fbpx

Blog

obstetra conversando com gestante

Corrimento na gravidez é normal? Quando devo me preocupar?

Conteúdo

Conteúdo

5 minutos de leitura

O corrimento vaginal é algo cotidiano da vida de uma mulher. Ele pode sinalizar o período fértil em situações normais, mas também pode demonstrar infecções e outras alterações.

Especificamente na gestação, os corrimentos podem estar presentes do início ao fim, assim como é normal sentir falta de ar na gravidez e outras situações particulares. Por isso, nem sempre ele será motivo de preocupação.

Para te ajudar a lidar com a situação e entender melhor sobre o assunto, preparamos este conteúdo falando de corrimento na gravidez, os principais tipos, o que fazer, quando não é normal e dicas para evitá-los.

Continue a leitura e confira!

Qual corrimento é normal no início da gravidez?

Do início ao fim da gravidez, é normal haver um aumento no corrimento vaginal branco ou claro. Isso acontece porque, no período, o corpo cria uma barreira para proteger o útero, evitando possíveis infecções.

Outro corrimento comum é o rosado, que pode surgir depois de 3 dias da relação sexual. Ou seja, também é totalmente normal e você não precisa se preocupar.

Gestante com sinais de preocupação olhando para um tablet

Tipos de corrimento durante a gestação: conheça os principais

Durante a gestação, o corpo passa por constantes mudanças, afinal, ele está carregando um novo ser. Por isso, os corrimentos costumam apenas simbolizar essas alterações.

Sabemos que as várias cores, espessuras e aparências podem te deixar preocupada e com medo de ser algo mais sério. Mas vamos te ajudar a entender cada uma das características, bora lá!

Corrimento na gravidez branco

Ele pode ser branco leitoso, claro e mucoso ou espesso. Como falamos anteriormente, esse tipo de corrimento protege o bebê para nenhuma infeção chegar até ele. Em alguns casos, ele poderá ainda permanecer no pós-parto.

Confira: 9 sinais de alerta no terceiro trimestre da gravidez!

Corrimento marrom na gravidez

O corrimento marrom durante a gravidez é um dos mais temidos, já que aparenta ser algo grave. Mas, na verdade, ele costuma ser inofensivo quando aparece sem dores ou cólicas.

Quando está sozinho, o corrimento marrom surge, geralmente, após um exame no canal vaginal ou relação sexual. Nesse período, o seu colo do útero fica mais sensível, levando ao aparecimento desse tipo de corrimento.

Mas se ele vir acompanhado de alguma dor ou cólica, o mesmo corrimento pode significar um aborto espontâneo, ou, então, pode ser sinal de gravidez ectópica. Sendo assim, caso apareça qualquer desconforto além do corrimento, será necessário procurar um médico imediatamente.

Corrimento cor rosa na gravidez

Essa cor simboliza quando o óvulo é fecundado, sendo comum que ele surja no começo do período gestacional. Ao chegar na reta final, esse mesmo corrimento poderá ser o tampão da mucosa sendo eliminado — responsável por selar o útero na gestação.

A coloração rosada ocorre devido à presença de sangue. Ao ter esse tipo de corrimento, é necessário entrar em contato com seu obstetra, já que a saída do tampão da mucosa sinaliza que o seu corpo está se preparando para entrar em trabalho de parto.

Corrimento amarelo na gravidez

Dentre as colorações, essa é a que mais costuma simbolizar que algo pode estar errado. Apesar de o corrimento amarelo surgir com certa frequência, ele pode sinalizar algum tipo de infecção, principalmente quando aparece acompanhado de um odor ruim.

Se informe também: Candidíase mamária: saiba o que é, sintomas e mais

Corrimento devido à bolsa amniótica

No final da gestação, para sermos mais exatas, algum tempo antes do parto, é normal acontecer a ruptura da bolsa. Nesses casos, não estamos falando de um corrimento vaginal, mas que o bebê está pronto para nascer.

No blog da Likluc, nós já falamos sobre perda de líquido amniótico, causas, sintomas e o que fazer. Recomendamos a leitura do conteúdo para entender melhor a situação.

Obstetra examinando a gestante em uma consulta

O que fazer quando se tem corrimento na gravidez?

Ao sinal de qualquer corrimento na gravidez, é importante buscar informações com o seu obstetra. Mesmo que alguns corrimentos aparentem ser algo normal e sem riscos, é importante que o seu médico esteja a par de todos eles.

Somente um profissional especializado está apto a analisar o seu quadro e dar um diagnóstico correto e eficaz, não colocando a sua vida e a do bebê em risco.

Outro ponto importante é nunca se automedicar, ok? Lembre-se que você está à espera de uma criança, e o que antes funcionava para você, agora pode colocar em risco a saúde e bem-estar do bebê.

Quando o corrimento na gravidez não é normal?

Os corrimentos na gravidez costumam ser anormais quando estão acompanhados de odor forte, dores, desconforto ao ir ao banheiro, incômodo nas relações, coceira e consistência mais espessa.

Assim como falamos anteriormente, em qualquer caso, é necessário buscar a opinião de um profissional. Porém, quando o corrimento aparece com um desses sinais, a ajuda médica deve ser imediata, já que pode tratar-se de uma infecção ou outra doença.

Obstetra em seu consultório

7 dicas para evitar corrimentos na gravidez

Para evitar corrimento na gravidez, você deve:

  1. Fazer a limpeza íntima apenas com água corrente ou com sabonetes neutros;
  2. Preferir roupas frescas e de tecidos respiráveis, como saias;
  3. Evitar usar absorventes diários;
  4. Priorizar as roupas íntimas confeccionadas em algodão;
  5. Escolher o papel higiênico sem cheiro;
  6. Passar as roupas íntimas após a lavagem;
  7. Durante a gravidez e após, nunca lavar o canal vaginal.

Agora que você sabe sobre o corrimento na gravidez, os principais tipos e causas de cada um, ficará mais fácil saber lidar caso eles surjam durante a gestação.

Estar grávida é uma verdadeira descoberta e sempre há algo novo para aprender.

Elefante da LikLuc, em tom azul, sentado, com detalhe laranjado na boca/bochecha

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.