Existe uma fase pela qual todas as crianças passam, e quem já conviveu com uma, pode afirmar. É uma fase de perguntas e descobertas incessantes, onde os porquês parecem não acabar. São questionamentos de diferentes níveis de complexidade, e em muitos momentos pode acontecer de os pais não saberem reagir a tantas perguntas.
O primeiro passo é dar atenção para a criança, ouvi-la e respondê-la. Mas será que isso é suficiente? No post de hoje, vamos te contar tudo sobre a fase dos porquês. Continue a leitura e fique por dentro!
Quando e por que a fase dos porquês acontece?
A fase dos porquês geralmente acontece entre os três e os cinco anos, que é quando a criança tem maior desenvoltura na fala e na compreensão da linguagem. Com esse salto de desenvolvimento, a criança já tem todos os meios para começar a perguntar.
Segundo Jean Piaget, grande pesquisador da educação e da pedagogia, essa fase é um período pré-operatório, ou seja, as crianças estão mais propensas a receber estímulos, e por isso, conseguem absorver e compreender muito mais informação.
É comum que elas comecem a buscar mais conhecimento, e nada melhor do que perguntar para as pessoas especiais que passam o dia ao seu lado. Lembre-se: essa é uma fase de desenvolvimento e de construção da identidade da criança, por isso, é importante que ela seja assistida.
Quais são os tipos de porquês?
Você sabia que existem diferentes tipos de porquês se manifestando nessa fase? Pois é. Da mesma forma que temos os tipos de choro, que podem sinalizar algumas vontades, como fome, medo e solidão, as perguntas também possuem suas singularidades.
É importante destacar que as perguntas para as crianças não possuem o mesmo significado do que para os adultos. Diferente dos adultos, as respostas que elas querem não são respostas objetivas. E é aqui que entram os tipos de porquês:
1. Atenção
Podemos achar que não, mas as crianças são muito espertas. Quando querem chamar a atenção de um adulto, por exemplo, elas normalmente choram e fazem birra. Mas quando chega a fase dos porquês, elas começam a encher o adulto de perguntas.
E como detectar que a criança está fazendo muitas perguntas em troca de atenção? Simples: assim que responder à primeira pergunta, outra surgirá logo de cara. E assim por diante. Então, é importante que os pais e as pessoas da família entendam que a criança não está querendo 100% uma resposta, mas só um pouco de interação e atenção.
Ah, aqui vai uma dica: se você quiser encerrar toda uma sequência de perguntas que não parecem ter fim sem ser rude, você pode responder às perguntas com outro questionamento, mudando o foco da criança para que ela crie suas próprias teorias.
2. Desafio
Aqui temos um tipo de porque com uma pitada de desobediência. Trata-se de quando a criança questionar algumas coisas que lhe foram ensinadas. Por exemplo, “por que eu tenho que tomar banho?” ou “por que tenho que ir para a cama agora?”.
Para esse tipo de situação, existem duas formas de lidar. Primeiro, se os pais perceberem que a criança está apenas provocando, o mais fácil é ir direto ao ponto. Em alguns casos, as crianças podem usar esses questionamentos apenas para ganhar mais um tempinho com as suas respostas.
A outra forma é devolver o questionamento para a própria criança responder. Então, por exemplo, se a sua criança não quer comer e pergunta por que ela deveria fazer isso, você pode devolver com uma pergunta como: e posso saber por que você não quer comer?
Utilizar a pergunta como forma de resposta também é uma forma de mostrar a criança que nem tudo pode acontecer do jeito dela. Apenas cuidado com o tom de voz para não elevar e acabar assustando a criança.
3. Dúvida
Aqui, sim, a criança faz as perguntas com o objetivo real de entender algo ou o motivo daquilo acontecer. Algumas das mais comuns são: “Por que o céu é azul?” ou “por que a água é molhada?”.
Essas são perguntas para a criança entender melhor o mundo em que ela vive. Lembre-se que ela não está procurando uma resposta científica e objetiva. Seja sempre paciente e evite respostas muito complexas.
Por exemplo, quando você estiver viajando com seu filho e ele começar questionar coisas sobre a viagem, aproveite para criar uma historinha que os entretenha.
Como lidar com a fase dos porquês?
É fundamental que os pais tenham, acima de tudo, paciência. Independente do tipo de pergunta feita. As perguntas fazem parte do processo de desenvolvimento cognitivo das crianças e totalmente natural.
Caso elas sejam repreendidas ou deixadas sem respostas, isso pode acabar gerando uma espécie de bloqueio em sua curiosidade, fazendo com que ela se sinta desvalorizada e insegura — o que pode acabar prejudicando com o processo de aprendizagem no futuro.
Se você quer entender mais sobre o processo de criar um maior vínculo com seu filho e criar alguém que seja mais simpática, gentil, segura e feliz, confira nosso post que fala tudo sobre a Educação positiva!
Saiba como estimular ainda mais a fase dos porquês
Quando falamos em estimular a fase dos porquês, também estamos estimulando a criatividade infantil. Uma das formas de fazer isso, é com brincadeiras no dia a dia, desenhos animados, contação de história, músicas e tudo o que possa contribuir para o repertório delas.
Atualmente, no desenvolvimento das crianças, a tecnologia pode ser uma aliada no momento das pesquisas. Nesses momentos é importante que os pais tenham controle e acompanhem para haver um uso saudável entre crianças e tecnologia.
A leitura pode ajudar na fase dos porquês?
Sim, a leitura também é uma forma de incentivar as crianças na fase dos porquês e por muito mais tempo. Livrinhos com ilustrações são uma ótima maneira de despertar a curiosidade infantil e gerar uma maior atividade cerebral.
Então, criar o hábito da leitura na educação infantil é uma maneira de deixar tudo mais lúdico e fazer com que o repertório sobre o mundo do pequeno se expanda ainda mais.
Gostou do nosso conteúdo? Essas foram algumas informações em relação à fase dos porquês e como lidar, dando sempre as respostas às crianças e lembre-se: nunca deixe de responder suas perguntas.
Esperamos que tenha aproveitado a leitura e até a próxima! ❤️
A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!