fbpx

Blog

Bebê dormindo com manta azul

Fases do sono do bebê: entenda o ciclo de sono do seu filho

Conteúdo

Conteúdo

É normal ouvir histórias de pais que relatam como a sua rotina de sono se alterou com a chegada do primeiro filho, afinal, o ciclo de sono dos bebês é diferente e os pais precisam sacrificar algumas horas de sono para cuidar do seu bebê, principalmente nos primeiros meses. Com o passar do tempo, as fases do sono do bebê vão se modificando e há uma melhora, porém, é preciso entender que nem todas as crianças são iguais e os pais precisarão se adaptar a rotina de seus pequenos.

Se você vai ser papai ou mamãe em breve ou seu filho nasceu há poucos dias, acompanhe a leitura do post e entenda mais sobre as fases do sono dos recém-nascidos.

Entenda as fases de sono do seu bebê!

É bem comum que um recém-nascido não durma tão tranquilamente, afinal, é um período de adaptação para a criança, que ainda está se acostumando com o mundo a sua volta. Mas ao mesmo tempo, nessa primeira fase da vida, os bebês passam muitas horas dormindo, uma média de 16 até 20 horas por dia.

O que é preciso entender é que o sono da criança não é contínuo e será constantemente interrompido por vários motivos, mas principalmente por que a criança precisará se alimentar. É normal que os recém-nascidos precisem mamar de 8 a 12 vezes por dia, com uma média de 15 a 20 minutos por mamada. Isso significa que a mãe precisará oferecer o peito para a criança em uma média de 4 em 4 horas.

Então, logicamente, que os pais não dormirão uma noite inteira por um longo período. Mas, conforme o bebê cresce, as horas de sono da criança vão aumentando. A partir dos 5 meses, algumas crianças já conseguem dormir de 5 a 6 horas consecutivas, melhorando também a qualidade de sono dos pais. E quando chega na fase dos 7 aos 9 meses, eles podem dormir uma noite inteira, desde que não sofram de nenhum distúrbio do sono.

Após o primeiro ano de idade, os pais poderão descansar mais, afinal, depois dessa idade, as crianças costumam ficar mais ativas durante o dia e dormem mais facilmente à noite. Além disso, muitas crianças também têm o seu período de cochilo da tarde, o que permite que a mãe também possa descansar. Mas para entender mais sobre as fases de sono dos bebês, é preciso entender o Ciclo Circadiano do bebê.

O que é o Ciclo Circadiano do bebê?

Também conhecido como Ritmo Circadiano, este ciclo é o que os médicos chamam de relógio biológico dos seres humanos e o que dita o ritmo de sono-vigília dos bebês, um período que perdura de 3 até 4 horas por dia. Isto é, a cada período de 3h o bebê dorme, acorda para ser amamentado, tem um momento de interação e logo retoma o sono. Isso é comum até que complete 6 meses de idade.

Bebê dormindo com ursinho

Depois desse período, o Ciclo Circadiano da criança se adapta em um ritmo, que se repete ciclicamente durante as 24 horas do dia. É um processo de amadurecimento natural do bebê durante os primeiros meses de vida. Para que este ciclo seja regulado, a criança precisa de período de atividades e interação durante o dia para que se crie uma rotina de sono durante a noite.

Agora, entenda mais sobre o ciclo de sono do bebê, ou seja, como acontece de fato quando a criança está dormindo.

Como acontece o ciclo de sono do bebê?

O sono de todos os seres se organiza por ciclos, que duram em média de 90 a 120 minutos de duração. A cada ciclo, entramos em diferentes fases do sono, do mais leve até o sono mais profundo.

As etapas do sono são: o sono R.E.M ( Rapid Eye Movement) e o Não R.E.M. Durante a primeira etapa, a respiração é mais rápida e irregular, com alternâncias nos movimentos oculares, que resulta na palpitação das pálpebras. Por outro lado, o sono Não R.E.M corresponde ao sono profundo, sendo um é um período em que a nossa respiração fica mais lenta e tranquila, mais regular e com poucos movimentos nas pálpebras e globos oculares.

É no período de sono mais profundo que costumamos sonhar e, consequentemente, ter pesadelos ou sofres com alguns distúrbios do sono, como é o caso do terror noturno, por exemplo. Também é normal que o bebê tenha pequenos despertares durante a noite, podendo ou não vir acompanhados de choro. Depois de certa idade, algumas crianças conseguem voltar a dormir sem que precisem da intervenção dos pais.

Mas quando a criança tem dificuldades para voltar a dormir, é possível que ela esteja sofrendo com a Regressão do Sono, entenda mais sobre esse problema.

