fbpx
Bebê recém nascido com pulseira

Golden hour: Guia Completo sobre a primeira hora de vida!

Conteúdo

Conteúdo

A primeira hora após o nascimento, quando a mãe tem o primeiro contato com seu bebê, é chamada de Golden Hour ou, em português, “hora de ouro”.

Esse é um momento impactante para o recém-nascido que passou os últimos meses em um ambiente seguro e confortável. Ao chegar ao mundo, o bebê está experimentando novas sensações e aprendendo até mesmo a respirar.

Mas você já ouviu falar da importância da Golden Hour? É exatamente sobre isso que vamos falar no post de hoje, então acompanhe a leitura até o final.

bebe com touca azul enrolado em cobertor dormindo em berço na maternidade

Afinal, o que é Golden Hour? Confira com a Likluc!

Há anos, no Brasil, os profissionais que trabalhavam no parto costumavam levar o recém-nascido para os primeiros cuidados neonatais assim que o retiravam para fora da barriga. Entretanto, após vários estudos, descobriu-se a importância do contato entre a mãe e seu bebê logo na primeira hora de vida dele, que passou a ser denominada de Golden Hour.

É importante ressaltar que esse contato não se limita a um simples toque ou olhar da mãe para o bebê. O recém-nascido precisa ser acolhido pela mãe, ser amamentado e ter um momento de conexão profunda.

Especialistas afirmam que essa conexão é muito importante para regular a temperatura do bebê, a controlar sua respiração e diminuir o risco de baixo nível de açúcar no sangue. Confira alguns motivos para a promoção da Golden Hour para mãe e para o bebê:

O contato pele com pele estimula a amamentação

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que todas as mães que desejam amamentar com mais tranquilidade passem um tempo segurando seu bebê logo após o nascimento.

mae segurando bebe fazendo tecnica de pele a pele

E mais, é muito importante que a primeira mamada aconteça na primeira hora de vida do bebê, ou seja, a recomendação dos médicos é que os recém-nascidos sejam estimulados a mamar o quanto antes após o parto se a mãe estiver em condições para o ato.

A amamentação é um dos atos mais importantes da maternidade, principalmente durante os primeiros meses da vida do bebê.

A Golden Hour fortalece os laços entre a mãe e bebê

Nessa primeira hora, o aleitamento libera uma substância química muito importante para a criação do vínculo entre mãe e filho: a ocitocina, que é chamada de “hormônio do amor”, faz com que seja mais harmonioso o primeiro contato.

Pesquisas mostram que esse contato promove diversos benefícios para os bebês, demonstrando que realmente eles mamam melhor e por mais tempo, pegando o mamilo e a aréola das mães por conta própria de forma natural.

mae segurando bebe enrolado em lencol na cama do hospital e sorrindo

Para a mãe, a amamentação precoce pode acelerar a expulsão da placenta, reduzindo o risco de hemorragia pós-parto (HPP). Por esses motivos, é fundamental que as mães nunca subestimem o poder do contato pele a pele com seus filhos logo após o parto.

A melhor forma de amamentar é fazer o bebê sentir o calor da mãe, por isso, é indicado que a mulher ofereça o peito exposto sem sutiã ou regata, colocando o bebê entre os seios diretamente pele a pele.

Atualmente, os especialistas em saúde já valorizam a hora de ouro tanto para as mães quanto para os bebês, promovendo essa rotina após o parto. Então, ao se preparar para o seu parto (se você estiver grávida), converse com seu médico sobre suas expectativas, especialmente como gostaria de passar esses minutos imediatamente após o nascimento de seu bebê.

Benefícios da Golden Hour: conheça os principais

Como mencionamos, os benefícios da Golden Hour são muitos. Confira:

Os batimentos cardíacos da mãe e do bebê ficam mais estáveis

Os batimentos da mãe e do bebê tendem a ficar estáveis, e o pequeno também tende a chorar menos quando ele se aproxima da sua mãe.

