Usar compressa para febre é um jeito simples e rápido para diminuir a temperatura e o desconforto de adultos e crianças! Ela ajuda a fazer com que a temperatura do corpo volte a ficar estável, não deixando com que os graus aumentem. Essa dica vem lá dos tempos das nossas avós, que pegavam panos fabricados em tecidos de algodão e os umedeciam com água fria para depois colocá-los sobre a testa de quem estava com febre.
Afinal, haverá dias em que a criança apresentará uma pequena febre e ficará indisposta pelo resto do dia, isso é bastante comum e acontece por diversos motivos: alguma comida que ela comeu, mudança do clima, entre outros. A febre surge como mecanismo de defesa do organismo quando algo está errado, seja um machucado, uma gripe ou outro tipo de infecção ou machucado, ou seja, febres rápidas e leves não são muito preocupantes.
O estado febril começa a partir dos 37,8°C – é bom lembrar que a nossa mão não é um medidor, sempre tenha um kit de primeiros auxílios com um termômetro infantil. Quando o assunto é febre em bebês, é comum que essa temperatura se apresente com certa frequência, então não precisa ficar desesperada! Apenas siga o melhor método de todos para diminuir a febre e aliviar o mal estar que ela provoca. Mas, caso essa temperatura persistir ou aumentar, recorra ao pediatra imediatamente, somente ele saberá ao certo o que está acontecendo!
A Likluc preparou um post completo que irá te ensinar tudo sobre compressa para febre, quanto tempo ela deve ficar em contato com a pele, a melhor forma de aplicá-la nesses casos e mais. Continue com a gente e aprenda a aliviar o estado febril do seu pequeno!
Confira também as dicas de como saber se o bebê está com febre.
Como fazer compressa para baixar a febre de bebê?
As compressas caseiras são feitas a partir de panos macios de algodão. Eles devem ser molhados em água corrente na temperatura fria-ambiente. Nada de água resfriada! Ela pode causar outros problemas, como queimaduras no rosto da criança devido à pele ainda ser fina e muito sensível.
Mas, existe um método ainda mais eficaz e prático: compressa adesiva refrescante a base de água, mais fáceis de usar e com resultados comprovados para crianças e adultos, como o Xô Febre. Entenda:
Xô Febre – alternativa prática e eficaz!
Esse item é feito de gel formulado à base de água e não possui nenhum tipo de medicamento em sua composição. Com alívio imediato, ele refresca o local onde é colocado, seja na testa ou nos pulsos, baixando a temperatura corporal. O Xô Febre ajuda a diminuir o desconforto causado pela febre, as possíveis dores de cabeça e é excelente para a criança que possui alergias a picadas de insetos, visto que ele alivia a dor e ajuda a desinchar o local.
Além desses benefícios, podemos citar que o Xô Febre:
- é pronto para o uso, basta apenas retirá-lo do pacote;
- tem duração de até 8 horas;
- é de fácil aplicação e remoção;
- não tem restrição de idade para o uso, você pode usá-lo em qualquer faixa etária.
O Xô Febre é perfeito para quem gosta de praticidade e simplicidade sem perder a qualidade de vida. Sempre mantenha um dentro do seu kit de primeiros auxílios, é uma ferramenta fantástica! Quando o seu pequeno apresentar febre, apenas pegue a compressa e coloque sobre a testa dele! Você não terá mais todo aquele trabalho de ficar levantando e trocando as compressas de tecido por novas, uma vez que ela tem longa duração de 8 horas.
Invista nesse produto que você estará garantindo atendimento rápido para seu filho e poupando muito trabalho! A Likluc garante que não haverá arrependimentos.
Quanto tempo de compressa para baixar a febre?
O tempo pode variar de acordo com a temperatura corporal da criança. Geralmente entre 30 minutos a 40 minutos já deve apresentar melhora considerável na febre. Como as compressas caseiras acabam esquentando com o calor que o corpo está transmitindo, você precisará ficar fazendo a troca dos panos a cada 10 minutos.
Esse problema é solucionado quando você opta por usar o Xô Febre. A compressa de gel não precisa ser trocada rapidamente, ou seja, o frescor e o alívio ficarão até a febre ir embora!
Além disso, existe um mito de que usar álcool é a melhor forma de fazer compressa, mas já adiantamos que a prática está totalmente errada.
Confira também as dicas que a Likluc preparou com as melhores maneiras de baixar a febre do bebê.
Compressa de álcool: afinal é bom ou não?
Não! A compressa feita com álcool é prejudicial para a saúde da criança e pode acarretar a problemas muito mais graves do que pensamos. Apesar de se tratar de uma prática antiga, esse elemento provoca queimaduras, principalmente em peles sensíveis como as dos bebês.
Ele pode intoxicar o organismo da criança, caso seja absorvido ou inalado, podendo causar uma tragédia. Portanto, passe longe da ideia de usar compressas com álcool para diminuir a febre do seu filho. Além de ser um mito, pois não a diminui, você pode estar colocando-o em riscos que podem ser evitados.
Se o seu pequeno estiver cansado pela febre, abalado e com dores no corpo, opte por levá-lo ao médico. O profissional irá receitar os medicamentos corretos para a saúde da criança. Ainda, bebês com até três meses que apresentem uma temperatura acima de 37,8ºC devem ir ao médico!
Esperamos que tenha gostado do post de hoje. Não esqueça de conferir outras dicas, como as compressas para aliviar a dor da vacina! Até a próxima.

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!





2 thoughts on “Compressa para febre: conheça a melhor opção!”