O desfralde noturno é necessário para auxiliar no desenvolvimento da criança, seja para criar a própria independência, para reduzir os gastos com fraldas ou para facilitar a rotina dos pais. Para que seja possível, os responsáveis precisam realizar algumas mudanças na rotina da criança, assim como também já desenvolver uma comunicação mais transparente com o pequeno.
No início de suas tentativas de desfralde à noite, é importante saber que a criança pode acabar fazendo xixi na cama por ainda estar acostumada com a fralda, por isso é preciso de “truques” e paciência para saber lidar com esses primeiros dias até o final do processo.

A Likluc preparou este conteúdo para te auxiliar a realizar o desfralde noturno, que é tão necessário para a autonomia do pequeno. Confira!
Como realizar o desfralde noturno?
Para começar o desfralde noturno, é preciso saber que cada criança terá adaptações diferentes, pois o processo pode acontecer um tempo depois de você tirar a fralda do pequeno durante o dia, ou até ao mesmo tempo.
Geralmente, entre os 3 aos 6 anos de idade é o momento ideal para começar a tirar a fralda da criança durante à noite, visto que é nesse mesmo período que, na escola, eles começam a ter novos aprendizados, da mesma forma que precisarão ter uma maior autonomia para fazer suas necessidades.
Então, saiba quais passos seguir para garantir que a criança não vai mais precisar de fraldas à noite, nem correr o risco de molhar a cama:
1. Compre um penico
O penico, também chamado como “troninho”, é um vaso para dejeções e que precisa ser comprado antes mesmo de você iniciar o processo de desfralde, pois deixando o penico no banheiro ao lado do vaso sanitário, você pode explicar a função desse recipiente portátil para a criança. Assim, logo ela começa a demonstrar interesse em usá-lo a cada vez que passar pelo banheiro para tomar banho, lavar as mãos ou escovar os dentes.
Ao comprar o penico, escolha um que tenha cores e ilustrações que chamem a atenção do pequeno, dessa forma é mais fácil convencê-lo a iniciar o desfralde e logo estará pronto para usar o penico também durante a noite quando sentir a necessidade.
2. Saiba se a criança está pronta
Se o pequeno demonstrar estar irritado com a fralda, ou até mesmo já ter um interesse por usar o penico, então preste atenção em alguns sinais depois do desfralde diurno. Por exemplo, se ao acordar, ele começar a fazer suas necessidades, é importante já orientar a fazer uso do penico, assim esse hábito de acordar e ir ao banheiro começa a fluir e auxiliar no preparo.
Um outro sinal é que, se passarem alguns dias que a fralda amanhece seca, já pode começar a retirá-la durante a noite e, se a criança vier a fazer xixi na cama, converse com ela e explique que, tirando a fralda, se ele acordar, precisará avisar os pais se precisar fazer suas necessidades, assim você se compromete que estará disponível para ajudá-la a se desprender das fraldas à noite, aumentando ainda mais a confiança entre vocês.
3. Tenha Calma
É fato de que, assim como tirar a chupeta do bebê, para a criança, o processo de desfralde noturno não é tão rápido, por isso é importante ter calma para que a criança consiga avançar no tempo dela. Por isso sempre converse sobre o desfralde de forma leve. Leve-a ao banheiro antes de dormir durante algumas noites e retire a fralda quando você já perceber que ela as manteve secas.
4. Proteja o colchão
Assim como dissemos acima, nos primeiros dias pode acontecer dela fazer xixi na cama, até desacostumar com a fralda, e as capas impermeáveis auxiliam a manter o colchão limpo. Para evitar que a criança sinta muita vontade de ir ao banheiro durante a noite, evite oferecer líquidos antes de dormir, apenas água após o jantar e até mesmo prive o leite, se já tiver feito o desmame gentil, ou ainda precisar da mamadeira.
Retirar o leite à noite é importante também, pois, depois dos 6 anos, os alimentos sólidos completam a rotina alimentar da criança e servem os nutrientes necessários que eram providos pelo leite materno. Mais um aprendizado que só tende a agregar na vida de seu filho, pois com o tempo ele não precisará nem mesmo do protetor de colchão, mantendo uma rotina mais independente.
5. Não volte atrás com sua decisão
Se o seu filho apresentar resistência após alguns dias, mantenha seu foco para ajudá-lo a persistir, sem pressão, apenas apresentando os pontos positivos. Dessa forma, não se torna mais uma obrigação, e sim parte do processo de evolução dessa criança como ser humano.
Em último caso, volte a usar a fralda noturna, porém somente nas maiores extremidades, quando houver um desgaste maior entre quem está cuidando do pequeno e ele, pois isso pode até mesmo afetar na relação entre vocês.
Lembre-se de não passar uma imagem de superior ou transmitir medo à criança, pois esse processo de desfralde, assim como qualquer outro que exija uma mudança de hábitos, precisa de um tempo para se adaptar, portanto tenha calma e caminhe junto com ele nesse momento, sem comparações, respeitando o tempo dele, sem deixar nunca de apresentar seus pontos com um diálogo leve e que esclareça as dúvidas que ele tiver.
Esperamos que tenha gostado desse conteúdo, aproveite também para saber sobre o calendário de vacinação e deixar seu filho em dia com as vacinas. Até o próximo post aqui na Likluc!

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!