Além disso, a temperatura corporal do bebê permanece estável, já que o peito da mãe é mais quente do que qualquer outra parte do corpo. Isto é, o corpo da mãe é capaz de continuar regulando a temperatura corporal do bebê mesmo após o nascimento.

O risco de infecção para o bebê diminui significativamente

Os anticorpos da mãe já começam a ser repassados ao bebê através do contato pele a pele, protegendo-o de infecções, principalmente quando a amamentação já acontece durante a Golden Hour.

Diminui o estresse do bebê

Em vez de ficar chorando desesperado, o contato íntimo faz com que o bebê fique mais calmo, permitindo que ele fortaleça sua segurança na presença da mãe em um processo bastante natural.

bebe deitado na incubadora de barriga pra baixo e mulher acariciando suas costas levemente

Facilita o processo de amamentação

A Golden Hour permite que o ato natural de amamentar ocorra de acordo com o tempo do bebê, aumentando o vínculo entre ele e sua mãe, que estão se conhecendo melhor durante a Golden Hour.

Reduz o risco de hipoglicemia

Os recém-nascidos podem produzir glicose a partir da energia armazenada em seu corpo até o momento da amamentação, mas estar em contato pele a pele com a mãe estimula o organismo do pequeno acelerar esse processo, evitando a hipoglicemia.

Aumenta a confiança da mãe

Os receptores de ocitocina aumentam durante a gravidez e, quando um bebê nasce, a mãe fica mais responsiva a esse hormônio. A ocitocina promove os instintos maternos, sendo produzida em quantidades ainda maiores durante a amamentação e o contato com o bebê.

As mães que aproveitam esse hormônio para ficarem mais confiantes e mais propensas a ter uma jornada de amamentação bem-sucedida.

Aumentam a confiança do bebê

Os bebês nascem com o instinto primitivo, típico dos mamíferos, de se sentirem mais seguros quando estão na presença da mãe. Por isso, esse contato e calor da mão também aumentam a confiança no inconsciente da criança, uma vez que são confortados e se sentem mais seguros.

Para que todos esses benefícios sejam aproveitados de maneira efetiva, essa primeira hora de vida do bebê deve ser calma, pacífica e sem interrupções. Então, ninguém deve ficar mexendo com a mãe ou com o bebê e o ambiente deve ser calmo e relaxante.

Estágios da Golden Hour: conheça as 9 fases!

A Golden Hour só não deve acontecer quando existirem razões médicas para que o bebê ou a mãe não possam ter esse momento de contato íntimo logo após o nascimento.

Durante a Golden Hour, o bebê está se adaptando à vida fora do ventre da mãe e conhecendo o mundo do lado de fora. Ele está aprendendo a respirar, deixando seus olhos e ouvidos se ajustarem, regulando sua temperatura e descobrindo como mamar.

mae sentada na maca de maternidade segurando bebe virada para si sorrindo e medica atras

Esse contato pele a pele entre a mãe e o bebê durante a primeira hora após o parto tem nove estágios. E é interessante saber o que seu bebê está experimentando durante esses primeiros momentos de vida. Confira quais são essas 9 fases:

Estágio 1: O grito do nascimento

Os pulmões do bebê se enchem de oxigênio pela primeira vez e ele solta um grito. Quando ele sai do ventre, o mundo parece muito claro e barulhento. Por isso, quando ele é colocado diretamente no peito da mãe, é normal que os choros diminuam.

Estágio 2: Relaxamento

Depois de chorar, o bebê entra na fase de relaxamento. Sua boca permanece imóvel, os olhos podem fechar e as mãos estarão macias e abertas. Ele respirará suavemente e descansará após o esforço que fez durante o parto.

foto aproximada de corpinho de bebe no berco quando acabou de nascer

Estágio 3: Despertar

Normalmente, cerca de 5 minutos após o nascimento, o bebê move a cabeça e os ombros, abrindo os olhos e a boca. É normal os bebês emitirem pequenos ruídos e abrirem um pouco as mãos.