Regressão do Sono nos Bebês: entenda o que é

A Regressão do Sono nada mais é do que um distúrbio do sono que pode ocorrer nos bebês, alterando o ciclo natural do sono na criança. E essa regressão pode acontecer por algumas causas, confira:

Mudança no ritmo de sono

Acontece quando o bebê tem um ritmo de sono que de repente se altera e ele não consegue mais dormir sozinho. Às vezes, a criança pode estar associando o sono com algum hábito que os pais costumavam fazer e, por algum motivo, não estão fazendo mais, como, por exemplo, só fazer a criança adormecer no colo com embalo ou com a amamentação. Esta alteração é percebida pelas crianças de 4 a 6 meses.

Bebê dormindo no colo da mãe

Etapas de desenvolvimento

É preciso entender que o bebê está se desenvolvendo e é comum que a criança mude o seu ritmo de sono conforme ela cresce. Então, podem ocorrer alterações transitórias nas horas de sono em momentos de grandes aquisição de aprendizado.

Ansiedade de separação

Por volta dos 9 meses, acontece um fator conhecido como “ansiedade de separação dos pais”, um processo inerente ao desenvolvimento das crianças pode levar a que o bebê solicite a sua atenção mais frequentemente, inclusivamente no período noturno.

Mudanças no ambiente

Mudanças no ambiente em que o bebê dorme também podem interferir no ciclo de sono do bebê. Fatores como mudanças na temperatura ou na iluminação do quarto, por exemplo, podem irritar o pequeno, que costuma ser sensível às mais diferentes transformações no espaço.

Mudanças na rotina

Qualquer tipo de mudança na rotina das crianças, principalmente nos primeiros meses de vida, irá interferir na sua rotina de sono, visto que essas alterações trazem insegurança para a criança. Então, se a criança passa a precisar ir para a casa dos avós todos os dias, por exemplo, ela sentirá essa mudança em sua rotina e pode resultar em algo positivo ou não para o ciclo de sono do bebê.

Bebê dormindo com mantinha

Crie uma rotina para seu filho dormir melhor!

É importante estar atento aos sinais de regressão do sono do bebê, assim como avaliar os fatores acima para entender como lidar com uma possível mudança no padrão de sono do seu filho. Nessas horas, é fundamental que os pais ajam com um reforço de rotina para que a criança volte a dormir tranquilamente no horário de costume.

É válido saber também que estes períodos de sonos intranquilos das crianças são transitórios e pode ocorrer algumas vezes durante o primeiro ano de vida da criança, podendo acontecer aos 6, 8, 9 e 10 meses. Contudo, são fases que não duram muito e, logo que a criança se adaptar a sua nova rotina, os padrões de sono também voltarão ao normal.

Segundo a Sociedade de Pediatria de São Paulo, criar uma rotina gera segurança, preparando a criança emocionalmente para a hora de dormir, fazendo com que este momento se torne mais prazeroso. Confira mais em nosso blog o post com 7 dicas de como fazer o bebe dormir a noite toda.

E aí, gostou deste conteúdo? Confira este e muito mais aqui no blog da Likluc. Aqui, trarei muitas informações sobre cuidados com os bebês e tudo sobre a puericultura todas as semanas!

Médica pediatra Dra. Thais Chaves

Dra. Thais Chaves

CRM52.85818-8 / RQE 19491

Para quem não me conhece, muito prazer, sou a Dra. Thais Chaves! Se você está aqui buscando mais informações sobre gravidez maternidade e desenvolvimento infantil, talvez já tenha me visto por aí nas redes sociais, principalmente no meu instagram, o @pediatra mae.

Como o nome já diz, eu passo o dia tentando conciliar (e às vezes nem consigo) a vida de pediatra e de Mãe do Henri. No âmbito profissional estou atuando há mais de 12 anos diretamente com famílias em consultório e busco me manter sempre atualizada sobre tudo que envolve a pediatria.

A maternidade me ajuda ainda mais a entender na prática tudo que eu trago para o meu consultório e para as dicas que eu dou nas redes sociais — pediatra e mãe, essa combinação deu muito certo! Por gostar tanto desse mundo acabei conhecendo a Likluc ao usar o seu principal produto: o Aspirar Baby — com o Henri — Daí surgiu uma relação de muita confiança e consideração por essa marca que acredito, cujos produtos usei e uso!

Assim, não poderia deixar de aceitar o convite para assinar diversos posts aqui no blog da Likluc: todo mês vocês poderão conferir conteúdos meus exclusivos sobre processos de saúde e doença, amamentação, sono, alimentação infantil, desenvolvimento das crianças, vacinas e outros temas que estão no dia a dia de mães pais e seus filhos.

Não se preocupe: você sempre encontrará informações e recomendações confiáveis e atuais para dar o melhor cuidado para as crianças. Eu acredito que é por meio das informações de qualidade que posso ajudar diferentes famílias. Afinal a escolha da Criança é feita através da escolha de seus pais. Pais bem informados são capazes de oferecer o melhor!

É isso que você quer para seus filhos? Então não deixe de me acompanhar semanalmente por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.