As fraldas foram criadas para facilitar a vida dos pais, contudo, as opções descartáveis acabam saindo bem caro no orçamento mensal. Além disso, quando a criança vai chegando a certa idade, é preciso começar ensiná-la a fazer as suas necessidades no pinico ou no vaso sanitário, para que ela possa criar autonomia necessária conforme vai crescendo.
Portanto, o desfralde é mais um processo dentre os muitos que a maternidade e a paternidade traz para os pais e, para te ajudar nesta tarefa, a Likluc traz para você dicas importantes para saber qual será o melhor estratégia para tirar o seu filho das fraldas. Confira!
Afinal, como fazer o desfralde da criança? Qual é a idade correta?
Os pediatras costumar indicar o início do processo de desfralde a partir dos 2 anos de idade da criança, contudo, é preciso entender que essa idade pode variar de criança para criança. E este o processo se finaliza quando a criança consegue aprender, de fato, a pedir para ir ao banheiro para fazer suas necessidades fisiológicas.
Mas obviamente que isso exigirá um pouco de esforço e dedicação por parte dos pais, já que cada criança tem seu próprio ritmo de aprendizado e lidam de formas diferentes com a vontade de fazer xixi ou cocô. Algumas crianças podem fazer com que isso seja uma tarefa mais difícil, enquanto outras podem passar pelo processo de forma mais descomplicada. Cabe aos pais entenderem seu próprio filho.
Agora, vamos às dicas de desfralde para que você aplique e encontre a melhor forma de desfraldar seu pequeno!
1. Inicie pelo desfralde diurno
A primeira dica é começar estimulando a criança para o desfralde diurno, já ela tende a ficar mais acordada de dia, sendo uma tarefa mais fácil.
Durante o dia, é importante que os pais comecem a deixar a criança sem fraldas por algumas horas para que elas se acostumem ao poucos a ficar sem as fraldas. Ao mesmo tempo, é fundamental que os pais também conversem para fazer ela entender que precisa pedir para ir ao banheiro quando sentir vontade de fazer xixi ou cocô.
Isso auxilia as crianças se acostumarem a deixar as fraldas de lado aos poucos, tanto que a criança só aprenderá a dormir sem fralda depois que deixar de usá-las durante o dia.
2. Tenha paciência no processo
Contudo, é preciso ter muita paciência nessas horas por que pode acontecer da criança fazer as necessidades na roupa e, nestes momentos, é muito importante que os pais não repreendam a criança para que não internalize que suas necessidades fisiológicas é algo errado.
Isso acontece porque as crianças na faixa etária de 2 a 3 anos ainda não conseguem entender muito bem as necessidades do seu corpo, mas conforme os pais conversam com seu filho ou filha, eles vão desenvolvendo esse autoconhecimento. A principal dica aqui é ter muita paciência e atenção para que seu filho sinta se seguro e confiante para fazer suas necessidades.
3. Eleja alguém como referência
Outra dica importante para o processo de desfralde da criança é eleger uma pessoa para a criança pedir para ir ao banheiro. Dessa forma, ela se sentirá incentivada para fazer as necessidades da forma que está sendo ensinada pela pessoa referência.
Essa referência pode ser o pai, a mãe, um irmão ou irmã mais velho ou o responsável pelos cuidados com a criança. Os pediatras garantem que essa é uma ótima dica para estimular a criança no processo de desfralde.
4. Lembre a criança de ir ao banheiro e a parabenize cada vez que ela fizer suas necessidades
Os pediatras também explicam que cada acerto dos pequenos deve ser celebrado, portanto, é muito importante parabenizá-los a cada vez que eles conseguirem esperar para fazer suas necessidades no lugar correto.
Para isso, é necessário desenvolver o hábito na criança de frequentar o banheiro, lembrando-a de identificar quando está com vontade para que, quando peça, não seja tarde demais para chegar ao vaso. Por isso, é importante ensinar a criança a ir ao banheiro antes de algumas situações, como um passeio de carro que irá demorar um pouco mais ou antes de um passeio em uma parque, por exemplo. Claro que, em viagens mais longas, você precisará fazer paradas para a criança fazer suas necessidades.
5. Carregue itens de higiene e roupas extras sempre com você
Durante o processo de desfralde é importante que os pais estejam sempre preparados para uma tarde fora de casa, já que é muito comum que imprevistos aconteçam.
Então, lembre-se de carregar sempre com você alguns itens de higiene como lencinhos umedecidos e também roupas extras para conseguir fazer a higiene e a troca de roupas caso a criança precise. É comum que os pais já façam isso, já que as crianças se sujam o tempo todo, comendo ou brincando, contudo, quando se está em processo de desfralde, o risco de precisar desses itens para limpar o seu filho é ainda maior.
6. Táticas para o desfralde noturno
O processo de desfralde noturno pode ser um pouco mais demorado, já que a criança estará dormindo e não pedirá para ir ao banheiro, por isso, é importante estabelecer algumas rotinas antes de colocar ela para dormir como, por exemplo, fazer o seu filho ou filha ir ao banheiro antes de se deitar, além de não dar muito líquido próximo à hora que ela costuma dormir.
Outra dica é usar um colchonete impermeável em cima da cama da criança nas primeiras noites para não molhar o colchão em casos de acidentes, além de fazer com que a criança vá ao banheiro assim que ela acordar.
Conforme os pais começam a colocar todas essas dicas de desfralde em prática, é possível acompanhar a evolução dos pequenos e ir percebendo que eles estão ficando prontos para o desfralde completo. Quando a criança já entende as palavras e consegue se comunicar, todo esse processo fica mais fácil.
E aí, essas dicas foram úteis para você começar o processo de desfralde do seu filho? Esperamos que sim! E, para mais dicas como estas, leias os nossos outros posts com conteúdos muito relevantes sobre o universo da puericultura.

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!