Estágio 4: Atividade

Nessa fase, os movimentos aumentam e se tornam mais perceptíveis. É normal o bebê olhar para a mãe ou para seu seio e pode usar seu sinal de mão e boca para demonstrar fome. Isso porque ele está se preparando para mamar e seus instintos entram em ação.

Estágio 5: Descanso

A quietude silenciosa ocorrerá durante a Golden Hour, pois o bebê está trabalhando duro e precisa descansar algumas horas. Contudo, cada bebê tem seu próprio ritmo e esse tempo de descanso pode ser diferente para cada recém-nascido.

Estágio 6: Procura do seio materno

O bebê nasce com um reflexo natural que permite que ele procure o seio da sua mãe. É normal que ele tente se alinhar com o peito da mãe sozinho, facilitando o processo de pega bem-sucedida.

Estágio 7: Familiarização com o seio materno

O bebê buscará o seio instintivamente, familiarizando-se com ele. Ele pode tocar, esfregar e lamber o seio para chamar a atenção de sua mãe e isso aumentará os níveis de oxitocina na mãe e no bebê, criando um forte laço, sinalizando que o leite começa a ser produzido.

Estágio 8: Primeira amamentação

Entre 45 e 60 minutos após o nascimento, o bebê se agarra ao seio e começa a mamar.

Estágio 9: Dormir

Tanto o bebê quanto a mãe tendem a adormecer enquanto o bebê após a amamentação. O sono pode durar algumas horas e é muito necessário, já que o parto é muito cansativo e o corpo precisa de descanso para se recuperar.

Agora, confira as dúvidas mais comuns que as mães de primeira viagem têm logo após o nascimento do seu filho.

Quais são os nutrientes presentes no leite materno na Golden Hour?

Os nutrientes do leite materno são muito importantes e podem ser aproveitados desde a primeira amamentação durante a Golden Hour.

O leite materno fornece todas as proteínas, carboidratos e enzimas necessários para o desenvolvimento do bebê, aumentando a imunidade da criança. As fórmulas só devem ser usadas em casos de extrema necessidade, em que a mãe não pode amamentar o seu bebê.

Que tipo de vínculo a amamentação cria entre mãe e filho?

O vínculo que se cria com as mães que amamentam é indescritível! Imagine, a mãe segurando seu bebê nos braços e amamentando pela primeira vez?

Se você está grávida, sem dúvidas, sentirá toda essa conexão que a Golden Hour promoverá entre você e seu filho. A maioria das mães relatam que é uma sensação de satisfação incrível recheada de amor, afeto e segurança.

Quais são as maiores dificuldades que as mães têm com a amamentação?

As maiores dificuldades das mães durante a amamentação são psicológicas, quando a mulher não tem o apoio, seja de seu parceiro ou da família.

Esse apoio logo após o parto é fundamental quando as mães decidem alimentar seu bebê, por isso, a família deve estar sempre por perto para ajudar no que elas precisarem no período pós-parto.

Claro que a mãe é a única pessoa que pode realmente amamentar, mas uma rede de apoio pode ajudar de muitas maneiras para que a mulher sinta-se acolhida e encorajada na missão de cuidar do seu bebê após o nascimento.

Essa rede de apoio deve promover todo o conforto que a mãe precisa para cuidar do seu bebê. Existem inúmeras maneiras de ajudar uma mãe que está se acostumando com sua nova realidade.

E, então, o que achou dos principais aspectos da Golden Hour? Esperamos ter ajudado a tirar suas dúvidas e para mais conteúdos como esse, navegue entre os conteúdos do nosso blog e aproveite!

Você também pode se interessar por:

Elefante da LikLuc, em tom azul, sentado, com detalhe laranjado na boca/bochecha

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.