você está aqui buscando mais informações sobre gravidez maternidade e desenvolvimento infantil, talvez já tenha me visto por aí nas redes sociais, principalmente no meu instagram, o @pediatra mae.
Como o nome já diz, eu passo o dia tentando conciliar (e às vezes nem consigo) a vida de pediatra e de Mãe do Henri. No âmbito profissional estou atuando há mais de 12 anos diretamente com famílias em consultório e busco me manter sempre atualizada sobre tudo que envolve a pediatria.
A maternidade me ajuda ainda mais a entender na prática tudo que eu trago para o meu consultório e para as dicas que eu dou nas redes sociais — pediatra e mãe, essa combinação deu muito certo! Por gostar tanto desse mundo acabei conhecendo a Likluc ao usar o seu principal produto: o Aspirar Baby — com o Henri — Daí surgiu uma relação de muita confiança e consideração por essa marca que acredito, cujos produtos usei e uso!
Assim, não poderia deixar de aceitar o convite para assinar diversos posts aqui no blog da Likluc: todo mês vocês poderão conferir conteúdos meus exclusivos sobre processos de saúde e doença, amamentação, sono, alimentação infantil, desenvolvimento das crianças, vacinas e outros temas que estão no dia a dia de mães pais e seus filhos.
Não se preocupe: você sempre encontrará informações e recomendações confiáveis e atuais para dar o melhor cuidado para as crianças. Eu acredito que é por meio das informações de qualidade que posso ajudar diferentes famílias. Afinal a escolha da Criança é feita através da escolha de seus pais. Pais bem informados são capazes de oferecer o melhor!
É isso que você quer para seus filhos? Então não deixe de me acompanhar semanalmente por aqui!